quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Os Chakras e Suas Correspondências


   "Chakra" é uma palavra em sânscrito que significa círculo, disco. São vórtices de energia, centros que regulam o fluxo energético do nosso corpo. Existem vários chakras espalhados em todo nosso corpo, mas os mais importantes e que recebem mais atenção são sete. Quando estão alinhados e desbloqueados, a energia flui livremente pelo corpo, resultando em um equilíbrio em todos os aspectos da vida.
   O bloqueio de chakras pode acontecer por motivos emocionais, pela forma de agir e pensar. Pode ser resultado de karma ou atitudes do passado também. Da mesma forma, a abertura excessiva de chakras é igualmente ruim, pois tudo que é desequilibrado causa efeitos negativos.
   Cada um dos sete chakras está localizado em uma área do corpo e possui várias correspondências energéticas, que podem ser usadas para trabalhar com o chakra e com sua energia. Veja na imagem abaixo essas informações. Começaremos pelo chakra localizado na parte mais inferior do corpo, e subiremos até o último, mais superior.

Imagem original. Editada pela autora.


1 - Muladhara: Chakra Raiz, ou Base.
Cor: Vermelho.
Mantra: Lam.
Elemento: Terra.
Regente planetário: Saturno.
Função: Instinto, sobrevivência, segurança, vigilância.
Correspondências: Energia, estabilidade, conforto, segurança.
Meta: Sobreviver, nutrir, encarnar, fazer parte de algo.
Frases: "Eu sou", "Eu me aceito como sou".
Cristais: Granada, Hematita, Jaspe Vermelho, Rubi, Turmalina Negra, Obsidiana, Rodonita, Quartzo Fumê.
Comidas que estimulam: Vegetais em raízes. Cenoura, cebola, produtos de soja, pimenta cayenne, páprica. Comidas ricas em proteínas, temperos e especiarias picantes.
Quando está equilibrado: Coragem, responsabilidade, estabilidade, força, autossuficiência, segurança, vitalidade, equilíbrio, enraizamento, foco, capacidade de manifestar e atrair o que deseja, força de convicções e crenças.
Quando está bloqueado: Insegurança, nervosismo e preocupações exarcebadas, vícios, pouca resistência física e psíquica, falta de ambição, usa mecanismos de defesa como vitimismo ou negação para evitar responsabilidades.
Quando está hiperativo: Agressividade, irritabilidade, apego aos bens materiais, ambições exageradas ou irreais, pouco esforço e força de vontade para alcançar as metas que coloca, pessoa centrada somente na vida material e nos prazeres, inconsequência e irresponsabilidade, isolamento, necessidade de se impor sobre os outros, atitudes mimadas.
Exercícios simples de ativação: Pise no chão com força, marche no lugar, faça agachamentos.


2 - Svadhisthana: Chakra Sacro, ou Sexual.
Cor: Laranja.
Mantra: Vam.
Elemento: Água.
Regente planetário: Marte.
Função: Emoção, sexualidade, criatividade, inspiração, autoestima.
Correspondências: Sensualidade, sexualidade, prazer, sociabilidade.
Meta: Sentir todos os tipos de p
razer, demonstrar sentimentos, fluidez da sexualidade, relaxar.
Frases: "Eu sinto", "Eu me amo e aceito meu corpo".
Cristais: Cornalina, Citrino, Pedra da Lua.
Comidas que estimulam: Frutas doces (melão, manga, maracujá, morango, laranja, coco), mel, sementes (amêndoa, nozes, amendoim), especiarias (canela, baunilha, páprica doce, sementes de gergelim e cominho).
Quando está equilibrado: Criatividade, maturidade emocional, harmonia na vida sexual, espontaneidade, prazer, abundância, alegria.
Quando está bloqueado: Bloqueios criativos, medo da sexualidade ou problemas sexuais como impotência, falta de libido, auto-estima baixa, rigidez de crenças, teimosia, mágoas, síndrome de impostor e desvalorização de si mesmo, bloqueio sentimental em momentos tensos, sentimentos de culpa.
Quando está hiperativo: Sexualidade exagerada e compulsões sexuais, ciúmes, descontrole emocional, sentimentos à flor da pele, criatividade desperdiçada, vulgaridade.
Exercícios simples de ativação: Faça movimentos circulares com a cintura, e impulsos com a pélvis para frente.


