sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dragon Magick: Magia Draconiana


   Magia Draconiana, ou Dragon Magick, caracteriza-se por ser todo o tipo de magia feita em companhia ou com o auxílio de Dragões. Não é uma forma de religião ou culto, mas sim uma forma de realizar magia com a presença e com a energia dos Dragões.

☽❍☾

   Sobretudo, é preciso começar compreendendo o que, ou quem são os Dragões. A denominação por si só tem um estereótipo fantástico, de seres alados e poderosos que tem o poder de soprar fogo e que estão presentes nos mais diversos livros fantasiosos, videogames e RPGs. Mas eles vão muito além disso.
   Há muitas divergências a respeito da história dos Dragões. Muitos afirmam que, um dia, eles povoaram a terra e voaram sobre nossos céus, mas devido à crueldade que notaram nos seres humanos, deixaram de viver no plano material em que vivemos, e passaram apenas a existir no plano astral. Alguns Dragões mantêm sua curiosidade pelos humanos, como guardiões, mas nem todos possuem esse desejo de manter contato ou de auxiliar.
   Outra versão afirma que os Dragões possuem seu próprio plano de existência, que embora não se manifeste fisicamente no nosso, é intrínseco e faz com que seja possível que possamos contatá-los. Por vezes, é dito que Deuses e Dragões dividem o mesmo plano; mas também diz-se que Dragões vivem em seu único plano, compartilhado com Gárgulas e outros seres mágicos, ainda possuindo a capacidade de interferir e contatar os outros planos.
   Apesar de serem citados como uma raça inteira, cada Dragão possui sua personalidade e seus gostos. Portanto, seja diplomático ao contatar Dragões, para não ofendê-los ou conseguir sua antipatia. Conheça-os, envolva-se com eles, para conquistar a confiança e ser digno de possuir o auxílio dos mesmos em suas práticas mágicas.
   Assim como os seres humanos, ou como outros seres mágicos, como as Fadas, cada Dragão possui suas particularidades, suas preferências, e também seu próprio código de honra e ética. Dragões levam seus códigos de honra muito a sério, portanto, caso você vá contra o código pessoal do mesmo, não espere auxílio ou amistosidade. Ter ética e honra é uma qualidade muito apreciada pelos Dragões, e essencial para qualquer praticante de Magia Draconiana.
   As descrições sobre como os Dragões se parecem possuem bastante variações, ainda que sempre sejam considerados grandes entidades reptilianas. Possuem asas, escamas, olhos similares aos dos répteis, embora a quantidade de asas e patas seja variável de acordo com a cultura. Os Dragões asiáticos, por exemplo, são como grandes serpentes e não possuem asas; já os europeus parecem-se com os clássicos da literatura fantástica e dos videogames: quatro patas, asas grandes e corpo robusto. Ainda assim, o que importa é a energia que o Dragão emana, e que auxiliará não apenas na relação que será mantida com o mesmo, mas também nas formas de magia que serão desenvolvidas em conjunto. Sua aparência é apenas a forma como você o reconhecerá em meditações e interações.
 

   Mas afinal: o que é Dragon Magick?


   Dragon Magick é simplesmente o ato de praticar magia com o auxílio dos Dragões. Alguns acreditam que é um sistema mágico à parte, porém, o contato com os Dragões pode ser inserido em qualquer sistema mágico existente. Ou seja, não é uma tradição ou um culto, nem mesmo uma religião, mas sim um relacionamento construído entre os indivíduos - praticante e Dragão. Para ter sucesso na magia feita com o auxílio desses seres, é preciso que seja criado um laço entre o bruxo/magista e o Dragão.
   A Dragon Magick é um relacionamento que nem todos os praticantes podem conquistar; é necessário honra, ética, responsabilidade e a capacidade de enfrentar quaisquer conflitos, inclusive sobre si mesmos, que a vida os apresentar.
   Pode ser feita em grupos ou celebrada em covens, porém costuma ser realizada em um caminho solitário, visto que trabalha muito com o magista em âmbito de autoconhecimento, disciplina, força interior, coragem e desejo de buscar conhecimento. Os Dragões, uma vez que confiem no magista que os invocou, auxiliam magicamente como se fossem um "co-magista", ou seja, um ajudante mágico.

