sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Feitiço 95 do Livro dos Mortos - Para estar na presença de Thoth

   O Livro dos Mortos (no inglês, Book of the Dead, ou em tradução mais aproximada do título egípcio original r(ꜣ)w n(y)w prt m hrw(w), "Book of Coming Forth by Day") é uma coletânea de textos funerários geralmente inscritos em papiros, que abrange um período entre 1550 b.C e 50 b.C, ou seja, desde o início do Novo Império até o Período Romano. Tais textos mortuários possuem uma característica mágico-religiosa, servindo para guiar e auxiliar uma jornada segura no submundo, garantindo a chegada do falecido no julgamento de sua alma, e o subsequente renascimento para a vida eterna.
   Apesar de ser popularmente referido como um livro, não há um cânone ou seleção específica de textos que compunham o Livro dos Mortos, pois os feitiços (spells) e ilustrações (vignettes) escolhidos variam bastante nos exemplares conhecidos. Sendo assim, o trabalho de enumerar e organizar os textos recaiu sobre os pesquisadores da modernidade, não devendo ser levado ao pé da letra como uma ordem fixa e rígida dos feitiços, que pareciam ser escolhidos a dedo pelos egípcios que requisitavam sua produção aos escribas, conforme as percepções pessoais de quais seriam os encantamentos mais úteis na jornada que realizariam pelo pós-vida.
   Nesse texto, além de uma brevíssima introdução sobre o Livro dos Mortos, me proponho a traduzir e apresentar um dos encantamentos que mais me cativa dentre a numerosa seleção de textos dessa coletânea: um feitiço com a finalidade de estar na presença de Thoth. Uma parte fundamental das práticas mágico-religiosas egípcias (ou Heka) consiste nos encantamentos, ou seja, o poder da fala. É o caso do spell 95, composto por um encantamento e uma vignette ilustrativa do falecido, efetuando a magia. Importante notar que nos feitiços funerários, o operador da magia é equiparado a Osíris, fazendo alusão direta ao processo mitológico de vida, morte e renascimento desse Deus.

Vignette do Spell 95 do Livro dos Mortos de
Ramose. Datado entre os séculos 14-13 a.C. Fonte.

Feitiço para estar na presença de Thoth


Palavras ditas por Wesir (Osíris), supervisor dos arquivistas do Senhor das Duas Terras, (seu nome/nome do falecido), Justificado(a).

Ele diz: "Eu sou o terror na tempestade e o guardião da grande cobra em guerra. Eu ataquei com a faca e cinzas esfriam os oponentes para mim. Eu agi em defesa da grande cobra em batalha. Eu fortaleci a faca afiada em posse daquela afiada que está na mão de Khepri na tempestade. Eu sou o Osíris, supervisor dos arquivistas do Senhor das Duas Terras, (seu nome/nome do falecido), Justificado, em paz."

Notas complementares:

• Nos espaços entre parênteses, estava inserido o nome de Ramose, o dono desse exemplar do Livro dos Mortos. Sendo assim, deve ser substituído pelo nome do operador da magia, identificando-o como Osíris, o Justificado.
• Apesar de configurar como um feitiço funerário, é possível adaptar o feitiço para outras práticas mágico-religiosas que visem conexão com Thoth - seja por meio de invocação ou evocação.
• Pela observação da vignette que acompanha o texto, é sugerível que oferendas sejam efetuadas junto ao feitiço, como de costume em atividades devocionais. Além da evidente oferenda de uma flor de lótus-azul (Nymphaea nouchali var. caerulea) por Ramose, há um recipiente para líquidos possivelmente contendo cerveja ou água, e um item branco que se assemelha a um pão ou algum tipo de comida.

A colher lótus para o Benfeitor Universal,
   Alannyë Daeris

3 comentários:

  1. como você conseguiu o livro com os feitiços? eu tenho o da wallis budge e não tem, pode me mandar o link? ou um norte? 🥹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Sim, infelizmente, o livro do Budge é uma das piores versões do Livro dos Mortos. Eu também o tenho, é uma tradução muito arcaica e com adaptações que descontextualizam completamente o sentido original dos textos. Sem falar que na tradução brasileira, o resultado fica pior ainda, por ser uma tradução de uma tradução "mal feita".
      Os spells podem ser encontrados em sua grande maioria, individualmente, na internet, principalmente buscando em sites estrangeiros. Por exemplo, um dos dos sites que serviram para ilustrar o post (com a vignette correspondente a esse feitiço) foi esse:
      https://book-of-the-dead.fitzmuseum.cam.ac.uk/explore/the-book-of-the-dead/spell-95#:~:text=Spell%2095%20is%20%27for%20being,god%20in%20question%20is%20Thoth.

      A fonte de estudo que recomendo para essa obra, é o Ancient Egyptian Book of the Dead: Journey Through the Afterlife, de John H. Taylor. Em segundo lugar, fica o livro The Egyptian Book of the Dead: The Book of Going Forth by Day, de Dr. Raymond Faulkner.

      Espero ter ajudado! ♥

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.