terça-feira, 9 de março de 2021

Magia de Encruzilhadas, parte 2 - Criando as suas Encruzas

   Se você não pode ir até a encruzilhada, traga ela até você - e nesses tempos estranhos em que vivemos, essa pode ser a melhor opção mesmo. No Hoodoo e em algumas vertentes de Bruxaria e magia folclórica, a prática de traçar suas próprias encruzilhadas para atividades espirituais é bastante difundida, se mostrando presente ou necessária em determinados feitiços e rituais mais avançados.
   Como foi dito no texto anterior sobre Magia de Encruzilhadas (clique aqui para ler!), existem muitos benefícios para a prática mágica ou espiritual nessas intersecções dentre os mundos, mesmo que ela seja criada artificialmente por você na hora de lançar sua intenção. O "assentamento" do trabalho mágico sobre uma encruzilhada artificial fornece as propriedades positivas que seriam obtidas ao frequentar uma, como facilitar a comunicação com espíritos e entidades, mas de forma muito mais segura e controlada.
   O traçamento da encruzilhada se faz por meio da confecção de mandalas e símbolos com elementos naturais sob o altar, ou no centro do local de trabalho, dentro do círculo mágico. Os ingredientes mais utilizados e indicados para esse traçamento estão detalhados abaixo.

Terra, Poeira e Pó de Encruzilhada


   Esses três materiais possuem uma mesma coisa em comum: servem para recriar encruzilhadas e abrir um ponto de convergência e interação entre os planos em qualquer lugar de sua escolha. A diferença entre eles está na composição e finalidade de cada um.

Terra de encruzilhada: Exatamente como o nome indica, é a terra coletada dos quatro cantos de uma encruzilhada. Lembre-se de escolher um local seguro com uma energia boa para seus trabalhos mágicos, mesmo que vá usar apenas a terra e não o lugar em si.

Poeira de encruzilhada: É o nome dado à terra da encruzilhada mesclada com outros ingredientes naturais reduzidos a pó, visando fortalecer seus efeitos ou conferir propriedades específicas à terra. Muito útil para trabalhos mágicos; por exemplo, uma poeira de encruzilhada consagrada somente para proteção, outra somente para comunicação com espíritos, e outra para abertura de caminhos, cada uma levando ingredientes únicos relacionados à intenção para a qual foram consagradas.

Pó de encruzilhada: Consiste em uma mistura de ervas moídas, sementes trituradas e outros ingredientes naturais escolhidos com a finalidade de simular uma encruzilhada. O pó de encruzilhada não leva terra de encruzilhada em sua composição per se, sendo uma alternativa viável e segura para iniciantes, ou para pessoas que não dispõem de um local seguro cuja terra possa ser coletada e usada em trabalhos. Assim como a poeira de encruzilhada, o pó pode ser criado e consagrado para uma finalidade específica além da criação de encruzilhadas, para aplicação em atividades mágicas específicas. Confira o post anterior para ver uma lista de ingredientes que podem ser usados para a confecção desse pó.

Traçando a Encruzilhada


Foto de Filipino Conjure Rootwork, um trabalho de Hoodoo
Foto daqui. Um exemplo de trabalho mágico realizado
em uma encruzilhada artificial em forma de X.
   O símbolo mais tradicional para a mandala é a cruz em forma de X ou T. Deve ser desenhado com intenção com o pó ou material escolhido sob o altar, seja abaixo da mesa ou sob o tecido, na mesa mesmo. O importante é que os instrumentos mágicos que serão utilizados estejam acima, e o trabalho todo seja realizado sobre o símbolo, então faça em um tamanho grande, como na imagem. É bem indicado que você também trace um círculo físico em torno dessa área com a encruzilhada, usando um pó ou ervas de proteção, ou sal grosso, para lhe separar do serviço em questão. Essa é uma medida de segurança, muito recomendada para iniciantes ou praticantes que ainda não se sintam plenamente confiantes em suas habilidades quando o assunto são os portais entre-mundos.
   Há símbolos alternativos que podem ser usados para essa finalidade, como sigilos relacionados ao intento do trabalho, runas ou outros desenhos que tenham importância e relevância dentro do seu paradigma ou atividade espiritual. Um exemplo é a imagem ao lado, de um ritual céltico de abertura de caminhos no qual o símbolo escolhido para a encruzilhada foi um triskelion.
   Além dos ingredientes citados logo acima, que são ideais para o traçamento de encruzilhadas, você também pode usar farinha de trigo, fubá, pó de tijolo vermelho, ou outros materiais.

Notas Importantes


• Evite fazer dentro da sua casa, especialmente se você for iniciante. Caso não tenha outro local, dê preferência pelo jardim, área de serviço e sala ou corredor de entrada, nessa ordem. Não faça no quarto nem no banheiro (salvo caso seja uma intenção destrutiva ou de banimento).
• O fechamento da encruzilhada é o momento crucial e decisivo, que deve ser feito com muita atenção para evitar problemas. Sob hipótese alguma mantenha uma encruzilhada artificial aberta dentro do seu lar ou em local frequentado por outras pessoas, pois quanto mais tempo se mantiver aberta, maior a força e autonomia da encruzilhada, acumulando formas-pensamento e manifestações espirituais que podem se fortalecer e dar muito trabalho. Nunca esqueça de fechar o portal e de fazer um bom banimento no final!
• Por todos os motivos citados acima, e também pelo fato de que toda encruzilhada atrai espíritos perdidos e desorientados, o traçamento de um portal e as atividades mágicas relacionadas devem ser realizadas dentro de um círculo mágico. Se possível, reforçado com elementos consagrados, como pós ou sais.
• Lembre-se da etiqueta e respeito. Não importa se é uma via temporária, nem se foi você quem criou a encruzilhada ou não. Aja como se estivesse em uma encruzilhada "real", pois ela é.

• ☾ •

Quer complementar suas práticas com ingredientes artesanais consagrados?
Edição de março da Revista A Folha da Íbis disponível dia 13 no site!

• ☾ •

A abrir caminhos na ausência,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.