segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Divinação com Runas

Minha toalha para leitura de Oráculos.
   Sabemos que existem inúmeras formas de oráculos que levam como nome "Runas": Runas Nórdicas, Runas da Bruxa, Runas dos Dragões, e por aí vai. E assim como estes inúmeros oráculos, existem inúmeras formas de lê-los.
   Apresentarei neste post algumas das formas mais comuns e simples de ler oráculos - tanto com a utilização de tablados ou toalhas, quanto de formas mais simples só para a resolução de dúvidas.
   Se desejar saber as formas mais simples, pule direto para o final do post. Elas já foram citadas em outros posts sobre Runas, mas ainda assim serão citadas aqui novamente como uma "união" de tudo.
   Considero importante citar que é geralmente comum que se trace o círculo mágico antes de divinações, para evitar que influências externas indesejáveis acabem por modificar sua leitura, para proteger-lhe de quaisquer problemas, e também para manter as energias desprendidas na divinação no próprio círculo, a fim de que você possa voltar a utilizá-las. 
   Pode-se praticar a divinação também durante Sabbaths ou Esbaths, e geralmente são feitas divinações de métodos mais longos e complexos, para que reflitam o que acontecerá até o próximo Sabbath ou durante o mês inteiro, se tratando de Esbaths.
   Tendo dito isto, espero que as dúvidas estejam sendo e terminem por ser esclarecidas mais a frente!

Leitura de Runas com Tablado/Toalha:


Toalha geralmente utilizada para a leitura de Runas.
   A imagem acima é o exemplo de como deve ser a toalha ou o tablado - que pode ser em uma mesa, uma superfície de madeira, uma tábua, em um pedaço de tecido, desde que tenha o tamanho suficiente e possa ser desenhado - para a leitura das Runas de todos os tipos. A toalha pode ser desenhada e feita por você, e traçada com canetinha, tinta para tecido, ou o que for suficiente para que haja a marcação dos círculos.
   Apenas lembrando que costuma-se usar toalhas diferentes para leitura com oráculos diferentes, sendo assim preferível que você tenha uma toalha para Runas Nórdicas, uma toalha para Runas da Bruxa, uma toalha para pêndulo (caso você o utilize em toalhas), uma toalha para Tarot, uma toalha para Runas dos Dragões, e por aí vai... Diz-se que as toalhas vibram na mesma energia dos oráculos com os quais trabalham, ou seja, podem atrapalhar a divinação com outros tipos de oráculo, sejam eles runas ou cartas.
   E sim, você pode desenhar outros símbolos na toalha. É preciso apenas que os dois círculos, e/ou as marcações da toalha para Runas Nórdicas (a imagem e a forma de divinação com ela estão mais abaixo, no método de leitura 2) estejam claras e que você consiga discernir isto. Ou seja, pode colorir, desenhar, fazer os símbolos e imagens que quiser em sua toalha, desde que consiga ver quais são os círculos e marcações necessárias para a divinação com o oráculo que será destinado àquela toalha.
   As marcações da toalha são divididas em três locais, como pode ser visto, que são:
  1. O centro, ou seja, o local principal de leituras. Em algumas formas de jogo, apenas o círculo menor no centro será considerado; em outras, é a síntese das respostas. É mais focado para o interior, ou para o espiritual.
  2. O círculo maior. Este círculo por vezes pode ser desconsiderado, ou considerado como sendo as influências externas que levarão ao que acontece no círculo menor. Falarei mais a respeito depois.
  3. O exterior, ou seja, o quadrado ou retângulo que envolve os dois círculos. Geralmente não é utilizado em leituras, mas algumas bruxas o consideram como influências fracas que dão sentido aos dois outros círculos.

