quarta-feira, 21 de abril de 2021

Resenha: The Inner Mysteries, de Janet Farrar e Gavin Bone

   Sinopse (na língua original): A look into the underlying principles behind modern magic in Witchcraft, this investigation provides an integrated training system for both solitary Witches and coven-based trainees in the form of magical energy practice and cosmology. By fully explaining the values of Witchcraft, this work makes numerous Wiccan practices approachable, including Circle casting, raising energy, elemental work, and drawing down the moon. Illustrating how Wicca is a modern, nondogmatic, and dynamic tradition still in a state of evolution, this book also features a history of the spirituality of Witchcraft.

Ficha Técnica


   Autores: Janet Farrar e Gavin Bone
   Ano: 2003
   Editora: Acorn Guild Press
   Páginas: 288

   Não esperava tanto quando decidi iniciar a leitura dessa obra por curiosidade, mas preciso admitir que fui positivamente surpreendida pela qualidade do material, argumentações claras e instigantes, e ideias cuidadosamente dispostas para elucidar e desmistificar o máximo de aspectos possíveis a respeito da "Bruxaria Progressiva", como os autores a denominam. Janet e Gavin são autoridade quando o assunto é a Bruxaria, e esse livro é um ótimo exemplo dos porquês.
   Há uma quantidade respeitável de referências alinhavadas ao conteúdo, e algumas delas são bastante especiais, de muito bom gosto. E mesmo não sendo a intenção ser um livro introdutório de Bruxaria/Wicca, seus capítulos dedicados à história da magia, os mistérios, o lugar e as estruturas do coven na modernidade, Jung e psicologia, todos são de muito valor até para quem já está nesse caminho há mais tempo. Elucidou questões que eu nem sabia que tinha.
   Se você quer entender melhor a evolução da Bruxaria como um caminho espiritual e mágico, os capítulos iniciais fazem um trabalho muito melhor que várias obras inteiras que se dedicam somente a esse tema. Não compartilho de todas as opiniões expostas na obra, mas certamente estou de acordo com a maioria, e vejo sentido naquilo que não cabe ao meu paradigma, tamanha a excelência do diálogo proposto por Janet e Gavin.
   Aqui você encontrará um guia acessível para a teoria, os fundamentos e exercícios para colocar em prática, sozinho ou acompanhado de outras bruxas, com orientações sólidas e essenciais e sempre prezando sua liberdade pessoal, bem como sua segurança. Minha única crítica, mas que não diminui em nada a qualidade da obra, é o fato de eu não concordar com a afirmação dos autores de que Bruxaria é igual à Wicca. Ignorando esse aspecto e compreendendo que as informações ainda são válidas para não-wiccanos, é uma leitura de ouro para se aprofundar nos mistérios adequadamente.

A compreender muitos processos,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.