3 - Manipura: Chakra do Plexo Solar.
Cor: Amarelo.
Mantra: Ram.
Elemento: Fogo.
Regente planetário: Sol.
Função: Liberdade, escolhas pessoais, poder, mente, controle, ego.
Correspondências: Força, personalidade, poder, determinação.
Meta: Poder pessoal, harmonia e tranquilidade emocional, discernimento, auto-reconhecimento.
Frases: "Eu faço", "Eu honro e respeito a mim mesmo".
Cristais: Âmbar, Citrino, Olho de Tigre, Topaz.
Comidas que estimulam: Alimentos que nutrem como milho, abacaxi, feijão, pimentas, banana, aveia, temperos e especiarias quentes como gengibre e cúrcuma.
Quando está equilibrado: Clareza mental e emocional, postividade, auto-estima, confiança, carisma, espontaneidade, discernimento.
Quando está bloqueado: Desânimo, descontrole, facilmente distraído, nervosismo, abatimento, sentimento de derrota perante os obstáculos da vida, paranoia.
Quando está hiperativo: Insatisfação, sensação de vazio interior, irritabilidade, necessidade de estar no controle de todas as situações, incapacidade de ficar em paz.
Exercícios simples de ativação: Dance livremente. Dança do ventre ou bambolês são bem apropriados.


4 - Anahata: Chakra Cardíaco.
Cor: Verde.
Mantra: Yam.
Elemento: Ar.
Regente planetário: Vênus.
Função: Amor, compaixão, cura, empatia, devoção.
Correspondências: Aceitação, amor, compaixão, sinceridade.
Meta: Amar e ser amado, aceitação, confiança, amor incondicional, perdão.
Frases: "Eu amo", "Eu mereço".
Cristais: Quartzo rosa, esmeralda, jade, kunzita, malaquita, peridoto, turmalina rosa e verde, aventurina, ágata musgosa.
Comidas que estimulam: Vegetais folhosos e legumes como alface, espinafre, brócolis, couve-flor, hortelã, brotos de trevo, salsinha, ervilha, abobrinha, pepino, couve, acelga, aipo. Outros alimentos verdes como abacate, limão, kiwi, maçã verde.
Quando está equilibrado: Boa vontade, generosidade, cooperação, aceitação, amorosidade, dar e receber, gratidão, bons relacionamentos e laços afetivos.
Quando está bloqueado: Vulnerabilidade e dependência emocional, sensibilidade extrema ou indiferença completa, dificuldade de lidar com rejeição e frustrações, depressão, incapacidade de criar vínculos e intimidade com as pessoas, necessidade de agradar e fazer tudo pelos outros.
Quando está hiperativo: Medo da rejeição, fraqueza emocional, sacrifica-se demais pelos outros esperando receber retornos emocionais como atenção e carinho, esconde os próprios sentimentos para parecer forte.
Exercícios simples de ativação: Faça flexões, nade, abrace a si mesmo, abrace árvores.


5 - Vishunddha: Chakra Laríngeo.
Cor: Azul.
Mantra: Ham.
Elemento: Espírito/Éter.
Regente planetário: Mercúrio.
Função: Comunicação, expressão, fala.
Correspondências: Comunicação, expressão, criatividade, inspiração.
Meta: Criar, comunicar, compartilhar ideias.
Frases: "Eu falo", "Eu me expresso sinceramente".
Cristais: Água marinha, amazonita, crisocola, celestita, turquesa, quartzo azul.
Comidas que estimulam: Líquidos em geral: água, sucos de frutas naturais, chás. Alimentos azedos ou fortes como limão, lima, uva, kiwi. Frutas que crescem em árvores, como maçã, pêra, ameixa, pêssego, damasco, etc. Capim-limão e sal.
Quando está equilibrado: Honestidade, ser verdadeiro com os outros e consigo mesmo, se expressar com clareza, ouvir a si mesmo, força de vontade e convicção.
Quando está bloqueado: Dificuldade de se expor, superficialidade e futilidade, pessoa confusa e que não sabe o que quer da vida, medo do julgamento alheio, timidez, fobia de falar em público ou pessoa que fala muito alto.
Quando está hiperativo: Impulsividade, sentimento de culpa por coisas bobas, medo, frieza, linguagem vulgar e chula, fala muito alto, despreza o intelecto alheio e valoriza demais a própria inteligência.
Exercícios simples de ativação: Faça gargarejos, cante ou grite.


