quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Resenha: Introdução às Artes Divinatórias, de Scott Cunningham

   Sinopse
: E se você pudesse ver o que o aguarda, sempre que quiser, avançando para os próximos dias, semanas ou até anos? Seja conhecer alguém especial, arrumar o emprego dos seus sonhos ou tomar decisões importantes, as artes divinatórias lhe oferecem uma noção incrível de seu futuro e você nem precisa ser vidente para usá-las. Scott Cunningham apresenta este guia completo para a adivinhação, a arte de determinar passado, presente e futuro. Em uma série de passos práticos, você aprenderá a prever o futuro usando técnicas divinatórias simples, mas eficazes. Escolha os métodos que funcionem melhor para você. Faça as perguntas certas para conseguir respostas precisas. Use as cartas do tarô, o I Ching, a leitura de cristais, a quiromancia e a observação dos presságios para entender melhor o mundo ao seu redor.

Ficha Técnica

   Autor: Scott Cunningham
   Ano: 2003 - 2015 (Brasil)
   Editora: Madras
   Páginas: 208

   Uma das últimas obras deixadas por Scott Cunningham, Introdução às Artes Divinatórias é um guia bastante abrangente de técnicas e métodos oraculares, dedicado a todos aqueles que se interessam por conhecer as mais diversas e inusitadas maneiras pelas quais os povos antigos e também as pessoas da modernidade se comunicam com o espiritual, sejam os leitores leigos ou entendidos do assunto.
   Extremamente didático e de fácil compreensão, como tudo de autoria de Cunningham, essa obra faz um ótimo trabalho na apresentação e compilação de procedimentos divinatórios, ideal para quem está buscando se aventurar e ter um primeiro contato com esse universo místico de possibilidades, ou para quem quer encontrar um método que se interesse profundamente e reflita sua personalidade ou esteja bem alinhado com seu paradigma pessoal.
   O propósito desse livro não é detalhar com profundidade as técnicas oraculares que ele cita, até porque cada uma das técnicas citadas precisaria de livros inteiros para que sejam compreendidas e esmiudadas por completo. E ainda assim, em vários dos métodos divinatórios, há informação suficiente para que se saia praticando quase que imediatamente, até com materiais simples que qualquer indivíduo tem em sua casa.
   Devo ressaltar que o primeiro capítulo, dedicado aos conceitos mais básicos e primordiais para uma boa prática divinatória, se destacou muito para mim por sua escrita exemplar e apurada, revelando muitos aspectos imprescindíveis para quem deseja realmente praticar as Artes Oraculares para si ou para outras pessoas. Como era feita na antiguidade, o que é o pensamento simbólico, os tipos de perguntas e respostas que podem ser elaboradas, como se preparar para uma leitura, o que é o tempo...
   No segundo capítulo e no terceiro (esse último que apenas pincela de leve as artes mais complexas como o Tarot e o I Ching), o leitor será apresentado a uma enorme quantia de métodos e técnicas, e admito que sempre que consulto essas páginas, me surpreendo e sinto vontade de colocar em prática alguns, pela curiosidade ou interesse no funcionamento. Se você aprecia a divinação como a arte milenar que ela é, Introdução às Artes Divinatórias não só lhe colocará em contato com mais de uma centena de técnicas para obter respostas, mas também ampliará muito sua visão sobre o que é a interação com os Oráculos, na teoria e na prática.
   E por fim, mas não menos importante, o Apêndice contido no final do livro lista os nomes e informações básicas a respeito das artes citadas no livro, adiciona alguns outros métodos incomuns e raros a título de informação, e encerra com um glossário de termos importantes.

• ☾ •

Quer complementar suas práticas com ingredientes artesanais consagrados?
Edição de fevereiro da Revista A Folha da Íbis já disponível no site!

• ☾ •

A assinar embaixo dessa obra perfeita,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.