sábado, 27 de junho de 2020

Celebrando o Aniversário - Sugestões de Pequenos Rituais

Fonte. Editada pela autora.
   A data do aniversário é o dia em que nosso poder pessoal está amplificado ao máximo, pois é quando o Sol está na mesma posição que estava no momento do nosso nascimento, fornecendo todo seu brilho ao aniversariante. Nesse dia, qualquer tipo de feitiço e intenção enviada ao universo pela bruxa ou magista estão favorecidos. É um momento para se cultuar a si próprio, e valorizar os seus ciclos pessoais.
   A celebração desse dia está enraizada no paganismo, e a menção mais antiga de um aniversário que temos conhecimento está na bíblia, se referindo ao aniversário de um Faraó em Gênesis 40:20. Porém, no princípio, essas celebrações estavam voltadas aos Faraós e aos Deuses, o que também era feito pelos gregos. Foram os romanos que deram início à tradição de celebrar o dia de nascimento de pessoas normais.
   De fato, todo o ritual do aniversário foi criado mais ou menos nessa época. Os gregos acreditavam que nos dias importantes, especialmente os que envolviam grandes mudanças, os espíritos apareciam para se comunicar com os Deuses. Então, as pessoas acendiam velas para afastar os espíritos negativos, e as chamas eram usadas para enviar orações aos Deuses e eram sopradas para que o pedido fosse realizado. Também era um ritual cheio de música e cantoria para deter os espíritos indesejados, no qual as pessoas parabenizavam e desejavam coisas boas para o aniversariante. Já os presentes vieram da prática da oferenda, pois assim como o aniversário dos Deuses era celebrado com oferendas, o hábito logo se estendeu aos aniversariantes comuns também.
   Mais uma informação interessante é que os primeiros judeus e cristãos não celebravam aniversário pela conexão que isso tinha com o paganismo, e até o século IV, a Igreja Católica considerava essa tradição algo ruim.

Sugestões de Pequenos Rituais para um Aniversário Mágico


   Rituais de aniversário são celebrações extremamente pessoais, e por esse motivo não trarei um ritual estruturado, e sim algumas sugestões do que você pode fazer para tornar essa data ainda mais mágica e especial. Você não precisa praticar tudo que está sugerido abaixo; que tal escolher uma das ideias e transformar em uma tradição, ou se inspirar nessas ideias e criar a sua própria?

1. Faça seu próprio bolo, colocando muita intenção na hora de preparar a receita. Se você não sabe fazer a massa do zero, não tem problema - faça um bolo de pacote, que é simples e fácil! O importante aqui é sua intenção, para tornar o bolo encantado desde o seu preparo. Oferte um pedaço aos Deuses ou aos seus Ancestrais. Se você não gosta de bolo, adapte para outra receita de sua preferência.

2. O ato de assoprar as velinhas do bolo tem um fortíssimo significado mágico. Ao acender, coloque sua intenção, e visualize o pedido que deseja. Depois, imagine que o bolo está envolvido por uma luz dourada, e só então assopre as velas, concentrando-se no seu desejo. Enquanto come o bolo, continue focando no seu objetivo, e não jogue as velas fora! Coloque em um recipiente adequado no seu altar e acenda em outras oportunidades enquanto mentaliza esse objetivo, até que a vela queime por completo.

3. Consulte algum oráculo de sua escolha para saber o que esse ciclo novo da sua vida lhe reserva. Você pode fazer uma tirada especial (como essa aqui, que publiquei hoje) ou simplesmente seguir sua intuição e consultar livremente os oráculos para buscar orientação.

4. Pratique a gratidão. Esse é um dia no qual ela fica muito mais em evidência, pois somos cercados de carinho e felicitações de todos os lados. Depois de receber todo esse amor, é sempre bom tirar um momento para agradecer. Escreva em seu diário mágico algumas coisas que recebeu nesse dia - não precisam ser presentes ou coisas materiais, e até o gesto mais singelo conta. Depois, acenda sua vela de aniversário no seu altar enquanto lê essa lista em voz alta, e agradeça o Universo, os Deuses, seus Ancestrais, Guias ou qualquer outra entidade que seja importante para você.

5. Faça algum tipo de magia! Pode ser simples, pode ser um feitiço que você está querendo testar há um bom tempo, pode ser algo criado na hora com sua intuição. O importante é aproveitar essa oportunidade maravilhosa para usar todo seu potencial mágico, que só acontece uma vez ao ano! Qualquer finalidade ou objetivo serve, desde que seja algo que você queira muito atrair para sua vida. Eu gosto muito de atear fogo em caldeirões e recomendo essa atividade pela simbologia que há com o Sol, vitalidade, energia, poder. O fogo também pode ser usado para banir os obstáculos ou impedimentos e abrir seus caminhos, para iniciar essa nova fase com o pé direito.

6. Que tal se conectar com seu Eu Superior, Augoeides ou sua Verdadeira Vontade/Propósito? Como é uma data voltada para a celebração do "eu", é também apropriada para rituais e práticas que lidem com esses conceitos citados acima. Acenda um incenso, faça um aterramento e medite. Peça por orientação, entendimento, clareza, e o que mais você sentir no momento.

7. Uma última mas não menos importante dica é que você escolha o dia do seu aniversário para datas importantes dentro do seu caminho no ocultismo também - por exemplo, a iniciação, ou a escolha do seu nome mágico! Se ainda não fez seus votos para com os Deuses e a Natureza, que tal fazer seu ritual de dedicação ou iniciação no dia que você nasceu? É muito simbólico e poderoso!

Muitas informações daqui.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A celebrar um novo ciclo,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.