segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Introdução à Ceromancia - Guia Básico de Divinação com Velas

   A ceromancia é uma prática divinatória de extrema importância e que eventualmente se mostra necessária para aqueles que praticam as Artes Ocultas, especialmente quem usa velas com muita frequência. O termo deriva do grego carro, que significa algo como "ceroso", e manteia, que significa "divinação", ou seja, carromanteia.
   Essa prática abrange a observação e análise das chamas (denominada especificamente "piromancia") mas está mais focada na forma como a cera queima, como se derrama e a interpretação dos símbolos formados pelos restos de parafina. Há outros métodos que não usam a vela diretamente, apenas os formatos da cera, mas tratarei deles em outro momento - aqui, falaremos somente das velas como Oráculos!
   Essa arte existe com uma infinidade de métodos que podem ser aplicados, e como velas são um instrumento vivo, podem funcionar como um canal de comunicação direta com qualquer entidade, egrégoras, deuses ou espíritos em geral. Mesmo quando a vela não é acesa somente para que seja interpretada, qualquer vela e suas características podem ser analisadas. Se você acende uma vela como oferenda para uma divindade, e a vela cresce muito, é sinal de que esse deus ou deusa gostou do presente. Ao observar o comportamento da vela durante uma consulta de Tarô, muitos cartomantes conseguem perceber o humor e o estado mental do consulente. Esses são apenas alguns exemplos!
   Velas possuem várias simbologias, e uma das mais conhecidas é o fato de que ela representa o ser humano, uma criatura dotada de corpo (vela) e consciência (pavio). Elas também representam o fogo, a transmutação e a iluminação.
   Existem muitos guias de ceromancia disponíveis na internet, em livros e as interpretações variam de acordo com a fonte pesquisada. Nesse texto, apresento um guia básico de como eu trabalho com essa arte atualmente, como funciona pra mim. Sinta-se livre para experimentar e testar novos métodos, e não aceite nada como regra ou verdade definitiva!

Interpretação da Chama


   A chama é o principal meio de receber mensagens através de uma vela, pois nem sempre a cera derrama e forma imagens naturalmente. No entanto, tenha em mente que essa lista abaixo só funciona corretamente em um ambiente fechado, sem correntes de ar. A qualidade da vela pode influenciar de várias maneiras, bem como o material, o formato, a temperatura do ambiente e outros fatores. Velas vestidas com óleos e ervas tem a tendência de queimar mais irregularmente e chorar muito, leve isso em consideração também se for o caso. Use os significados abaixo contextualizando a mensagem dentro da sua atividade, seja a vela usada para um feitiço, um ritual ou outra finalidade. Sua intuição deve ser seu norte.

1. Chama alta e brilhante, chama em espiral harmônica. A energia está sendo direcionada com sucesso para o espiritual, e há grandes chances de que sua intenção se concretize. Responde "sim" em perguntas diretas.

2. Chama que cresce mas diminui rapidamente e não consegue se manter alta. Concentre-se, visualize com mais clareza, ou será necessário enviar mais energia em direção ao seu intento. Responde "talvez" em perguntas diretas.

3. Chama que solta fagulhas, ou que faz barulhos. Indica possíveis obstáculos ou atrasos em relação ao seu pedido. Fagulhas em si representam proatividade, mudança de atitude ou conflitos. Há chance de auxílio através de outras pessoas. Responde "talvez" em perguntas diretas.

4. Chama espiralando muito rapidamente, e/ou tremendo enquanto se mexe. É necessário mudar algo na sua intenção ou nos seus planos. Reformule seu pedido, ou repense a situação. Evite depender ou envolver outras pessoas na questão. Responde "talvez" em perguntas diretas.

5. Chama que ilumina pouco, independentente de sua altura. A intenção não está bem clara, você está cansado ou seu poder pessoal está desfavorecido por algum motivo. Responde "não" em perguntas diretas.

6. Chama pequena ou que permanece baixa. Purifique a vela, o ambiente ou você mesmo. Há necessidade de algum tipo de limpeza ou banimento para que sua intenção seja direcionada. Responde "não" em perguntas diretas.

6.1: Chama que permanece baixa mesmo quando tudo está purificado. Não é o momento para que sua intenção ou objetivo se concretize, você não conseguirá colocar as coisas em prática. Há outros assuntos que demandam sua energia. Responde "não" em perguntas diretas.

7. Chama que produz estalos sonoros. Barreiras e obstáculos sendo quebrados e retirados do seu caminho. Os estalos podem ser acompanhados de pequenas explosões de cera, mas nem sempre. Responde "sim" em perguntas diretas.

8. Chama que dança. Indica comunicação espiritual ao seu favor, e é muito positivo quando a vela foi acesa em nome de uma entidade ou espírito, pois mostra que a conexão está forte. Responde "sim" em perguntas diretas.

