quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Diário dos Sonhos


   Sonhos são uma parte muito importante de nossas vidas, e podem ser a chave para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Quando sonhamos, o lado racional de nossos cérebros para de dominar, e nossa mente criativa pode florescer e se expressar livremente. Portanto, pode-se dizer que são uma fonte interior de inspiração e de acesso de algumas facetas do nosso subconsciente.
   Além de fornecerem uma compreensão mais profunda de nossos desejos e medos, sonhos podem ser proféticos, podem ser mensagens e sinais de deuses e entidades, ou indicar coisas que afetam nosso subconsciente e não percebemos, como emoções reprimidas e traumas não curados.
   Manter um diário dos sonhos é uma das melhores formas de dar a devida atenção ao nosso aspecto sonhador, pois através de anotações, você pode analisar padrões, símbolos e significados, e desenvolver uma memória mais aguçada para os detalhes e pormenores de cada experiência noturna. O diário dos sonhos também estimula o sonho lúcido, pois você está revivendo, registrando e reconhecendo os padrões ao anotá-los, fazendo com que seu cérebro fique mais suscetível a reconhecê-los ao sonhar e trazer lucidez ao seu sonho.

Criando seu Diário dos Sonhos


   Seu diário dos sonhos pode ser um caderno, uma agenda ou até mesmo uma divisão dentro de seu grimório ou livro das sombras. Decore o diário como quiser, pois o material e a cor são de escolha pessoal. Se preferir, você também pode anotar em seu celular ou computador, tornando mais prático e acessível a qualquer momento do dia. Diários dos sonhos digitais também facilitam a organização e a edição das informações contidas. Da mesma forma, é possível criar um diário dos sonhos com áudios seus relatando cada sonho ao acordar - ou pelo menos utilizá-los como base para fazer a transcrição escrita mais tarde.
   Você pode começar um diário dos sonhos a qualquer momento, e fazer algumas anotações de sonhos que você se lembra, acrescentando o máximo de detalhes possível. Se você tem sonhos que lhe marcaram muito, que você se lembra sem motivo em momentos aleatórios, ou pesadelos muito assustadores, certifique-se de reservar um espaço para todos em algum lugar do seu diário.
   Sonhos e padrões de sono variam muito de pessoa para pessoa, e da mesma forma, há inúmeras técnicas para a organização de diários dos sonhos. Monte o seu da forma que sentir que funciona melhor para você, anotando as coisas que considera importantes. Seguem abaixo algumas dicas para lhe auxiliar nesse processo.

• Relate seu sonho no diário assim que abrir os olhos. Por mais que seja difícil, tente fazer seu diário dos sonhos ser a primeira coisa que você faz no dia; a chance de conseguir capturar seu sonho de forma mais fidedigna é muito maior! Conforme acordamos e começamos nossa rotina diária, nossos pensamentos se voltam para compromissos e preocupações, levando embora a lembrança vívida do sonho. Se você não conseguir anotar assim que acordar, não se preocupe! Anote assim que se lembrar de alguma coisa.

• Tente detalhar o máximo possível do seu sonho. Sensações, cores, lugares, pessoas, animais, objetos, sentimentos, frases. Esses mínimos detalhes podem parecer desnecessários, mas são fragmentos imprescindíveis para sua compreensão ao analisar seu diário no futuro.

• Não há necessidade de analisar seu sonho assim que acordar. Escreva tudo o que se lembra, e siga sua rotina normalmente. Deixe para ler seu diário e tentar entender o que seus sonhos querem lhe dizer quando estiver tranquilo, concentrado e com tempo livre, pois outros estados mentais podem confundir seu julgamento.

• Junto com a descrição, acrescente comentários, anote as associações que fez em sua cabeça e o que você sente quando lembra do sonho. Deixe um espaço em branco para que, ao ler novamente o seu diário em outra ocasião, você possa anotar outros comentários pertinentes - imagine que um dia você tem um sonho premonitório e tudo acontece exatamente como você sonhou?

• Desenhar os símbolos e fazer esboços das cenas dos seus sonhos pode ser uma ferramenta valiosa para enriquecer seu diário dos sonhos. Mesmo que você não seja um exímio desenhista, vale a pena tentar rabiscar coisas, objetos e situações relevantes.

• É recomendado que você anote também informações sobre seu padrão de sono, como o horário em que você foi dormir, onde você dormiu, se você teve dificuldade ou demorou para adormecer, se acordou muitas vezes durante a noite, a hora em que acordou e como você se sentiu ao acordar. Mesmo que você não tenha sonhado durante a noite, pelo menos terá um registro diário da sua rotina e informações úteis sobre a qualidade do seu sono.

