sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Resenha: Tarô 3 - Oráculo e Métodos, de Nei Naiff

   Sinopse
: A trilogia Estudos completos do tarô tem como objetivo ensinar o conhecimento básico das cartas (história, simbologia, sistematização e interpretação), uma inigualável fonte de estudo e de pesquisa para o tarólogo contemporâneo. Este volume é destinado à chave oracular; nele são expostas as metodologias latino-americanas e europeias no trato da taromancia. O leitor entenderá as regras de lançamento para as cartas invertidas, para a combinação aos pares ou, ainda, como ler o antigo método italiano. É explanada a importância da estrutura de uma tiragem (geometria divina) e do posicionamento das cartas, bem como de sua relação com a pergunta “como interpretar?”. Além disso, esclarece quais aspectos são superstições e quais são verdadeiros. Nei Naiff também revela linguagens avançadas sobre dois temas recorrentes em consultas: amor e dinheiro. O livro traz conselhos importantes para uma boa leitura e interpretação correta do oráculo.

Ficha Técnica


   Autor: Nei Naiff
   Ano: 2019 (2° edição)
   Editora: Alfabeto
   Páginas: 384

   Como uma inveterada estudiosa de métodos oraculares, aprecio com gosto o trabalho que Nei Naiff desenvolve no livro de encerramento de sua trilogia, pois o faz de maneira impecável. Inicia a terceira obra falando sobre o oráculo, o tempo e o destino, a intuição, a projeção e a realidade, todos temas centrais quando falamos de uma tirada oracular. Aborda as formas geométricas em sua relação simbólica com a tarologia, para auxiliar o leitor a compreender qual o melhor formato para o tema que busca abordar de acordo com a geometria divina.
   Então segue para outros assuntos de enorme relevância, como direcionamentos para formular as perguntas, escolher a melhor tiragem, interpretar a carta no método, previsões, discorrendo até sobre o embaralhamento e escolha das cartas, para que não restem dúvidas. Os conselhos finais são pontuais e favorecerão enormemente os iniciantes que os levarem para a vida.
   Na parte 2, estão contidas as instruções acerca de diversos métodos para leitura de cartas, desde tiradas consagradas como a Mandala Astrológica, Péladan e Cruz Celta, até os métodos de escolha e disposição de cartas como o Método Europeu, Americano, Italiano e Básico, e a orientações sobre como aplicá-los nas tiradas já citadas.
   É louvável o fato de Nei ser o primeiro autor a reunir e explicar todas as metodologias e técnicas desenvolvidas para lançar as cartas do Tarô, sempre numa linguagem leve e objetiva. Exemplos de tiradas com imagens de diferentes Oráculos são apresentadas em todas as situações, para facilitar o entendimento dos conteúdos ensinados e auxiliar o leitor na compreensão de como as cartas são interpretadas na prática em cada posição ou método particular.
   E nas partes 3 e 4, os temas de amor e dinheiro são abordados a fundo, com descrições de cada um dos 22 arcanos maiores e suas possibilidades de interpretação dentro dessas áreas. É uma leitura pontual e esclarecedora do início ao fim - e pode-se dizer o mesmo da trilogia como um todo, essencial para quem deseja aprender o Tarô, e merecidamente renomada por sua qualidade.

A aplicar novos métodos,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. Esse blog me ajudou bastante no início da minha caminhada. Fico muito feliz de ter o encontrado de novo e ver que ainda esta ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de escrever no comentário: Muito obrigado, vcs não fazem ideia do quanto me ajudaram

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.