quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Isis, ou Aset

   Isis (chamada de Aset em egípcio), é uma das principais deusas do panteão egípcio. Ela possui domínios sobre a magia, gravidez, natureza, cura, casamento, e a arte. É considerada a protetora das camadas mais oprimidas da sociedade, como os escravos, até os artesãos e os governantes.
   É uma deusa intrinsecamente ligada à maternidade e ao casamento. Seu culto se estendeu por todo o Egito, alcançando a Grécia, a Roma e também o resto do mundo com o passar dos tempos. Originalmente era chamada Aset, mas ao alcançar outros povos, passou a ser chamada Isis, como é conhecida atualmente.
   Aset é filha de Nut, a deusa que compõe o céu, e de Geb, que compõe a terra. É esposa de seu irmão, Osíris, e deu à luz a Hórus. Seus outros irmãos são Néftis e Seth. Costuma ser representada ao lado de Néftis ou de Hathor, geralmente adornada com asas sob os braços abertos, assim como Néftis. Por vezes elementos da deusa Hathor são fundidos com Isis, como se fossem duas faces de uma mesma deusa. Uma das maiores histórias relacionadas a Isis é a da morte de seu consorte e irmão, Osíris, e do nascimento de Hórus, o que também é uma das maiores histórias da mitologia egípcia.
   É uma deusa fortemente ligada aos faraós, podendo ser considerada mãe, esposa ou guardiã. A famosa faraó Cleópatra considerava Isis sendo sua mãe, e guardiã, por ter perdido sua mãe ainda quando criança afogada em um braço d'água do Nilo. Assim, Isis também possui suas atribuições como líder, relacionada ao poder e aos governos, mas de forma justa e correta. Era cultuada por todas as classes, em locais muito longínquos do próprio Egito.
   Possui como adorno a coroa solar, e pode ser representada amamentando Hórus. Com o advento do cristianismo, a imagem de Aset e de seu filho em seu colo sendo amamentado acabou por ser adaptada à Virgem Maria e o Menino Jesus. Alguns títulos de Isis são: Rainha dos Céus, Grande Senhora da Magia, Mãe dos Deuses, A Grande Curandeira.
   Pássaros como o falcão são relacionados a ela, por causa de suas asas que são as mesmas de Isis quando as mantém abertas. A Lótus e o Cedro são plantas relacionadas à ela, assim como as Rosas. Costumava ser também representada segurando a Ankh, com um pequeno trono na cabeça representando o poder, um cajado em mãos, ou, raramente, um sistro - um instrumento musical.

Aset representada com o disco solar na cabeça, amamentando seu filho Hórus.

   De acordo com os mitos, Aset após descobrir o nome secreto de Ra, tornou-se uma deusa mais poderosa que todos os outros, com os mesmos domínios e poderes que o deus-sol Ra - e então passou a ser representada com o disco solar no topo de sua cabeça.
   Para obter a sabedoria do nome de Ra - o que confere poder e domínio sobre o que este deus possui -, o envenenou, e só deu-lhe a cura quando o mesmo revelou-lhe seu nome secreto. Assim, é relacionada à cura, mas também ao poder de obter a sabedoria de todos os meios. Suas sacerdotisas costumavam ser curandeiras, parteiras, e que conheciam os segredos da magia num âmbito geral.

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.