Os Dragões e os Elementos


   Existem cinco pilares na Magia Draconiana. Fogo, Água, Ar, Terra e Caos. Os Dragões se dividem nesses elementos, e também são vistos em combinações ou subdivisões dos mesmos em Dragões menores. O elemento de que o Dragão faz parte influencia em sua aparência e um pouco em sua personalidade; representa a esfera da magia cujas energias desse ser são mais poderosas.
   Alguns magistas acreditam que também existam Dragões de Luz, ou Espírito, para contrabalancear os Dragões do Caos. No entanto, não estão acrescentados nessa descrição.

☽❍☾ Dragões de Fogo
 ☾ Líder: Fafnir
 ☾ Cores: Vermelho puro, âmbar, laranja e cores relacionadas às chamas
 ☾ Direção: Sul
 ☾ Subdivisões: Dragões da Fumaça, do Calor, da Lava e do Deserto.

   Esses Dragões possuem um gênio forte e bastante disposição, porém podem ser compreensivos e gentis. No entanto, são imprevisíveis e complicados de lidar até que lhe conheçam bem. Quando você conquista a lealdade e a amizade de um Dragão de Fogo, ele se torna um poderoso e protetor aliado. Apreciam rituais com tambores e dança, em que haja um grande contato dos instintos.
   A magia com Dragões de Fogo pode envolver purificação pessoal, quebra de barreiras, e coragem para atravessar os obstáculos. É difícil de lidar, pois a magia dracônica de fogo é bastante poderosa e não possui limites para sua força. Porém, pode trazer força e vitalidade para o andamento de projetos e para realizar seus objetivos. Também pode ser empregada para incentivar paixões e relacionamentos.

 ☾ Correspondências mágicas: Entusiasmo, mudança, paixão, coragem, força, purificação, liderança, cuidado, proteção, vitória, sangue, calor, sol, e verão.
 ☾ Correspondências negativas: Ciúmes, raiva, inveja, conflitos, egocentrismo, impulsividade, medo e irritabilidade.

☽❍☾

☽❍☾ Dragões de Água
 ☾ Líder: Naelyon
 ☾ Cores: Azul puro, azul marinho, verde escuro e turquesa.
 ☾ Direção: Oeste
 ☾ Subdivisões: Dragões do Gelo, da Névoa, e da Chuva.

   Esses Dragões são extremamente calmos e costumam interagir com pessoas cujos sentimentos são bastante aflorados. Podem ser silenciosos e tímidos até que se desenvolva um laço entre o Dragão e o magista. Sua influência é tranquilizante e gostam de participar de meditações e rituais em que haja uma grande carga sentimental envolvida; também apreciam as artes como poesias, músicas profundas e pinturas.
   A Magia com os Dragões de Água geralmente é feita para lidar com emoções - seja para acalmá-las ou para intensificá-las. Também é empregada na fluidez de seus objetivos, para que continuem acontecendo sem interferências. Dragões de Água auxiliam em divinações e meditações, e no desenvolvimento da vidência e da empatia, bem como trazem calma e tranquilidade para quaisquer situações. Podem ser invocados para magias de cunho amoroso, desde que haja sinceridade.

 ☾ Corespondências mágicas: Amor, compaixão, intuição, calma, confiança, tranquilidade, divinação, fluidez, emoções e sentimentos, profundidade, harmonia, sinceridade.
 ☾ Correspondências negativas: Indiferença, preguiça, insegurança, medo, timidez, apatia, tristeza, instabilidade, confusão, mágoa.

☽❍☾

☽❍☾ Dragões de Ar
 ☾ Líder: Sairys
 ☾ Cores: Amarelo puro, amarelo claro, azul claro, cinza, branco.
 ☾ Direção: Leste
 ☾ Subdivisões: Dragões da Tempestade, do Vento, do Tempo e dos Relâmpagos.

