sexta-feira, 1 de abril de 2016

Seres Mágicos: Fadas


   O termo "Fada" serve como uma descrição para inúmeros tipos de espíritos da natureza e seres mágicos. Existem inúmeros tipos de Fadas, e cada um desses tipos possui suas próprias características, assim como personalidade própria.
   Muitas pessoas, quando pensam em Fadas, logo lembram da imagem de uma pequena criatura com feições delicadas e asas; isso não está errado, porém, existem várias outras formas em que as Fadas podem aparecer. Nem todas as Fadas são fêmeas e delicadas, ou voam.

☽❍☾

   Acredita-se que as Fadas vivem em um plano mágico paralelo ao nosso, porém, ambos os planos interagem um no outro. Existem inúmeras portais para o mundo das Fadas, geralmente situados em florestas e em lugares naturais. Círculos de cogumelos, arcos feitos de árvores, colinas, cachoeiras e rios são conhecidos por serem famosos portais. Há datas em que o véu entre os mundos está mais fino e contatar as Fadas se torna mais fácil.
   As Fadas são seres com um grande potencial mágico. São bastante inteligentes, astutas e curiosas. Dividem-se em dois principais tipos: Seelies e Unseelies. Porém, são mais conhecidas pelas cortes que as regem, sendo, respectivamente: Corte de Verão e Corte de Inverno.
   Todas as Fadas, independentemente de seu tipo, possuem afinidade com magia natural, apesar dessa afinidade poder ser maior ou menor. Diferentemente dos elementais, as Fadas podem lidar com todos os elementos, e costumam estar atreladas a determinadas manifestações da natureza; germinação, apodrecimento, digestão, e também a elementos da natureza, como musgos, fungos, inverno, luz, calor, morte.

As Cortes de Fadas


☾ Seelies: A Corte de Verão e de Primavera

   As Fadas Seelies são aquelas mais conhecidas e disseminadas na cultura popular; são animadas, bondosas, porém brincalhonas. Elas tendem a ajudar humanos em necessidade, mas podem se tornar irritadiças quando enfrentam mau humor ou falta de educação.
   São regidas pelas Deusas Aine, Titânia e Aisling. Possuem um código de honra que seguem com fieldade, e prezam a diplomacia, a honestidade e a gentileza. São agentes da ordem e auxiliam na continuidade, na estabilidade do que existe.
   Essas Cortes gostam de praticar magia ilusória, como glamoury, conjurações e magia elemental - principalmente com fogo.

☾ A Corte de Verão: É a que existe em maior quantidade dentre as Seelies. Representam o verão; são explosivas, alegres, educadas à sua maneira, e se atraem por música, dança e alvoroços. Apesar de serem otimistas, são mais compreensivas que as Fadas da Corte de Primavera; podem ser um pouco hedonistas. Gostam de coisas coloridas e adocicadas.
☾ A Corte de Primavera: Similares às da Corte de Verão, essas Fadas são mais tranquilas e educadas em relação a elas. Possuem grande curiosidade e otimismo. Podem ser um pouco sentimentais e sensíveis, e se afastam quando sentem muitas emoções como raiva, violência e medo. São relacionadas ao crescimento, a renovação, a criação e ao amor. Atraem-se por doces.

☾ Unseelies: A Corte de Inverno e de Outono

   As Fadas Unseelies são mais sombrias e reservadas; podem ser hostis e selvagens. Porém, apesar de sua fama, não são necessariamente malignas; agem livremente, de maneira meio anárquica. São agentes do caos e da mudança, e auxiliam a provocar a inovação, trazem alternância e a evolução através dela. Não gostam de rotina ou de regras.
   São regidas pelas Deusas Mab, Aiofe e Leannansidhe. Favorecem magias temporais, principalmente envolvendo tempestades e frio, assim como magia ilusória e elemental, ainda que tenham maior afinidade com água. Também possuem conhecimento em magia que envolva sangue.

☾ A Corte de Inverno: Domina sobre as Unseelies; são consideradas o lado mais sombrio das Fadas, ainda que não sejam todas malignas. Quando assustadas ou incomodadas, tendem a ser hostis, porém são sensíveis, tranquilas, lógicas e caóticas. Essas Fadas são bastante quietas e observadoras, mas uma vez que criam laços, são ótimas amigas e conselheiras.
☾ A Corte de Outono: Tendem a ser um pouco melancólicas, porém podem ser muito sociáveis. As Fadas da Corte de Outono são conhecidas por retribuírem favores de maneira exagerada, e podem criar longos laços de amizade com humanos. São fortes, e possuem um mistério místico, assim como uma conexão abundante com a morte.

