quarta-feira, 22 de abril de 2020

Bruxaria Cósmica: Chuva de Meteoros Líridas

Fonte. Editada pela autora.
   Em ocorrência há alguns dias, a chuva de meteoros Líridas atingiu seu ápice na madrugada de hoje (22/04), e nessa noite ainda pode ser vista no céu noturno a olho nu - especialmente pois a Lua Nova permitirá um céu bem escuro que favorece a observação desse fenômeno. E sabe o que isso significa? Que é noite de Bruxaria Cósmica!
   As Líridas são uma das chuvas de meteoro mais antigas conhecidas pela humanidade, e observações astronômicas desse fenômeno são feitas há pelo menos 2,500 anos! Ela é formada pela nuvem de detritos espaciais do cometa C/1861 G1 Thatcher, cuja órbita é atravessada pela Terra anualmente em meados do mês de abril. Ela recebe esse nome pois o ponto no céu em que aparece - área denominada de "radiante" - fica na constelação de Lira, na região norte do céu. Os fragmentos parecem surgir de Vega (Alpha Lyrae), que é uma das estrelas mais brilhantes do céu noturno. Para esse ano, a NASA espera que aproximadamente 15 meteoros sejam observados por hora - as Líridas possuem baixa ocorrência em comparação com outras chuvas de meteoros, mas ainda são uma experiência incrível de se observar!
   Para melhor observação, vá para um local com pouca iluminação, de preferência afastado de cidades grandes. Vista-se bem para o frio noturno e leve um cobertor e travesseiro para se deitar de forma confortável, pois você ficará com muitas dores no pescoço se tentar observar sentado. As Líridas podem ser vistas a olho nu, mas uma luneta ou telescópio facilitam bastante; basta apontá-los para a região de Lira. Para encontrá-la no céu, você pode usar um aplicativo de astronomia para computador ou celular, como o Stellarium ou SkyMap, ou ainda guias na internet.
   Na mitologia, a constelação de Lira representa o instrumento mágico homônimo criado pelo deus Hermes, que foi dado a seu irmão - o deus do Sol e das Artes, Apollo. A música tocada por esse instrumento era tão divino que todas as criaturas ficavam hipnotizadas ao ouvir. Essa constelação também é associada com o mito do músico e poeta grego Orpheus, e foi catalogada pela primeira vez pelo astrônomo grego Ptolomeu no segundo século.
   Em outras culturas, essa constelação é interpretada de maneira diferente; no País de Gales, é conhecida como A Harpa do Rei Arthur. O poeta pérsico Hafiz se referia a ela como A Lira de Zurah. Os Incas chamavam essa constelação de Urchuchillay, que é uma divindade lhama multicolorida que cuidava dos animais. Também é muito associada a urubus e águias, e um nome alternativo para essa estrela é Vultur Cadens - O Urubu Cadente.
   A contelação de Lira além de abrigar Vega - a quinta estrela mais brilhante -, também contém a estrela variável RR Lyrae, e muitos objetos de céu profundo (deep sky objects) notáveis, como o aglomerado globular Messier 56, a nebulosa planetária Messier 57 (Nebulosa do Anel), o trio de galáxias em processo de colisão NGC 6745, e o aglomerado estelar aberto NGC 6791.

As Líridas na Magia


   Há diferentes formas de trabalhar com uma chuva de meteoros - através da constelação, da estrela Vega, ou do cometa Thatcher e seu fenômeno consequente. Como as Líridas são regidas por Hermes (e Apollo em segunda instância), essas duas divindades podem ser invocadas e honradas para auxiliar em suas práticas. Não há necessidade de ver o fenômeno para aproveitá-lo magicamente, mas se for possível fazer a observação e realizar suas práticas ao ar livre, é muito melhor! As atividades mágicas que estão favorecidas nessa noite são:

• Transe.
• Divinação.
• Música e talentos artísticos.
• Submundo.
• Comunicação e comunhão com espíritos.
• Viagem astral.
• Inspiração e criatividade.
• Poder.
• Amor.
• Encantamentos.
• Desejos em geral.
• Esperança.
• Sorte e fortuna (estão relacionados com meteoros).