9. Fumaça branca saindo da chama. Auxílio espiritual, bençãos ou situações favoráveis por influência do astral. Pode indicar que uma determinada entidade ou espírito tem interesse em trabalhar com você, ou está lhe protegendo e acompanhando. Responde "sim" em perguntas diretas.

10. Fumaça escura saindo da chama. Oposição espiritual, quebranto ou energias negativas sobre essa questão ou intenção. Caso permaneça do início ao fim, mostra que sua atividade encontrou resistência e não renderá os frutos esperados. Responde "não" para perguntas diretas.

11. Chama que fica próxima de apagar. Sua intenção não conseguirá se concretizar, ou não é o momento adequado para isso. Responde "não" em perguntas diretas.

12. Chama que se apaga inesperadamente. Reflita sobre sua intenção e só reacenda a vela se estiver certo de que deve continuar. Talvez essa não seja a melhor atividade mágica para a finalidade escolhida. Esse é um sinal para exercer cautela, que pode indicar insegurança, ou que as coisas não serão como esperado. Responde "não" para perguntas diretas.

13. Quando se acendem várias velas, e uma ou algumas ficam mais brilhantes e fortes que as outras. As cores, intenções ou entidades relacionados com essas velas brilhantes estão favorecidas. A energia delas está predominante.

14. Quando se acendem várias velas, e todas estão brilhantes e fortes. Sinal extremamente positivo de que tudo corre bem e as intenções estão todas equivalentes em poder, ou que todas as entidades estão presentes e/ou favoráveis.

Interpretação da Vela


   Aqui, analisaremos alguns dos incontáveis comportamentos possíveis que envolvem o corpo da vela e o pavio. Assim como no tópico anterior, o material, formato e tamanho da vela são fatores que podem influenciar bastante nesse comportamento, então leve isso em consideração em cada caso específico.

1. Vela que queima por completo, sem restar praticamente nada. Sua intenção foi bem direcionada, você terá sucesso no seu objetivo, é um sinal positivo de que tudo correu bem.

2. Vela que chora muito, e escorre para os lados. Há muitas emoções envolvidas, ou é uma questão que depende do aspecto emocional, atente para instabilidades. Não é inerentemente positivo nem negativo, depende do contexto.

3. Vela que chora formando uma cascata em um único lado. Você precisará de dedicação, persistência e paciência, mas tem potencial para alcançar o que deseja. Pode indicar uma intenção muito audaciosa ou que requerirá muito de você.

4. A cera derrete mas sobra bastante pavio. Há algo atrapalhando sua intenção, faça uma purificação e um banimento e repita o processo depois disso.

5. A cera forma uma meia lua sobre o prato, em torno da vela. Há um ciclo que deve ser cumprido em relação ao seu pedido ou intenção. Pode indicar o retorno de acontecimentos do passado, intuição, ou o início de um processo espiritual.

6. O pavio forma uma flor ou um formato distinguível que tenha a ver com sua intenção. Sintonia com a espiritualidade, um sinal muito positivo que demonstra felicidade e prosperidade.

7. A vela queima extremamente rápido. Geralmente é um bom sinal de que a energia criada foi o suficiente, mas caso a vela queime rápido demais, muito mais do que o normal, pode ser um indicativo de que sua intenção se concretizará, mas os efeitos não durarão muito tempo. Ou seja, reforce sua intenção, e quem sabe refaça o ritual ou feitiço em breve.

8. A vela queima extremamente devagar. Demonstra que falta energia para que sua intenção se concretize, ou que os efeitos demorarão para acontecer. Porém, também pode significar que sua atividade terá impactos duradouros.

9. O recipiente (pires, castiçal) que abriga a vela quebra. Esse não é um bom sinal, mas não significa que é automaticamente ruim. A interpretação varia bastante com o tipo de atividade que estava sendo feita, por exemplo: em feitiços de reconciliação, indica que não há nada que se possa fazer para reunir o casal, e que ficarão separados, portanto é um sinal ruim. Em um feitiço para conseguir comprar uma casa, pode indicar que essa casa não é adequada pra você, evitando maiores problemas no futuro, portanto é mais positivo que negativo. Já em um feitiço para cortar laços com alguém, o castiçal quebrar é um indício de que você conseguiu cortar os laços com sucesso, portanto é positivo.

10. O pavio queima por inteiro, mas sobra muita cera. Faça uma limpeza energética em si e no ambiente, pois há um acúmulo que pode vir a atrapalhar sua intenção.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A iluminar,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. Oii adoro esse blog!você se lembra de onde tirou esse texto (livro,revista)?
    Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Fico feliz que goste ♥
      Todos meus textos são autorais, geralmente elaborados a partir da pesquisas e anotações que compilo em meus grimórios ao longo dos anos.

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.