   Método de Leitura 1: Completo


   Esta é uma das formas mais demoradas e complicadas, mas também é uma das mais repletas de respostas que você pode obter. Geralmente utilizada para prever uma quantidade de tempo significativa - por exemplo, uma previsão para o mês - pois demanda tempo e bastante atenção. 
   Recomendo que, ao começar, você tenha um caderno ao seu lado - pode ser em seu Book of Shadows/Livro das Sombras, para no futuro relembrar suas primeiras leituras -, pois dessa maneira você pode anotar a posição das runas, e ir anotando os significados de acordo com o que está interpretando. 
   Utilizarei as 13 Runas que compõem o oráculo das Runas da Bruxa, por ser menor e mais simples para explicar. Primeiramente, veja a imagem a seguir:

  Nesta forma de jogo, vamos interpretar todas as runas. Então, você começará com as runas 1, 5, 13 e 7, exatamente nesta ordem, e elas serão influências externas que pouco modificam as situações que se apresentarão a seguir.
   Agora, você lerá as runas de número 2, 12, 9, 8, 10 e 4. Sem modificar a ordem, pois cada uma influenciará na próxima. Ou seja, a leitura é feita de cima para baixo. Estas runas serão as influências próximas, mas que não partem de você; amigos, família, pessoas de seu cotidiano, bem como acontecimentos que não estão ao seu alcance de controle, mas que ainda assim lhe afetam.
   Por último, você lerá a runa 3 e a 6. Sim, primeiro a runa 6. Quando uma runa cai no centro do círculo menor, leia-a por último, pois ela será a síntese de toda a leitura. Ou seja, quando acontece de uma runa cair bem no centro ou bem próximo do mesmo, você a lê por último, pois ela resumirá e lhe ajudará a entender tudo o que aconteceu até agora. Se mais de uma cair no centro, a que estiver mais próxima será um comentário adicional.

   Método de Leitura 2: Nórdico


   Recomendo este método de leitura para quem possui maior ligação com o panteão Nórdico, para quem joga as Runas Nórdicas, ou para quem tem um conhecimento prévio sobre Runas. Este, para mim, é o método realmente mais completo, mas o mais trabalhoso de aprender e de jogar. Foi mencionando primeiramente no livro At the Well of Wyrd, e eu adaptei minha forma de jogo desta origem.
   Você pode interpretar as runas que caem invertidas como sendo efetivamente as runas invertidas, e as que caem viradas para baixo também, dependendo apenas de você. Algumas runas que não são ambíguas possuem um significado diferente quando invertidas, mas depende se você considera este significado ou se não considera no geral. Além disso, pode tanto ler as que estão viradas para baixo, quanto pode retirá-las do jogo. Depende da sua forma de jogo. Veja a imagem.

   A toalha é dividida, então, em nove partes - que é o mesmo número de reinos que existem na Yggdrasil. Você as lerá e as interpretará desta maneira e nesta ordem, caso ainda não tenha muita intimidade ou conhecimento:

  1. Niflheim: É o reino de gelo, que representa as influências externas que restringem o presente. Ou seja, fala de coisas que estão influenciando no momento atual, mesmo que muito pouco. Pode ser considerado apenas algumas ideias sobre o que virá a seguir; não precisa ter uma grande importância no sentido geral da leitura.
  2. Muspellheim: Reino dos gigantes de fogo, que representa as influências ativas externas. Ou seja, as runas que caírem em Muspellheim falarão sobre as coisas que efetivamente influenciam no presente, e que você não pode controlar.
  3. Jotunheim: Reino dos gigantes de gelo, das mudanças, que podem trazer oportunidades ou problemas. Ou seja, Jotunheim fala sobre as coisas que acontecerão, sobre as mudanças que o futuro lhe reserva.
  4. Vanaheim: Reino dos Deuses Vanir (Freyja e Freyr) e também dos elfos, ou seja, da harmonia, dos prazeres, da arte e do conforto. Representa o crescimento, e os sentimentos. Ou seja, Vanaheim fala sobre as mudanças que ocorrerão em Jotunheim, sobre o que elas trarão e o que será importante denotar sobre estas mudanças.
  5. Helheim: Mundo dos mortos, e representa os desejos reprimidos, atitudes que não percebemos e que acontecem naturalmente vindas de nós, as influências inconscientes, e situações do passado que ainda influenciam no presente. Ou seja, Helheim fala sobre nós mesmos, sobre nossas atitudes do passado e as que ainda temos, mas não conseguimos controlar ou evitar.
  6. Swartálfheim: Reino dos anões e elfos escuros, que representa a criatividade, as emoções rústicas, o lado financeiro, sobre o passado e memórias. Traz reflexão e pensamento sobre as promessas ditas no Helheim.
  7. Asgard: Reino dos Aesir, fala sobre espiritualidade, honra, influências positivas do passado, detalhes obscuros de determinadas coisas que não notamos. Ou seja, Asgard fala sobre principalmente as primeiras impressões, sobre aspectos como a força e a honra, e coisas que não notamos a respeito de certas situações - principalmente por uma visão "automática" e superficial das mesmas.
  8. Ljossálfheim: Reino dos elfos da luz, e representa o intelecto, a mente, entendimento através dos sentidos e da razão, os planos, e a família. Ou seja, Ljossálfheim principalmente fala sobre as coisas de aspecto mais racional, que temos consciência e compreendemos. Denota as coisas que precisamos levar em conta para que as previsões de Asgard se concretizem.
  9. Midgard: Reino dos humanos e dos trolls, da realidade em sua pura manifestação. É o ego, o corpo, nosso organismo em todos os aspectos. Reúne todas as interpretações dos outros reinos em si, ou seja, todos serão relacionados à leitura de Midgard - que sempre deve ser feita por último, independentemente da ordem seguida. É a síntese de tudo que foi dito até agora. Midgard, por si só, é a realidade e as coisas como são.

