quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Magia tem cor?

   O que você pensará se ouvir alguém falando que pratica magia? Perguntará, talvez, se esta pessoa pratica magia "do bem" ou magia "negra". Se for um pouco mais letrado no estudo da bruxaria, provavelmente não pensará assim. Magia não tem cor.
   A magia em si é a manipulação de energias, estas que provêm do universo e das coisas que nos circundam. O que fazemos com a magia é de nosso desejo e intenção, e se isto será bom ou ruim, variará da pessoa que manipula as energias. 

   A magia é como uma caixa de fósforos. Esta caixa de fósforos pode ser utilizada para acender o fogo para cozinhar o alimento, mas também pode ser utilizada para atear fogo em uma casa. É culpa dos fósforos, ter ateado fogo em uma casa, ou ter acendido o fogo para a comida? Não, pois ele foi apenas um instrumento para que um objetivo fosse atingido. A magia funciona da mesma maneira.
   O que eu faço com o poder que me é intrínseco, seja através de palavras para curar ou para amaldiçoar, é de minha responsabilidade. E ter proferido um encantamento que viesse a prejudicar outra pessoa não necessariamente me fará ser alguém que pratica a tal dita inexistente magia negra. Se eu o fizer, lidarei com as consequências de meus atos, pois a lei do retorno é universal.

   Um ditado muito comum entre bruxos é que "A bruxa que pode curar, é a mesma que pode amaldiçoar", indicando que mesmo a magia possui duas faces. Se você deseja fazer o bem, deve também saber como praticar o mal - isto não quer dizer que você deva praticar o mal, e sim que não pode-se conhecer totalmente a magia sem que conheça os dois lados da moeda. Ninguém é totalmente bom, assim como ninguém é totalmente mau. A magia não é boa nem má, ela apenas é. 
   Assim como a natureza: pode-se dizer que a natureza é má por uma enchente ter alagado casas? Pode-se dizer que a natureza é boa por nos fornecer a água que mata nossa sede? Não. Ela não é nem boa nem má, a natureza simplesmente é, bruta e pura como um cristal que não pode ser lapidado. 
   Seria ingênuo dizer que praticamos somente a magia branca - que é uma atribuição errada -, quando maldizemos pessoas e situações quando as coisas dão errado, quando xingamos, mesmo que mentalmente, outras pessoas ao nosso redor. Isto também é uma forma de magia, e muito poderosa quando se está com as emoções exaltadas. Além disto, não há magia verde, magia vermelha, magia cor-de-rosa: todas elas são formas diferentes de lidar com energias. 

Mas então... Por que algumas formas de magia são chamadas de "magia negra"? 


   Magia negra é uma forma de denominar as tradições e os sistemas mágicos do chamado "Caminho da Mão Esquerda". Os magos que seguem estas tradições e/ou sistemas mágicos não precisam necessariamente se submeter a códigos de ética e tendem a valorizar suas vontades. 
   O que é disseminado erroneamente, no entanto, é que a magia que eles pratiquem seja realmente "negra", com esta denominação provinda de maldade. Seguir um caminho que preza o indivíduo como sendo importante não significa que esse caminho seja ruim ou errado. O mal é relativo, e o que pode ser ruim pra você, pode ser benéfico a outras pessoas, então, mais uma vez: magia não tem cor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.