6 - Ajna: Chakra Frontal, ou do Terceiro Olho.
Cor: Índigo ou anil.
Mantra: Om.
Elemento: Luz.
Regente planetário: Lua.
Função: Pensamento, intuição, cognição, percepção extrassensorial, equilíbrio entre a mente e a intuição.
Correspondências: Intuição, lucidez, meditação, confiança.
Meta: Intuição, ouvir a voz interior, clareza.
Frases: "Eu vejo", "Eu penso o melhor".
Cristais: Lápis-lazúli, azurita, fluorita, safira, sodalita, sugilita, ametista.
Comidas que estimulam: Comidas roxas e azuladas são muito estimulantes. Uva, beringela, batata rosa, cebola roxa, amora, mirtilo, repolho roxo, ameixa. Alimentos ricos em ômega 3 como salmão, nozes e abacate também estimulam esse chakra.
Quando está equilibrado: Clareza, autoconhecimento, clarividência, intuição bem desenvolvida, sabedoria, flexibilidade.
Quando está bloqueado: Dificuldade de raciocínio, confusão e rigidez mental, incapacidade de pensar com clareza e lógica, falta de memória, bloqueios e aversão à espiritualidade, pessoa presa aos desejos materiais e carnais, pesadelos, cinismo.
Quando está hiperativo: Arrogância intelectual, supervalorização do intelecto e da razão, desprezo por pessoas sentimentais ou pouco inteligentes, considera a espiritualidade inferior e contrária à ciência.
Exercícios simples de ativação: Treine sua visualização, visualização remota e sonhos lúcidos.


7 - Sashara: Chakra Coronário, ou da Cabeça.
Cor: Violeta, branco, ou a cor do chakra mais ativo da pessoa.
Mantra: Om/Ah.
Elemento: O universo/o espaço.
Regente planetário: Júpiter.
Função: Conexão com o mundo espiritual, transcendência, evoluir e ascender, se aprimorar como ser humano.
Correspondências: Sabedoria, consciência, realização, espiritualidade.
Meta: Transcender, libertar-se das amarras, evoluir espiritualmente, ser um com o divino.
Frases: "Eu entendo", "Eu confio na existência".
Cristais: Ametista, cristal de quartzo transparente, selenita, berilo, lepidolita, pedra da lua.
Quando está equilibrado: Gratidão, bênçãos, compreensão e harmonia espiritual, aceitação da realidade divina, transcendência.
Quando está bloqueado: Medo da morte, falta de esperança, hiperatividade, alienação, necessidade de provar que é único e insubstituível, atrai problemas de saúde e acidentes para sua própria vida, hesitação em ajudar os outros.
Quando está hiperativo: Não há hiperatividade, pois para este chakra estar ativo, é preciso que todos os anteriores estejam equilibrados.
Exercícios simples de ativação: Meditação e oração.


Imagem com todos os Chakras para referência. Você pode usá-la em meditações, visualizando o símbolo de cada chakra e recitando o mantra equivalente. Olhar as cores são um método bastante usado para a ativação de cada chakra.

Formatos das flores de cada chakra e nome em Sânscrito.

