quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Resenha: Spell Crafts, de Scott Cunningham

   Para essa semana, minha leitura foi do livro Spell Crafts, que infelizmente não possui tradução para o português (alô editoras esotéricas brasileiras!). Ainda que seu inglês seja claro e descomplicado, por conter instruções para criação de artesanatos e projetos manuais, pode ser inacessível para leitores brasileiros com pouco domínio da língua inglesa.

   Sinopse (na língua original): Feel the energy that flows through everything you do. Tap into that power! Carve a symbol, dip a candle, mix fragrant herbs, sculpt clay, and make your life all that you want it to be. When crafts are used to create objects intended for ritual or to symbolize the divine, the connection between the craftsperson and divinity grows more intense.

Ficha Técnica


   Autor: Scott Cunningham e David Harrington.
   Ano: 1993
   Editora: Llewellyn Publications
   Páginas: 193

   Scott é um dos autores de Bruxaria e Magia Natural mais aclamados do mundo, e a simplicidade de sua escrita parece ser capaz de nos inspirar imagens mentais harmônicas, naturais, uma conexão com o que há de mais singelo na magia. Spell Crafts é mais que um livro, pois suas páginas estão repletas de modelos, instruções e ideias fantásticas para criar artesanatos encantados, mas sem deixar de lado o panorama cultural e ancestral sobre o qual a sacralidade da criatividade artística humana se fundamenta.
   Quantos de nós não tivemos, ou ainda temos, um hobby artesanal e pensamos que não havia nada demais em bordar ou tricotar um suéter, fazer bijuterias de miçangas ou pintar e decorar caixas de madeira... Mas com a orientação e as sugestões contidas nessas páginas, seu espírito criativo perceberá a grandiosidade de confeccionar seus próprios feitiços para fazer a diferença em sua vida e na das pessoas que você ama, com decorações e objetos imbuídos de energias positivas.
   Não importa se você nunca praticou nenhum tipo de artesanato ou se acha que não tem habilidades com as mãos, fique tranquilo: existe alguma ideia em Spell Crafts que pode ser feita por você! Ainda que alguns ingredientes sugeridos pelo livro não sejam de tão fácil acesso para praticantes tupiniquins, há muito espaço para adaptação e contextualização, então não se sinta limitado, e sim encorajado e usar as receitas como bases para suas próprias criações mágicas.
   Mas não caia no erro de achar que esse livro fala apenas da história dos artefatos manuais ou de processos altamente cerimoniais envolvendo sua criação. Há um capítulo dedicado aos iniciantes, visando explicar as quatro etapas mágicas para a manufatura e consagração de um item com intenção espiritual, sintetizada com maestria. Através das noções e técnicas apresentadas no livro, você certamente poderá enfeitiçar e empoderar todo tipo de artesanato que se aventure em fazer.
   Enquanto lia, não consegui me conter e já rascunhei uma lista de materiais para os projetos artesanais que farei nas próximas semanas! E estou ansiosa para testar os Dados divinatórios que adaptei com três dadinhos de madeira que encontrei na entrada da minha casa um ano atrás e guardei sem saber qual seria sua finalidade... Até agora!

• ☾ •

Quer complementar suas práticas com ingredientes artesanais consagrados?
Edição de janeiro da Revista A Folha da Íbis já disponível no site!

• ☾ •

A efetivar mudanças tangíveis através das minhas ferramentas preferidas,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.