• Crie o hábito de ter papel e caneta acessíveis, e perto de sua cama. Se você prefere registrar tudo no celular, deixe-o perto de você para gravar tudo assim que acordar, mesmo que seja no meio da noite.

• Prepare-se para dormir bem relaxado e evite luzes acesas. Evite comer coisas pesadas e gordurosas durante a noite, pois podem atrapalhar seu sono. Beba um copo de água antes de deitar, e tente meditar para entrar em um estado de espírito tranquilo.

• Tente ser responsável e criar uma rotina com seu diário dos sonhos. Quanto mais você se dedica a ele, melhor será sua memória acerca dos seus sonhos, e também sua compreensão sobre si mesmo. Caso você esqueça um dia ou outro, ao se lembrar que não escreveu nada, vá e anote tudo o que se lembrar. É melhor ter alguns rabiscos pouco detalhados do que nada.

Interpretando Seus Sonhos


   Há muitos motivos pelos quais sonhamos, e fato é que nosso cérebro não deixa de trabalhar mesmo quando estamos adormecidos. Portanto, muitos dos sonhos que temos são somente nossa imaginação trabalhando, nosso cérebro revisando as informações coletadas no dia e fazendo suas conexões. Nem tudo é significativo e profético, mas sonhos sempre revelam aspectos obscuros e desconhecidos de nossa psique, e compreender esses aspectos é um caminho para a iluminação.

Encontre os padrões


   A cada dezena de sonhos anotados, leia tudo o que já escreveu em seu diário. Tente identificar as coisas que se repetem: cores, pessoas, lugares, símbolos, objetos, frases, animais, atitudes, horário do dia em que seu sonho se passa. Anote essas coincidências e tente fazer uma correlação; o que pode significar para você? Não busque somente uma resposta concreta, pois nossa consciência fala através de sinais que nem sempre são explícitos e óbvios.
   Pode parecer um pouco abstrato e confuso no começo, mas conforme você pratica e estuda seus sonhos, essa se tornará uma tarefa mais fácil e automática. A maior parte dos sonhos que temos são relacionados a acontecimentos do dia a dia, portanto, muitos dos padrões que você encontrará terão relação com as situações que você passa e seu humor no cotidiano. Através da análise contínua e frequente, você terá mais facilidade em identificar os sinais esotéricos e astrais, além de um entendimento mais profundo sobre si mesmo.

Confie na sua intuição


   Dicionários de sonhos e livros com as interpretações mais famosas dos sonhos podem até fazer sentido uma vez ou outra, mas não os use como sua fonte primária de informação. Cada pessoa é diferente, nem todos os símbolos significam a mesma coisa para todo mundo, e os significados populares podem não ter nada a ver com o que seu sonho realmente queria lhe dizer. Sua melhor amiga é a sua intuição!
   Tente contextualizar as coisas com as quais sonha e o que elas significam pra você. Não busque somente a simbologia das coisas na cultura popular; comece tentar entender a partir de si mesmo e o que você sente em relação ao que aparece em seus sonhos.
   Não é porque os dicionários de sonhos dizem que sonhar com sapo é um presságio ruim que isso se aplica a você. Se você acha o sapo um animal interessante e sábio, ele pode muito bem ser um símbolo de sabedoria e boa sorte. 
   Os significados também podem estar relacionados com suas crenças, já que deuses e entidades podem se comunicar através de símbolos nos seus sonhos; no caso do sapo, por exemplo, se você cultua deuses egípcios, pode ser um sinal de fertilidade enviado pelos mesmos - ou até um sinal do deus Kek, que assumia essa forma -, já que o sapo era um símbolo de fertilidade e abundância no Egito Antigo.
   Resumindo, sempre dê prioridade para as coisas que você acha, acredita ou sente, pois é muito mais provável que sua consciência fale com você através delas, do que por símbolos com os quais você não concorda. Na dúvida, consulte as simbologias históricas relacionadas, e em último caso, procure por bons livros de interpretação de sonhos para ter uma base, mas evite segui-los fielmente.

...Mas seja sensato!


   Não tire conclusões precipitadas. É muito fácil se convencer que seu sonho queria lhe dizer exatamente aquilo que você queria tanto ouvir. Seja consciente e sensato; se estiver em dúvida sobre o que pode realmente significar, consulte um oráculo ou medite a respeito. 
   Poucos sonhos são de fato profecias ou mensagens divinas, mas se você suspeitar que teve um sonho profético ou que uma entidade se comunicou com você através de sonho, peça outros sinais a ela ou procure outros meios de confirmar a dúvida antes de ter certeza.

Algumas informações daqui.
Inspirado naqui.

A relembrar,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.