Usando a Estrela Vega


Símbolo de Vega.
   Você também pode optar pela influência de Vega em sua magia. Para isso, desenhe o símbolo dessa estrela (representado na imagem ao lado), e invoque suas propriedades. Alguns dos ingredientes e elementos que podem ser usados magicamente em atividades com Vega e/ou a chuva de meteoros dessa noite:

Elemento: Ar.
- Cores: Branco, prateado, verde, azul-claro e amarelo.
- Cristais: Peridoto. Outros que podem ser usados são o Citrino, Lápis-Lazuli, Ametista, Quartzo Translúcido, Pedra-estrela.
- Ervas: Lavanda, alecrim, oliva, ervas regidas pelo elemento ar ou associadas com o planeta Mercúrio em geral.
- Regentes Planetários: Mercúrio e Vênus.

Usando o Cometa


   Como essa chuva de meteoros é criada pela movimentação de um cometa, você pode escolher utilizar a influência desse corpo celeste em sua magia também. As propriedades específicas relacionadas com cometas são:

• Quietude.
• Equilíbrio.
• Controle.
• Transformação.
• Ciclos.
• Isolamento.

   Você pode meditar observando a chuva de meteoros e considerar esses aspectos em sua vida - estamos atualmente em período de isolamento, transformação, e principalmente de quietude. A Lua essa noite está na fase perfeita para essas reflexões, portanto, será uma experiência única e bastante reveladora!

Canalização 


   Para aproveitar o máximo da energia das Líridas, você pode canalizar seu poder durante sua observação do céu noturno. Para fazer a canalização:

1. Em um local tranquilo e adequado, concentre-se. Se possível, faça um aterramento antes.
2. Coloque as palmas das suas mãos viradas para cima.
3. Visualize a energia do cometa, de Vega ou da chuva de meteoros sendo emanada e viajando até você, lhe envolvendo e entrando em seu corpo.
4. Quando começar a sentir uma sensação formigante ou quente, você está carregado energeticamente e pode direcionar a energia para onde quiser - veja as atividades mágicas sugeridas abaixo.

   Depois da utilização, não se esqueça de fazer um aterramento e enviar a energia restante para o universo, agradecendo pelo fornecimento da mesma, e evitando ficar com um desequilíbrio energético.

Atividades Mágicas Sugeridas


   Muitas coisas podem ser feitas sob a influência dessa chuva de meteoros, dentre elas:

• Faça uma representação da constelação de Lira com cristais ou velas em seu altar, ou no local onde estiver fazendo a observação.
• Conexão com os ancestrais (estamos quase em Samhain, que é o período mais favorável do ano para isso!).
• Crie um sal ou pó estelar (use ervas moídas e glitter) e consagrá-lo.
• Realize alguma poção adequada.
• Carregue baterias energéticas com as propriedades correspondentes.
• Ative e energizar sigilos.
• Energize escudos mágicos ou wards.
• Meditações e viagens astrais.
• Divinação e consulta de oráculos em geral.
• Oferte ou crie alguma música, poesia ou composição artística.
• Faça scrying estelar.

Método de Divinação da Estrela Cadente


   Por fim, uma sugestão de método divinatório que pode ser usada com diversos oráculos: Tarot, Baralho Cigano (Lenormand), Runas Nórdicas, Runas da Bruxa e similares. Ela pode ser feita em qualquer período desejado, mas sob a influência de uma chuva de meteoros, essa leitura fica muito favorecida!


Cartas 1 - 5: A Estrela. O que está acontecendo no momento; a mensagem ou previsão em si, especialmente os desejos e sonhos que podem ser realizados e concretizados por completo em sua vida.
Cartas 6 -12: A Cauda. Os eventos passados e as energias que levaram a situação e previsões atuais. A carta 6 representa o passado mais próximo, indo em direção até a 12, que representa o passado mais antigo.
Carta 13: O Destino. O longo prazo; o que será aprendido, conquistado, ou conhecido no futuro. As cartas 12 e 13 são cíclicas em conjunção, como cometas orbitam o Sol e completam um ciclo. Pode indicar uma maneira de quebrar hábitos antigos e ciclos prejudiciais em sua vida.

Algumas informações daqui.
Método da Estrela Cadente adaptado dessa imagem.


• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A observar a imensidão do firmamento,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.