   Esses Dragões são de natureza bastante pacífica e gostam de compartilhar conhecimento, sendo atraídos por conhecimento e intelecto. São bastante falantes e adoram interagir, especialmente em contato com outros seres mágicos, divindades ou em meditações e estudos. É fácil aproximar-se de um Dragão de Ar, embora sejam dispersos e um tanto individualistas. Música e incenso podem atraí-los.
   A Magia com os Dragões de Ar pode ser feita em busca de mudanças e renovação, para dar o pontapé inicial a projetos e inícios, ou no favorecimento da comunicação e do conhecimento. Eles favorecem a interação social, a fala em público, assim como o aprendizado e os estudos. Também auxiliam em Magia Temporal e na versatilidade para lidar com várias situações. Gostam de compartilhar conhecimento e sabedoria, assim como trazer ideias novas para alimentar a criatividade.

 ☾ Correspondências mágicas: Novos começos, felicidade, intelecto, astúcia, criatividade, inteligência, felicidade, bom-humor, comunicação, otimismo, primavera, renovação, versatilidade, raciocínio rápido e lógico.
 ☾ Correspondências negativas: Fofoca, desatenção, esquecimento, dispersão, egocentrismo, arrogância, estagnação, futilidade, inconstância.

☽❍☾

☽❍☾ Dragões de Terra
 ☾ Líder: Grael
 ☾ Cores: Verde puro, todos os tons de marrom, amarelo e preto.
 ☾ Direção: Norte
 ☾ Subdivisões: Dragões de Pedra, da Natureza, da Montanha, e da Floresta.

   Esses Dragões são bastante quietos e observadores; podem demorar a fazer contato, ainda que estejam presentes. São honestos e diretos; não gostam de dramas ou enrolações. Porém, também são bastante protetores e cuidadosos, e se interessam por pessoas esforçadas e sinceras. Cristais e metais são itens que podem atraí-los, visto que apreciam tesouros - tanto dinheiro quanto objetos com valor sentimental.
   A Magia com Dragões de Terra é feita para objetivos de longo prazo, com grande estabilidade e prosperidade como principal foco. São Dragões que prezam os relacionamentos familiares e, portanto, gostam de construir intimidade e laços fortes com aqueles que os invocam. Também ajudam a lidar com responsabilidades, a construir uma vida profissional de sucesso, alcançar estabilidade em todas as áreas da vida, e a criar resistência mental e física. Ainda que favoreçam a prosperidade, gostam de observar persistência e esforço para que tais metas sejam alcançadas.

 ☾ Correspondências mágicas: Respeito, resistência, família, prosperidade, força, estabilidade, metas, responsabilidade, profundidade, harmonia, propósitos.
 ☾ Correspondências negativas: Teimosia, fraqueza, rigidez, insensibilidade, avareza, ignorância, antipatia, hesitação, falta de consciência e de mudança.

☽❍☾

☽❍☾ Dragões do Caos
 ☾ Líder: -
 ☾ Cores: Tons escuros de roxo e o preto; também são relacionados com o prata.
 ☾ Direção: -
 ☾ Subdivisões: -

   Esses Dragões são um tanto complexos de lidar. Suas personalidades podem variar bastante; tem uma tendência à anarquia e a quebrar regras; seus códigos de honra pessoais também são diversificados, porém os seguem com fidelidade. Não podem ser considerados maus ou bons, visto que apenas gostam de provocar intensas mudanças para o crescimento do magista. São interessados e gostam de interagir, julgar e observar quem os invoca, sendo sinceros em seus julgamentos; podem provocar confrontos com os medos e os aspectos obscuros do magista, buscando a evolução pessoal do mesmo.
   A Magia com Dragões do Caos pode ser feita em busca de mudanças bruscas e fortes, renovação, inícios ou fins de ciclos, sorte, aprendizado, e quebra de barreiras e de coisas prejudiciais. Esses Dragões favorecem Magia Estelar e Planetária e divinações em geral, ainda que possam trabalhar com todas as esferas de magia. Uma vez que um relacionamento é criado entre um magista e um Dragão do Caos, este o acompanhará em todas as suas atividades mágicas, e trará os ventos da mudança a todo instante para sua vida.

 ☾ Correspondências mágicas: Mudança, caos, magia, divinação, autoconfiança e autoconhecimento, aprendizado, meditações, evolução, aperfeiçoamento, sucesso, renovação.
 ☾ Correspondências negativas: Inconstância, caos, arrogância, destruição, catástrofes, aleatoriedade, imprevisibilidade, dispersão.