☾ A Corte das Sombras

   São Fadas que não fazem parte de nenhuma das Cortes acima. As Fadas dessa corte são responsáveis pelos sonhos e pesadelos, e são feitas de escuridão e melancolia. São muito misteriosas e incompreendidas, devido à sua obscuridade.
   A Corte das Sombras, além de realizar magia com os sonhos e praticar divinação, é o único tipo de ser mágico que pratica magia das sombras (Shadow Magick).

Atraindo as Fadas


   Fadas, num sentido geral, gostam de estar entre a natureza e de serem convidadas através de presentes, imagens e estátuas as representando, incensos, doces e cristais. Se você tiver um altar, coloque nele algumas coisas que lembrem as Fadas.
   Se você preferir, pode escolher um cantinho para colocar desenhos, estátuas, e ofertar incensos, doces e flores e elas. Esse cantinho pode ser um lugar no jardim, um pedaço da sua estante, ou até mesmo um vaso de flores. Então, convide-as, coloque músicas, recite poesias ou cante em homenagem a elas; as presenteie com frutas e alimentos adocicados, e converse - ou medite - com elas! 
   A melhor maneira de convidar as Fadas para sua vida é através do intermédio de uma das Deusas-Fada. Peça para que uma das Deusas responsáveis pelas Cortes em que você está interessado que permita que algumas Fadas venham ao seu encontro para que você possa conhecê-las. Assim, você garante que Fadas que tem uma energia similar à sua se aproximarão.
   O altar para as Fadas é um portal de conexão com o mundo Feérico; portanto, separe-o dos outros altares caso possível. Os instrumentos mágicos e objetos que farão parte do seu altar das Fadas devem ser consagrados para uso somente com magia Feérica, e é recomendável que você não coloque nada feito de metal nesse altar.
   Uma vez que você decidir atraí-las, lembre-se de que elas estarão presentes com você sempre, então você deverá dar continuidade ao seu contato com elas sempre; evite convidá-las e deixá-las de lado, pois dessa forma as Fadas se chateiam e podem pregar peças em você, ou se afastar.

Magia com Fadas - Faerie Magick


   Depois de já ter um bom contato com as Fadas, você pode dar seus primeiros passos na Magia Feérica. As Fadas aceitam auxiliar em feitiços e em magia através de contratos; ou seja, você dirá o que precisa, ou o que deseja fazer, e negociará com elas o que deverá dar em troca. 
   Embora as Fadas possam pedir por objetos ou coisas materiais, é mais comum que peçam por coisas imateriais. Podem lhe pedir que faça determinada ação, que pare de fazer certas coisas, ou que mude em certos aspectos. Quanto mais ligação você tiver com as Fadas, mais coisas imateriais elas pedirão a você, de acordo com atitudes que elas condenam - por exemplo, que você pare com determinados atos prejudiciais a si mesmo.
   Quando firmado o contrato, não quebre sua promessa! As Fadas conseguirão o que você prometeu de uma forma ou outra, e perderão a confiança em você. E sem confiança, não existe como manter uma boa relação com esses seres mágicos.

O Heptagrama, conhecido como
"estrela das fadas".
   O símbolo geralmente utilizado para representar as Fadas é a estrela de sete pontas, ou heptagrama (representada na imagem ao lado). As sete pontas representam as principais virtudes consideradas sagradas pelas Fadas - especialmente as Seelies.
   As sete virtudes são: humildade, respeito, confiança, gentileza, verdade, honra e dignidade. 
   Você pode desenhar um heptagrama em um pedaço de papel, ou em uma tábua de madeira, e consagrá-lo para a conexão com as Fadas. Assim, mesmo que você não tenha um altar somente para elas, você pode depositar suas oferendas sobre o heptagrama, de forma que ele servirá como um pequeno portal para o mundo Feérico.
   Existem várias aplicações na magia para o heptagrama, assim como o pentagrama. Esse símbolo possui uma forte conexão com os planetas e com Magia Estelar e Planetária - que pode ser combinada em suas práticas de Magia Feérica.


Dicas de leitura: Faery Magick - Sirona Knight
A celebrar as Cortes,
   Alannyë Daeris.

6 comentários:

  1. olá ,seu blog é d+ , bem rico em informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo carinho!
      Que os Deuses abençoem seu caminho.

      Excluir
  2. Olá
    Eu estou iniciando na wicca e gostaria de saber:como devo me portar diante de bruxas mais experientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Da mesma maneira que se porta próximo a outras pessoas - com respeito.
      Que os Deuses abençoem seu caminho!

      Excluir
  3. Um dia chuvoso dificulta o contato com elas?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto... Muito exclarecedor! Parabéns ❤

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.