quarta-feira, 13 de março de 2024

Conhecendo o Oráculo: Gypsy Witch Fortune Telling Cards

   O baralho do qual falaremos hoje é um exemplar distinto e bastante peculiar, que é publicado desde 1904, sendo atualmente distribuído pela US Games. O Gypsy Witch Fortune Telling Cards é uma amálgama interessante entre a cartomancia tradicional e o Petit Lenormand, possuindo 52 cartas ilustradas com imagens de estética vintage, previsões ou fortunas, número, naipe, e carta correspondente do baralho de jogos tradicional.
   Também possui 3 Jokers (coringas), um joker "grande", e dois "menores", sendo um preto e outro vermelho, que podem ser deixados no deck, retirados, ou utilizados para métodos de leitura pelo embaralhamento das cartas, como instruído no folheto. Constitui uma ferramenta versátil e que dialoga de forma próxima ao intérprete, podendo se adaptar bem ao seu estilo - seja ele mais puxado para a cartomancia tradicional francesa, mais próximo às escolas do Petit Lenormand, o popular Baralho Cigano, ou mesmo uma interpretação mesclada de ambos.
   As mensagens contidas nas lâminas são instruções referentes ao significado dos símbolos na tirada da Mesa Real, muito similar às instruções tradicionais do folheto que acompanha o baralho Petit Lenormand desde o século XVIII (denominado Método Philippe). A leitura da Mesa com o Gypsy Witch também se faz como no Lenormand, em que se dispõem todas as cartas e se averiguam as cartas próximas à significadora, e a relação de distância entre elas.
   Nessas instruções, percebe-se algumas variações na leitura dos símbolos dos dois oráculos citados. O GW possui 13 cartas distintas de outros baralhos oraculares da época dos quais tenho conhecimento: rosas, raio, vinho, ferrovia, ordem, noiva, porco, leão, olho, mãos dadas, vidro quebrado, rapieiras, e pastor. Outras de suas iconografias remetem a oráculos de cartas predecessores, como a Sibilla Italiana, que possui seis cartas equivalentes às do Gypsy Witch: No.18 Senhora, No.19 Senhor, No.26 Gato, No.38 Lareira (equivale à Imeneo), No. 42 Amor/Cupido e No. 48 Dinheiro.
   A proximidade entre o Petit Lenormand e o GW fica evidente na constatação de que o Gypsy Witch é composto de 35 cartas com símbolos também encontrados no Petit Lenormand, que possui 36 cartas, com a exceção da Cruz (36), a última lâmina e de teor bastante negativo nas escolas tradicionais européias de Lenormand. Por essa razão, quem já tem conhecimento do "baralho cigano", pode se familiarizar rapidamente com o Gypsy Witch - que se traduzirmos de forma livre, se denominaria 'Baralho da Bruxa Cigana para Leitura de Sorte'.
   O folheto do GW traz duas sugestões de tiradas, uma curta e outra longa. Ambas são dispostas em formato de quadrado, e as significadoras são retiradas do baralho para que sejam colocadas depois, segundo o gênero do consulente. A tirada curta leva 16 cartas organizadas como dois quadrados (um interno e outro externo), e a longa é organizada como um quadrado externo de 20 cartas, um médio de 16 cartas, um interno de 8 cartas, a significadora no centro dos três quadrados, e uma fileira lateral com 5 cartas.
   É um oráculo ideal para leituras com propósitos divinatórios, leitura de sorte e previsões, mas assim como outros baralhos similares (vide a Sibilla Italiana e o Kipper), não abrange muitas interpretações voltadas para aconselhamento e autoconhecimento em seu arcabouço tradicional. Infelizmente, pouquíssimo conteúdo é encontrado na literatura tradicional e em fontes na internet para que seja possível aprofundar os estudos desse baralho tão interessante, tornando-se necessário desenvolver uma prática própria e consistente para eventualmente adquirir entendimento e o domínio da ferramenta.

A explorar correlações cartomânticas,
   Alannyë Daeris

2 comentários:

  1. Your blog is like a mentorship program in written form.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi there!
      I'm glad you think that, and reading your commentary here made me really happy ♥

      Thank you a lot :) hope you stay around, and if you need some help with the translation of my content, i'm all here!

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.