 Começando na Dragon Magick - Invocando os Dragões


   Existem inúmeras formas de iniciar o contato com os Dragões. Porém, todos eles podem ser resumidos em um método bastante simples: convide-os. Atraia-os para sua vida. Não é preciso elaborar rituais complexos para dar seu primeiro passo; apenas mentalize que você deseja invocá-los para fazer parte de sua vida, e siga sua intuição.
   Depois de dado o primeiro passo, pense: que tipo de Dragão você quer atrair? Com qual você se identifica mais? Pode ser que você já possua um Dragão Guardião de um dos elementos acima, caso você tenha se identificado fortemente com a descrição de algum deles. Se você não tem certeza, ou se prefere iniciar através de uma apresentação mais formal, segue um exemplo de ritual simples para a invocação de Dragões.

☽❍☾

Ritual Simples para a Invocação de Dragões


   Esse ritual pode ser feito em qualquer dia da semana, em qualquer horário, desde que não haja interrupções durante a realização. Prepare o lugar, purificando-o com incenso de uma erva de sua preferência. Você pode optar por músicas calmas, se achar necessário.
   Abra o círculo mágico, caso você costume utilizá-lo. Convide os Dragões para participarem do seu ritual, e fale quais as motivações por trás dessa invocação. Se você deseja somente atrair seu Dragão Guardião, peça diretamente a ele que esteja com você. Seja sincero e fale tudo aquilo que sentir necessidade.
   Quando se sentir pronto, feche os olhos. Sente-se, e coloque uma vela em sua frente. Se você não souber que cor utilizar, opte pelo branco. Se desejar invocar um Dragão específico - para convidá-lo a manter contato com você, por exemplo -, utilize uma vela da cor correspondente ao elemento dele.
   Fique em silêncio e visualize seu templo interior. Seu templo interior é aquele lugar onde você mais se sente seguro, e pode ser completamente imaginário. Deixe sua mente relaxar e fluir. Em algum momento, o Dragão estará com você.
   Após a meditação, faça uma pequena oferenda em honra do Dragão. Pode ser uma poesia, uma dança, uma fruta, ou até mesmo a consagração de um objeto ou joia. Repita o ritual se sentir necessidade de se conectar com os Dragões, ou de interagir com seu Dragão Guardião.

   Também pode-se realizar esse ritual caso você queira a intervenção de uma divindade no contato com os Dragões. Nesse caso, convide o Deus ou a Deusa em questão - que pode ou não ser Tiamat, a Deusa conhecida por ser a mãe dos Dragões - e os Dragões em sua invocação no início do ritual. Peça para a divindade que ela lhe auxilie, lhe enviando um Dragão interessado em manter um relacionamento com você. Se for de seu interesse, você já pode consultar um oráculo durante o ritual para descobrir qual o elemento do Dragão que lhe acompanhará.
   Qualquer que seja o caso, em alguns dias, o Dragão que você invocou aparecerá em sua vida, por meio de sonhos, meditações ou diversas outras formas. Então, cabe a você manter seu contato com ele, através de meditações e da prática de magia. Lembre-se que o relacionamento com os Dragões deve ser construído com paciência e determinação, então, não inicie um contato caso você não vá mantê-lo. Dragões tendem a ir embora se forem negligenciados ou notarem falta de interesse.
   Quando você de fato começar a trabalhar com o Dragão que invocou, lembre-se de ser respeitoso, e agradeça-o sempre que possível por seu auxílio. Mantenha em mente que você é um aprendiz, e que caso seja sincero e ético na hora de lidar com os Dragões, terá poderosos amigos para lhe ajudar em suas atividades mágicas.