   Método de Leitura 3: Círculos


    Este método consiste na leitura dos dois círculos principais. As runas que estiverem fora dos círculos, serão desconsideradas do jogo. Costuma ser um pouco mais fácil que os métodos acima, mas caso você esteja jogando um tipo de runas numerosos, então talvez continue sendo de leitura complicada - continuo a sugerir a ideia de anotar em seu Book of Shadows/Livro das Sombras as runas no local que caíram e sua interpretação no momento. Veja a imagem abaixo.

   Aqui você desconsiderará as runas 7, 10 e 2. Começará a leitura, então pelas runas: 6, 13, 11, 4, 5, 8, 3, nesta ordem. Estas serão as runas que falarão sobre as influências externas, as situações que você não controla, as coisas feitas e ditas por amigos, parentes, pessoas de sua convivência.
   Partirá, então, para a leitura das runas do círculo menor. Começará pela runa 1, depois pulará para a runa 9, e então irá para a runa 12 por último. Como havia dito antes, quando uma runa cai exatamente no centro, ela será lida por último. A runa 12, neste caso, será a runa que resumirá toda a leitura. 
   As outras duas falarão sobre seus sentimentos e as atitudes que você deve tomar para que o futuro se concretize ou seja modificado. Se apenas uma runa cair no círculo do centro, considere isto um comentário e uma dica do que fazer, baseado em tudo o que você leu até agora. Se nenhuma cair ao centro, você pode fazer duas coisas: retirar as runas e jogá-las novamente, ou interpretar isto como uma dica de que tudo está correndo bem de sua parte.

   Método de Leitura 4: Círculo Solitário


   Como é auto-explicativo pelo título fantasia deste método, consiste em considerar apenas as runas caídas no círculo menor da toalha ou tablado. Este método é mais rápido e simples, e pode ser feito para quem deseja iniciar a divinação com runas. 
   Também pode ser usado para responder perguntas mais simples e diretas, que não necessitam de tantas respostas e interpretações. Ainda assim, depende de um pouco mais de intuição. Veja a imagem.

   Como é indicado em preto, todas as runas que estão fora do círculo menor são desconsideradas. Veja bem: caíram três runas no círculo ao centro, e duas delas estão muito próximas, bem no centro.
   Você interpretará primeiramente a runa 3. Então, seguirá para a runa 13 e depois a runa 7. Eu sempre disse que a runa bem no centro era a última a ser lida, correto? Neste caso, não. 
   Como duas runas caíram ao centro, e muito próximas, você lerá a que está bem ao centro após ler as outras (que no caso é apenas uma, a runa 3), e a runa de número 7 é um comentário adicional. Digamos que seja uma dica de como lidar com o que lhe foi dito anteriormente, algo dito para lhe ajudar a lidar com isto. Ainda assim, a runa 13 é uma síntese de tudo, é o que toda a leitura quer lhe dizer e o que você deve levar em consideração. 


Leituras de Runas simples - sem toalhas ou tablados.


   Bom, caso você não queira tentar métodos mais complicados ainda, ou tenha perguntas muito simples e que não tenham a necessidade de grandes exercícios divinatórios apenas para obter uma resposta simples e direta, ou ainda não possua a toalha/tablado para todos os seus oráculos, você pode consultar as runas destas formas que citarei a seguir.
  

