terça-feira, 2 de novembro de 2021

Natron ou Natrão

   O natron (ou natrão em português) é um composto salino que ocorre naturalmente nos leitos secos de rios egípcios. É um ingrediente com inúmeras aplicações práticas - era misturado a óleo para criar sabão e lavar o corpo, ou usado puro para higienizar a boca e os dentes, e para limpar a casa, pois remove todo tipo de graxa e oleosidade.
   Por sua propriedade antisséptica, o natron era aplicado em cortes e ferimentos para assepsia, ou misturado a outras substâncias curativas. É natural que fosse percebido pelos egípcios como um material capaz de promover purificação e limpeza a nível físico e também espiritual, protegendo e harmonizando, e preparando os sacerdotes para seus rituais através de lavagens e bochechos (como citado por Heródoto). Em papiros mágicos, é frequentemente citado em receitas para cosméticos, limpeza e embelezamento.
   Também era usado na secagem e preservação de peixes e carne, como um inseticida rudimentar, para alvejar os tecidos, como componente do pigmento "Egyptian Blue", nas cerâmicas de faience/faiança, para ajudar a soldar metais e pedras preciosas, na confecção de vidro e no curtimento do couro. Era o natron que permitia que os artistas e escribas keméticos pintassem a parte interna e escura das tumbas, pois quando adicionado ao óleo de rícino, cria um combustível para lamparinas que não soltam fumaça e não tingem as paredes com fuligem.
   E além de todas essas utilizações, o natron era um componente imprescindível no processo de mumificação, e os corpos cujos órgãos já haviam sido extraídos eram "soterrados" nesse ingrediente para que absorvesse a toda a água e secasse o corpo - e quando o carbonato de sódio entra em contato com a umidade, ele aumenta o pH, o que cria um ambiente hostil para a maioria das bactérias, evitando a decomposição dos cadáveres. Depois de 40 dias nessa secagem, o natron era retirado do corpo do indivíduo e as cavidades eram preenchidas com ervas, linho, areia e serragem.
   No Kemetismo na modernidade, o natron é empregado principalmente como um elemento de purificação e limpeza ritualística, antes de efetuar práticas ou rituais com os Netjeru - inclusive o Senut, o ritual diário. Se for possível, o praticante deve se banhar e lavar seus orifícios com natron, mas se não houver como, deve pelo menos lavar o rosto, as mãos, boca, ouvido e nariz. Pode ser desconfortável ou estranho lavar somente com água e sal de início, mas acostuma. O natron também pode ser usado para purificar e "acordar" as estátuas dos Deuses, como era feito todas as manhãs pelos sacerdotes egípcios nos rituais dos templos.
  

Receita Simples de Natron


Você precisará de:
• 1 parte de bicarbonato de sódio
• 1 parte de sal kosher, marinho ou sal refinado

   Coloque os dois ingredientes em uma panela junto a um pouquinho de água, o suficiente só para cobrir a mistura. Leve ao fogo médio e mexa. Quando ambos os ingredientes se diluirem e a água tiver evaporado pela metade, desligue e transfira para uma forma de metal ou vidro temperado (o formato não faz diferença, desde que fique uma camada de até 2cm do líquido).
   Você pode deixar secar naturalmente, ou levar ao forno na temperatura de 200° para acelerar a evaporação, mas cuidado para que não queime. Se optar por deixar evaporar sozinho, cubra a forma com um pano para que não caiam resíduos ou insetos, e saiba que pode levar mais de uma semana para que esteja pronto, dependendo da quantidade de água que tiver restado. O resultado final deve ser um sólido, que você quebra para retirar da forma, e pode usar diluindo na água em pedaços pequenos ou moer em um pilão para obter um pó.

A purificar em nome do Senhor do Natron,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.