☽❍☾

Dragão Guardião e Dragão Guia


   O Dragão Guardião é aquele que escolheu lhe proteger. Nem todos possuem um Dragão Guardião; porém, todos podem convidar um Dragão que se interesse para que os protejam e para que esteja presente em suas vidas. Ele pode ir embora a qualquer momento; mas, se o fizer, você pode criar laços com outro Dragão interssado. Os Dragões Guardiões são aqueles que costumam aparecer em meditações e auxiliam bastante na prática de magia; após construído um laço entre o Dragão e o magista, eles costumam aparecer com frequência. Quando você se sentir desprotegido ou com medo, contate seu Dragão Guardião através de meditação ou de um ritual.
   Dragões Guias são aqueles que optam por lhe auxiliar em seu caminho. Podem ser os mesmos Dragões que agem como seus Guardiões, como podem ser Dragões completamente diferentes. É bastante difícil contatar seu (ou seus) Dragão Guia, visto que preferem aparecer somente quando julgam necessário. Suas aparições são feitas através de sonhos ou de meditações, e servem para lhe ensinar certas lições. Quando você se sentir perdido ou sem propósito, tente meditar ou consultar um oráculo com seu Dragão Guia.

Altar aos Dragões


   Ter um altar focado na Magia Draconiana não é necessário; ainda assim, é uma forma de centralizar seu contato com os Dragões, e também de facilitar o processo da realização de magia. Se você já possuir um altar focado nas práticas mágicas, pode adaptá-lo para a magia com os Dragões; se não, pode facilmente adaptar um cantinho para dedicar a eles.
   Um altar simples pode conter apenas as representações básicas de cada elemento - copo com água ou conchinhas, um incenso ou uma pena, uma vela e um cristal ou um pratinho com sal ou terra - e algum símbolo em homenagem aos Dragões. Você pode colocar estátuas, desenhos, poemas, velas, incensos, cristais, flores, e coisas relacionadas ao elemento do, ou dos Dragões com quem você se relaciona. Oferendas e rituais também serão feitos nesse altar.
   Caso você tenha um foco mais direcionado na prática de magia, é recomendado que tenha instrumentos mágicos consagrados apenas para a Magia Draconiana. Podem ser instrumentos simples, desde que sirvam para seu propósito; caso você consagre algum instrumento ou objeto para Magia Draconiana, evite utilizá-los em magias que os Dragões não participem.
   As oferendas aos Dragões podem ser bastante variadas, dependendo principalmente do elemento e da personalidade do Dragão com quem você trabalha. Em geral, Dragões apreciam coisas feitas para eles - desenhos, poemas, músicas, danças, estátuas, ou até mesmo alimentos feitos com a intenção de agradá-los. Para saber de oferendas mais específicas, a recomendação é que você medite e interaja com seu Dragão, pois seus gostos podem diferir bastante.

Divinação com os Dragões


   Dragões costumam interagir bastante através de oráculos, e também favorecem as divinações em geral. Se você procura por respostas diretas e precisas, convide um Dragão para lhe acompanhar na próxima consulta aos oráculos que você fizer. Eles podem ajudar em qualquer meio que você preferir - seja ele o Tarot, as Cartas Ciganas, as Runas Nórdicas, Scrying, entre outros.
   A melhor forma de divinar com os Dragões, no entanto, é através das Runas dos Dragões. Elas podem ser usadas para se comunicar diretamente com eles, ou para que eles lhe auxiliem a interpretar da melhor maneira possível as respostas obtidas através desse oráculo.
☾ Leia mais sobre as Runas dos Dragões.

Símbolos Dracônicos


   Na Magia Draconiana, pode-se incorporar símbolos relacionados a quaisquer sistemas mágicos ou crenças. Portanto, qualquer que seja o tipo de magia que você esteja praticando, sinta-se à vontade para empregar os símbolos que achar importantes e que auxiliarão nas energias empregadas.
   No entanto, alguns símbolos são considerados de importância especial para os Dragões. Caso utilizados corretamente, podem fortalecer ainda mais a magia em curso, e também honrar o Dragão que estejam trabalhando nela. Alguns exemplos são:

O Pentagrama
É o símbolo clássico da Bruxaria, mas também pode representar os cinco elementos aos quais os Dragões pertencem: Terra, Fogo, Ar, Água e Caos. É um ótimo símbolo protetor, especialmente se consagrado para o contato dracônico.

Olho de Dragão
Representa aquilo que está oculto, ou que é desconhecido. É utilizado como um símbolo de proteção, mas também como um símbolo para a magia e para o conhecimento das artes ocultas.