Meditação Simples com os Chakras


   Primeiramente, certifique-se de que não será interrompido, e organize o ambiente para sua meditação. Você pode acender um incenso ou borrifar um aromatizador para purificar o ambiente, mas se não for de seu costume, não há necessidade. Se sua casa é barulhenta, coloque alguma música para meditação ou sons que possam ajudar, desde que não vá lhe atrapalhar.
   Sente-se confortavelmente. Se a posição de lótus não lhe deixar à vontade, sente-se sobre uma almofada ou em uma cadeira; tente estar bem confortável antes de iniciar. Assim que estiver relaxado, comece a prestar atenção em sua respiração.
   Dentro dos primeiros minutos, tente desenvolver um padrão de respiração. Pode ser 4 segundos de inspiração e 5 segundos de expiração, por exemplo. Ou inspire pelo nariz e expire pela boca. Enquanto isso, concentre-se em se desprender de todas as suas preocupações, dúvidas e receios que possam existir em sua mente.
   Sente-se com a coluna reta e feche os olhos se ainda não tiver feito isso. Mude seu foco para a base da sua espinha, onde o Chakra da Raiz está localizado. Sinta a energia da terra abaixo de você rodopiando, e deixe-a fluir para dentro do seu chakra vermelho desabrochante. Você pode imaginar seus chakras como quiser, mas para os propósitos dessa meditação, irei me referir a eles como lótus. Deixe que o amor e poder nutritivo da terra preencha sua estabilidade e vitalidade ao máximo. A energia vermelha do chakra da raiz flui para dentro e para fora de você através das suas pernas, e todo o seu estresse vai se dissipando. Repita o mantra do chakra da raiz (Lam), ou alguma frase correspondente como "Eu me aceito como sou", "Eu estou aterrado".
   Agora, a raiz que vem das profundezas da terra sobe lentamente para seu Chakra Sacro. Permita que se conecte com essa lótus alaranjada, cheia de criatividade e desejo. Você tem uma vida amorosa satisfatória, está cheio de ideias incríveis, e se diverte muito com seus amigos. Sinta a energia sacra formando anéis ao redor da parte inferior do seu corpo. Novamente, use o mantra do chakra sacro (Vam), ou frases correspondentes como "Eu me amo e aceito meu corpo", "Eu sou criativo e cheio de amor".
   A raiz da terra continua a fluir, chegando ao seu Chakra do Plexo Solar. Sinta a raiz se conectar com a lótus dourada, e uma sensação de confiança se espalha por sua cintura. Qualquer coisa que esteja lhe estressando, se torna um problema minúsculo agora. Você está cheio de confiança, e você é a própria luz que precisa seguir. Nada é mais importante que sua felicidade, e você sabe disso. Use o mantra do chakra do plexo solar (Ram) ou frases correspondentes como "Eu honro e respeito a mim mesmo", "Eu sou uma pessoa confiante e capaz".
   Conforme a raiz que vem da terra se conecta com seu Chakra Cardíaco, tente sentir o máximo de amor próprio e boas vibrações possíveis. Visualize uma luz verde iluminando todo o mundo, trazendo um sorriso ao seu rosto e ao rosto das pessoas próximas de você. Use o mantra do chakra cardíaco (Yam) ou uma frase como "Eu amo o mundo, e o mundo me ama também", "Eu mereço amor".
   Sinta seu Chakra Laríngeo sendo acariciado pela energia abundante da terra, lembrando você que falar e fazer sua voz ser ouvida é muito importante. Uma lótus azul-clara emite seu brilho cintilante, envolvendo seu pescoço como um cachecol. Reafirme para si mesmo que você tem o poder de reivindicar suas opiniões e crenças. Use o mantra do chakra laríngeo (Ham), ou uma frase como "Eu falo com eloquência e deixo os outros serem ouvidos" ou "Eu me expresso sinceramente".
   A raiz vai se afinando conforme se aproxima do Chakra Frontal, acendendo sua intuição e intelecto. Quaisquer que sejam as deciões que você tenha que tomar em breve, esse chakra lhe ajudará a se sentir confiante. Você pode confiar em sua intuição, e a luz índigo radiante em sua testa representa essa habilidade natural. Use o mantra do chakra frontal (Om) ou uma frase correspondente como "Eu vejo", "Eu penso o melhor".
   Por último, o Chakra Coronário recebe a energia graciosa da terra. A lótus violeta do topo da cabeça desabrocha suas pétalas, fortalecendo seu sentimento de confiança em algo superior, ou crença no divino. Sinta a energia desse chakra confortando seus pensamentos mundanos e derretendo as últimas de suas preocupações. Você pode confiar na existência superior, na energia do universo. Você pode estar em paz, tranquilo. Use o mantra do chakra coronário (Om) ou uma frase correspondente como "Eu estou em um plano elevado de consciência", "Eu entendo".
   Sinta a felicidade de estar em equilíbrio. Sinta gratidão por tudo que existe, e vá retornando aos poucos ao seu estado alerta normal, abrindo os olhos. Se quiser, pode continuar meditando por algum tempo, ou prosseguir para um ritual ou atividade mágica de sua preferência.

Algumas informações do site Oficina das Bruxas.
Meditação adaptada e traduzida daqui.


• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?
Clique aqui e conheça o Padrim!

• ☾ •

A equilibrar fluxos,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.