segunda-feira, 20 de setembro de 2021

As 42 Confissões Negativas, ou 42 Ideais de Ma'at

   As 42 Confissões Negativas são um aspecto bastante conhecido da espiritualidade kemética, e se referem a um conjunto de confissões que cada alma precisa realizar no Salão de Duas Maati, durante a pesagem do coração no julgamento final egípcio. Podem ser entendidos como ideais de justiça e ética, que fornecem à modernidade um vislumbre do comportamento correto que os Deuses esperavam de um indivíduo da civilização egípcia, para que fossem dignos de prosseguir para o pós-vida.
   O conjunto mais conhecido de confissões é o que está registrado no Papiro de Ani e cuja tradução completa (a partir da tradução em inglês de Wallis E. A. Budge) está disponível logo abaixo, mas essas máximas não devem ser entendidas como a única versão das 42 Confissões, pois eram confeccionadas por escribas de forma individual, podendo ser personalizadas em alguns sentidos. Portanto, ainda que houvesse um número fixo de 42 confissões, algumas passagens podiam ser alteradas para se adequar à vida do indivíduo em questão. Como cada confissão se refere a um Deus ou Deusa presente no julgamento, somando 42 juízes divinos, a quantidade exata nunca muda.
   Por exemplo, a confissão número 15 no Papiro de Ani é "não sou um homem de trapaças", enquanto em outros papiros está registrada como "eu não comandei que matassem", e em outros, "eu não fui litigioso em relações". Para uma pessoa envolvida em cargos de comando no exército, por exemplo, seria difícil admitir em frente aos Deuses que nunca comandou que seus soldados tirassem a vida de inimigos, então é lógico e aceitável substituir essa confissão por outra que sua alma possa realizar com honestidade na hora do julgamento. Ma'at, a justiça divina, não é um conceito fixo e engessado, mas varia de acordo com as circunstâncias.
   Dessa forma, existem diversas versões das 42 Confissões e cada indivíduo possui a liberdade de providenciar para si uma lista que possa falar com honestidade em frente aos Deuses, demonstrando que não cometeu atos intencionais contra a ordem divina. De qualquer maneira, o coração será pesado e todas as mentiras serão reveladas, portanto as confissões permitem que a alma possa mostrar o que fez de certo em vida e "se defender" no tribunal Divino. Há passagens que são comuns a todas as confissões, como "eu não roubei" ou "eu não causei sofrimento", mas todas se referem a atos intencionais, feitos de propósito ou deliberadamente.
   Também precisam ser compreendidos de forma metafórica em certos momentos, pois na confissão 36, "eu nunca levantei minha voz", não significa que o indivíduo literalmente nunca falou alto em toda sua vida, mas que não teve acessos de fúria injustificados. Ou na confissão 32, "eu não multipliquei minhas palavras na fala", que se refere a uma duplicidade maliciosa ou segundas intenções na expressão, não a falar demais.
   É interessante notar que as confissões são compostas de uma saudação a uma Divindade e o local de onde ela vem. O Egito possuía 42 Nomes ou Distritos, mas alguns dos locais citados não estão na Terra, e sim no pós-vida. Na confissão 12, por exemplo, Hraf-haf vem de sua caverna pois é o barqueiro divino no além.

As 42 Confissões Negativas do Papiro de Ani


01. Saudações Usekh-nemmt, que vem de Anu, eu não cometi pecados.
02. Saudações Hept-khet, que vem de Kher-aha, eu não cometi roubos com violência.
03. Saudações Fenti, que vem de Khemenu, eu não furtei.
04. Saudações Am-khaibit, que vem de Qernet, eu não assassinei homens ou mulheres.
05. Saudações Neha-her, que vem de Rasta, eu não furtei grãos.
06. Saudações Ruruti, que vem dos céus, eu não roubei oferendas.
07. Saudações Arfi-em-khet, que vem de Suat, eu não roubei as propriedades dos Deuses.
08. Saudações Neba, que vem e vai, eu não proferi mentiras.
09. Saudações Set-qesu, que vem de Hensu, eu não surrupiei comida.
10. Saudações Utu-nesert, que vem de Het-ka-Ptah, eu não proferi maldições.
11. Saudações Qerrti, que vem de Amentet, eu não cometi adultério.
12. Saudações Hraf-haf, que vem de sua caverna, eu não fiz ninguém chorar.
13. Saudações Basti, que vem de Bast, eu não comi o coração.
14. Saudações Ta-retiu, que vem da noite, eu não ataquei qualquer homem.
15. Saudações Unem-snef, que vem da câmara de execução, eu não sou um homem de fraudes e trapaças.
16. Saudações Unem-besek, que vem de Mabit, eu não roubei terras cultivadas.
17. Saudações Neb-Maat, que vem de Maati, eu não fui bisbilhoteiro.
18. Saudações Tenemiu, que vem de Bast, eu não caluniei ninguém.
19. Saudações Sertiu, que vem de Anu, eu não me enraiveci sem causa justa.
20. Saudações Tutu, que vem de Ati, eu não perverti a esposa de nenhum homem.
21. Saudações Uamenti, que vem da câmara Khebt, eu não perverti as esposas de outros homens.
22. Saudações Maa-antuf, que vem de Per-menu, eu não me poluí.
23. Saudações Her-uru, que vem de Nehatu, eu não aterrorizei ninguém.
24. Saudações Khemiu, que vem de Kaui, eu não transgredi a lei.
25. Saudações Shet-kheru, que vem de Urit, eu não estive em fúria.
26. Saudações Nekhenu, que vem de Heqat, eu não fechei meus ouvidos às palavras da verdade.
27. Saudações Kehemti, que vem de Kenmet, eu não blasfemei.
28. Saudações An-hetep-f, que vem de Sau, eu não sou um homem de violência.
29. Saudações Sera-kheru, que vem de Unaset, eu não fui um agitador de conflitos.
30. Saudações Neb-Heru, que vem de Netchfet, eu não agi com pressa indevida.
31. Saudações Sekhriu, que vem de Uten, eu não me meti nos assuntos alheios.
32. Saudações Neb-abui, que vem de Sauti, eu não multipliquei minhas palavras na fala.
33. Saudações Nefer-Tem, que vem de Het-ka-Ptah, eu não fiz nada errado a ninguém, e não cometi maldades.
34. Saudações Tem-Sepu, que vem de Tetu, eu não cometi magia contra o faraó/rei.
35. Saudações Ari-em-ab-f, que vem de Tebu, eu não parei o fluxo de água de um vizinho.
36. Saudações Ahi, que vem de Nu, eu nunca levantei minha voz.
37. Saudações Uatch-rekhit, que vem de Sau, eu não amaldiçoei os Deuses.
38. Saudações Neheb-ka, que vem de sua caverna, eu não agi com arrogância.
39. Saudações Neheb-nefert, que vem de sua caverna, eu não roubei o pão dos Deuses.
40. Saudações Tcheser-tep, que vem do santuário, eu não levei os bolos khenfu dos espíritos dos mortos.
41. Saudações An-af, que vem de Maati, eu não tomei o pão de crianças, nem tratei com desprezo o Deus da minha cidade.
42. Saudações Hetch-abhu, que vem de Ta-she, eu não assassinei o gado pertencente aos Deuses.

A confiar meu Ib a Ele que Pesa os Corações e ao Juiz Eloquente,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.