segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Conhecendo o Tarot - Arcano 05: O Papa


   O Hierofante - também chamado de O Papa ou de Alto-Sacerdote - é a quinta carta dos Arcanos Maiores do Tarot. É representada por um homem cujo ofício é o de lidar com a espiritualidade. Além de um sábio, o Papa também é uma autoridade, um líder religioso. Nas cartas, até mesmo outras pessoas aparecem, demonstrando seu poder.

   Palavras chave: religiosidade, autoridade, bênção, ensino, deveres, moral, disciplina, espiritualidade, benevolência, ajuda, equilíbrio, confiança, proteção. Dogmatismo, impraticidade, revelações, responsabilidades.

   ☽❍☾ O número que caracteriza o arcano do Hierofante é o 5. O número cinco é o da espiritualidade e religiosidade, do sagrado, mas também do equilíbrio e de boas energias em união. É um indicativo do poder do Hierofante, que representa o quinto elemento - o éter - em sua manifestação personificada.
   O que isso indica: virtudes, espiritualidade, conexão com os Deuses, santidade, benevolência, equilíbrio, estabilidade, boa ventura, importância.
   Aspectos negativos: afastamento da religião ou espiritualidade, necessidade de apoio no caminho religioso, dogmatismo.

   ☽❍☾ O Hierofante é o personagem em primeiro plano, que pode ser você, a situação ou alguém na sua vida. Vê-se que ele é alguém importante; afinal, o Hierofante é o alto-sacerdote, o maior dentre todos. É o mais próximo da divindade, e toda a simbologia de seu poder, influência e sabedoria são demonstrados com clareza. Em três das cartas demonstradas acima, vê-se também dois sacerdotes em segundo plano, abaixo do Hierofante. Eles estão lhe pedindo conselhos ou auxílio, e é dever do alto-sacerdote ajudá-los e guiá-los.
   O que isso indica: poder, influência, importância, espiritualidade, conexão com o sagrado, auxílio, benevolência, generosidade.
   Aspectos negativos: sensação de estar perdido, vazio espiritual, necessidade de ajuda, isolamento, desconexão com a espiritualidade.

   ☽❍☾ Assim como o Imperador, o Hierofante possui símbolos de poder - cetro, coroa, trono, roupas extravagantes. No entanto, o poder do Hierofante é visto de maneira diferente, pois representa sua autoridade religiosa, sua capacidade de guiar os fiéis e seguidores, e de trazer luz. As colunas no plano de fundo representam seu equilíbrio, bem como sua benevolência e seu esforço para trazer a bondade para o mundo. Na carta da Alta Sacerdotisa, as colunas representam a dualidade; no Hierofante, demonstram equilíbrio e luz, pois ele combate os males através da espiritualidade e da religião.
   O que isso indica: caminhos iluminados, pacifismo, equilíbrio, afastamento do mal e de problemas, bondade, religiosidade, autoridade, poder.
   Aspectos negativos: necessidade de buscar o equilíbrio no sentido espiritual, isolamento, dúvidas aparentemente insolúveis, falsos profetas, mentiras, maldade.

   ☽❍☾ A carta do Hierofante é permeada por simbologias religiosas. Como dito, ele é a autoridade em sua religião, portanto, é a quem as pessoas recorrem quando possuem dúvidas ou se sentem perdidas. Sendo assim, o Hierofante é alguém que lida com sombras e luz, que possui grande poder e precisa canalizá-lo para auxiliar as pessoas a encontrarem seus caminhos. É uma pessoa sábia, que se sacrifica em prol de trazer a bondade a quem precisa, e portanto é iluminado e abençoado. O Hierofante deve sempre buscar o equilíbrio para então encontrar a luz.
   O que isso significa: esforço, ajuda, bons conselhos, respostas, iluminação, afastamento das dúvidas e dos problemas, soluções.
   Aspectos negativos: empecilhos na fé, prejudicar-se ao auxiliar outras pessoas, necessidade de dar mais valor a si mesmo, desequilíbrio emocional ou espiritual, sensação de estar perdido na vida, problemas que parecem sem solução.

   ☽❍☾ Além de ser um grande sábio, o Hierofante também é um professor, um guia para os fiéis. Ele ensina a lidar com os dilemas emocionais e espirituais, enquanto lida com suas próprias sombras e dúvidas. É um professor que conhece os mistérios da vida e tenta sempre afastar as doenças, os medos, problemas e males através da conexão com o divino.
   O que isso significa: aprendizado, conhecimento, sabedoria, bondade, afastamento dos problemas, conexão com o divino.
   Aspectos negativos: falsos profetas, moralismo, medos, doenças, necessidade de conexão com a espiritualidade, dúvidas em demasia, dilemas, falsidade, estar preso aos dogmas e regras.

   ☽❍☾ Por precisar buscar o equilíbrio, o Hierofante precisa manter-se isolado e purificado, e assim conseguir conectar-se profundamente com sua espiritualidade. Sua vocação requer muito de si, e ele acaba comprometendo toda sua vida em prol de representar o divino no plano físico, precisando lidar com as energias negativas daqueles que o procuram para obter ajuda. Também pode atrair a inveja daqueles que gostariam de estar em seu lugar, ou que desacreditam de seu potencial.
   O que isso significa: sucesso, vocação, esforço que rende resultados e frutos, conexão com a espiritualidade.
   Aspectos negativos: isolamento, afastamento, necessidade de purificação, esforço excessivo em certos aspectos da vida, estresse, inveja, dúvidas, provação.

A buscar o equilíbrio,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.