Chamas/Fogo
São um dos símbolos dracônicos - a baforada de chamas. Mesmo que nem todos os Dragões cuspam fogo, é poderoso por representar a cura e a destruição.

Serpente
É o animal mais próximo aos Dragões que conhecemos; as serpentes são conhecidas por lembrarem renovação, sabedoria, conhecimento, astúcia, sexualidade, imortalidade e novos começos.

Ouroboros
O Ouroboros é uma imagem de uma serpente, ou de um Dragão, engolindo a própria cauda. Ela demonstra a completude, o infinito, a recriação de si mesmo - ou seja, um ótimo símbolo para a conexão com os Dragões do Caos, que são responsáveis por esses acontecimentos.

Espiral
Encontrado em várias culturas e tradições, a espiral na Magia Draconiana representa a magia acontecendo, e pode servir para intensificar atividades mágicas feitas com os Dragões.

Dicas para praticantes de Dragon Magick


☾ Disciplina e responsabilidade são as palavras chave na Magia Draconiana. E confiança é a base do seu relacionamento com os Dragões; portanto, tenha palavra e honra.
☾ Não tenha medo dos Dragões. Você deve ganhar sua confiança, porém o medo apenas o atrapalhará e os afastará.
☾ Seja respeituoso. Agradeça pela ajuda deles sempre que for possível. Retribua o auxílio com oferendas. Não tente dar ordens a um Dragão, pois dessa forma, nenhum quererá trabalhar com você.
☾ Utilize a magia de forma responsável. Não se desvie de seu código de ética ou peça para um Dragão lhe ajudar em algo que vai contra os princípios dele.
☾ Pode ser difícil começar a se relacionar com os Dragões. Mas não desista; seja sincero e persistente, e demonstre que vale a pena trabalhar com você. Caso você fique confuso com o que determinado Dragão está tentando lhe mostrar, peça por sinais diretos, e tenha paciência.
☾ Você não pode forçar um Dragão a lhe ajudar, nem pode definir qual será a personalidade e o elemento do seu Dragão Guardião. O que você pode fazer é convidá-los para sua vida e se certificar de que se sintam atraídos.
☾ Caso o Dragão com que você está trabalhando diga seu nome, ou lhe peça para nomeá-lo, guarde bem esse nome e não divulgue-o a menos que ele lhe permita. Esse será o nome que você poderá utilizar para invocá-lo e para pedir sua ajuda.
☾ Dragões vão inevitavelmente lhe testar e lhe fazer passar por dificuldades para conhecerem quem você realmente é. Faz parte da Dragon Magick lidar com esses desafios, para que se alcance autoconhecimento e crescimento pessoal.
☾ Magia Draconiana leva tempo para aprender. Para algumas pessoas, apenas algumas semanas são necessárias para começar a praticar magia com os Dragões; para outras, meses de estudo podem não ser suficientes. Reconheça suas limitações e estude o máximo que puder.

A estudar,
Alannyë Daeris.

12 comentários:

  1. Esse foi o post mais completo e abrangente que encontrei!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma dúvida, encontrei um livro de magia draconiana, que falava em anjos. mas, por ser Wiccaniana (Ou como prefiro ser chamada, bruxa) não acredito em anjos. Então, mesmo semdo uma Bruxa, posso fazer magia draconiana? Tirar a parte dos anjos e arcanjos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é livre para fazer o que quiser. Os dragões existem para nos auxiliar e nos ajudar em nossos feitos.

      Excluir
    2. Vocês nunca pensaram se voces fazerem projesao astral vocês vão ver o seus dragoes.

      Excluir
  3. Achei muito interessante esse posto, mas não estou conseguindo ter acesso ao livros sugerido. Saberiam me indicar onde posso adquirir?

    ResponderExcluir
  4. Tem algum artigo que ensine Rituais para cada Dragão e seu Elemento?
    Se tem..onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que no material da Tradição Alento do Dragão você encontre mais informações nesse sentido. Basta acessar o instagram deles e buscar os livros publicados: @alentododragao.
      Bênçãos!

      Excluir
  5. E quando dragões nos visitam sem a gente invoca-los o que significa?

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.