   ☽❍☾ Método 1: Dica das Runas


   Chacoalhe as runas no saquinho que as guarda, ou no baú, ou em qualquer que seja o recipiente que elas fiquem armazenadas. Fale no que você precisa de ajuda, pense no que é que você precisa de um conselho para lidar, e então retire uma runa. Esta runa será o conselho que você precisa. 
   Se estiver jogando para outra pessoa, peça para ela pensar e/ou dizer em voz alta, e mentalizar o problema, e então retirar a runa e entregar para você. Diga sinceramente o que aquela runa pode significar em sua totalidade, sendo transparente com os aspectos que podem vir a ser ruins.
   Mas atenção: se for uma runa de um jogo de Runas Nórdicas, por exemplo, você deverá interpretar também os significados das runas invertidas, tanto o lado positivo quanto o negativo.

   ☽❍☾ Método 2: Dica dos Deuses


   Este método geralmente é utilizado no círculo mágico com a presença de alguma deidade. Chacoalhe as runas no local onde você as armazena, e mentalize o problema. Peça à deidade que está com você que lhe mostre o que o futuro reserva, e retire uma runa. Deixe-a em sua frente, e então peça à deidade que lhe dê um conselho do que fazer. Retire-a e coloque em sua frente. 
   Agradeça à deidade por sua ajuda, e então interprete a primeira runa. Esta é a que fala sobre o que acontecerá, os porquês, sobre o que acontecerá em relação ao problema que você especificou. Interprete, então, a segunda runa, pois esta será a dica de como agir e o que fazer para evitar que o futuro se concretize, ou o que fazer para que ele siga seu curso normalmente. Depende de você, da situação, e do que a runa anterior lhe disse.

   ☽❍☾ Método 3: Passado, Presente e Futuro


   Costumo usar este método quando preciso de respostas simples, pedindo o auxílio das Nornes da mitologia nórdica (pode ser feito também com auxílio das Moiras da mitologia grega). Chacoalhe as runas e mentalize o que você precisa resolver, pensando na sua dúvida e na situação que a envolve. Retire três runas, e coloque-as em ordem: a primeira, à esquerda; a segunda, no centro, e a última, à direita.
   A primeira runa retirada será interpretada primeiro, e ela falará sobre o passado, sobre as coisas que levaram aos acontecimentos atuais. Preste atenção, pois você pode não conhecer o passado em sua totalidade.
   A segunda runa retirada será interpretada a seguir, sendo os aspectos externos que influenciaram e estão influenciando ainda na situação que você pediu ajuda. Ou seja, fala sobre as atitudes de outras pessoas e também as coisas que você não pode controlar, mas que ainda assim estão lhe influenciando para bem ou para mal.
   A terceira e última runa será lida, então, sendo uma dica do futuro para você. Ela falará sobre como você pode agir para evitar ou para fazer com que o futuro se concretize, e também sobre as coisas que você fez para que esta situação acontecesse.

   ☽❍☾

   Existem inúmeras outras formas de leitura de runas, tanto com quanto sem toalhas. Indico aqui as que eu costumo utilizar, as que já usei e que sempre funcionaram bem comigo, levando em consideração as situações e os momentos nos quais utilizei estes métodos. 
   Muitos foram baseados em leituras e outros ensinamentos, mas modifiquei-os para que se adaptassem à minha forma de divinação, assim como interpretei da forma que mais funciona para mim, condizendo com minhas crenças e práticas. 
   Podem divergir das suas, então, espero que consiga compreender o básico e formar suas opiniões e práticas a partir das minhas. Ademais, gostaria de desejar sucesso em suas práticas oraculares, e que sempre haja prosperidade em seu caminho.

Por: Alannyë Daeris.

3 comentários:

  1. Muito bom dia Alanny Daeris, gostei muito do seu texto, estou querendo aprender a jogar as runas, acabei de adquirir as Runas Nórdicas e estou iniciando meus estudos. Pergunto: vc dá cursos on line de como fazer uma leitura de Runas Nórdica e principalmente trazendo um glossário com o significado de cada pedra, de cada figura ali exposta?
    Se sim, gostaria do seu contato de watss uo, se possível.

    Gratidão pelos ensinamentos acima.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.