segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Vampirismo Energético

"The Two Balconies" por Salvador Dalí, 1929. Óleo sobre tela.
   Vampiros são criaturas fictícias bem frequentes no imaginário e na cultura popular. Porém, há um tipo de vampiro que existe mesmo na vida real, e que pode ser tão perigoso quanto os vampiros da ficção: os vampiros energéticos. No entanto, se tratam de pessoas que interagimos, não de entidades sobrenaturais de índole obrigatoriamente má.
   Você já se sentiu triste ou irritado do nada? Um sentimento de vazio, tristeza, cansaço, geralmente durante ou depois de estar na presença de alguma pessoa. Esse é o maior indicativo de que você teve sua energia sugada por um vampiro energético, e sim, qualquer pessoa pode acabar sendo um vampiro - na maioria das vezes, sem querer ou saber que está sugando a energia alheia.

O que é um vampiro energético?


   São pessoas que "se alimentam" da energia alheia, fazendo isso conscientemente ou não. Elas necessitam da energia vital e/ou emocional das pessoas para se sentirem bem, pois os fluxos energéticos do seu corpo não funcionam como deveriam (geralmente por um bloqueio de chakras, um karma negativo, enfim). 
   Isso pode acontecer temporariamente, quando alguém está muito doente, ou passando por um período negativo, uma crise pessoal ou um distúrbio em uma ou mais áreas da vida. Porém, assim que esse problema é resolvido, a necessidade inconsciente de sugar a energia alheia some, pois voltam ao seu estado natural e aos seus fluxos equilibrados. 
   No entanto, há pessoas que durante suas vidas inteiras permanecem sendo vampiras energéticas (e podem continuar fazendo sem se darem conta), constantemente sugando a energia de outras pessoas. Essas pessoas são potencialmente perigosas, e podem causar efeitos devastadores na vida de outras pessoas, especialmente quando são conscientes e má-intencionadas. 
   Essas pessoas são geralmente imaturas com seu lado emocional, tem baixa auto-estima, e muitas inseguranças internas. É como se tentassem suprir um vazio existencial através da energia alheia, incapazes de criar sentimentos positivos dentro de si mesmas. São atraídas por pessoas de bom coração, ou que tenham uma atitude passiva e não saibam falar não para os outros, pois são "vítimas" fáceis. 

Identificando o Vampirismo


   Existem duas formas de identificar os atos de vampirismo psíquico: analisando cuidadosamente a pessoa e suas atitudes, ou percebendo os efeitos que ela causa em você e nas outras pessoas. Pessoas sensitivas tem mais facilidade de identificar, pois sentirão os efeitos muito mais profundamente. Mas como vampiros energéticos tendem a ser manipuladores natos, por vezes, a pessoa não consegue perceber ou se desvencilhar da interação tóxica à qual está presa.

   A lista abaixo são várias atitudes comuns de "sanguessugas" energéticos. Não quer dizer que essas pessoas fazem tudo dessa lista, mas se três ou mais forem descrições muito certeiras da pessoa, fique alerta. 
   Não se desespere se você se identificar com algumas atitudes, é normal fazer uma ou outra coisa de vez em quando. Ninguém é perfeito. Mas o problema está na frequência ou intensidade dessas atitudes. Se você se sentiu descrito... talvez seja hora de mudar algumas atitudes! 

• Reclama constantemente.
• É vítima de tudo que acontece, mesmo em situações que não são bem assim.
• Está sempre em busca de atenção, e parece querer ser o centro das atenções a todo momento.
• Nunca aceita sua culpa, encontra um "bode expiatório" para colocar a responsabilidade. Consegue distorcer os fatos com facilidade para isso.
• Chantagista emocional. Sempre que você tenta se abrir, a pessoa usa isso contra você, e sai por cima da discussão.
• Manipuladora. 
• Fala muito, mente com frequência.
• Arrogante, prepotente, sabe mais que você sobre qualquer coisa e não aceita uma opinião contrária nem ser corrigida.
• Egocêntrica. Tudo que acontece é por causa dela, o mundo gira em torno do umbigo da pessoa.
• Nunca te ouve. Quando você está falando, parece que a pessoa está só esperando o momento de falar, sem dar a mínima para o que você fala. Ou te interrompe para falar sobre a própria vida, e não te deixa terminar nenhuma frase.
• Distorce as coisas que você fala. Parece que entende as coisas da maneira que acha melhor para si.
• Está sempre criticando. Nada lhe agrada, nada é bom, nada é bem feito. Somente as coisas que a pessoa faz ou gosta são dignas de elogios. 
• Age com ingratidão. Esquece ou ignora as coisas que você faz por ela, como se fosse obrigação sua.
• Não dá valor para os seus hobbies, ou para as coisas que gosta num geral. Desdenha dos seus gostos para música, cinema, livros, etc.
• Se você conta para ela uma situação negativa que aconteceu com você, ela responde que "isso não é nada..." e começa a falar de inúmeras coisas ruins que aconteceram com ela. Seu sofrimento parece nunca ser o mesmo que o dela, pois ela sempre tem algo pior para acrescentar.
• O contrário também acontece: você conta algo bom que lhe aconteceu, e ela começa a contar vantagem de coisas muito melhores que aconteceram para ela. Se você fala que fez uma viagem para visitar sua família no interior, ela responde falando da viagem para o exterior que fez no ano passado. Está sempre tentando te desprestigiar ou desvalorizar.
• Só vê o lado negativo das coisas. Principalmente quando diz respeito à você.
• Os conselhos amorosos da pessoa se mostram prejudiciais. Incentiva você a ficar com pessoas que não te fazem bem, ou a se afastar de pessoas que são importantes pra você.
• Quer saber tudo sobre sua vida. Fica fazendo mil perguntas, se não é convidada para alguma coisa faz um drama terrível. Quando você esquece de responder uma mensagem, ou age de uma forma que ela não gosta, vai tentar de tudo para que você se sinta culpado e chateado.
• Se as coisas não saem do jeito que a pessoa queria, vai tentar te convencer por bem ou por mal. Ficará irritada, ou triste, ou agressiva.
• Faz brincadeiras de mau gosto, sobre suas inseguranças ou defeitos. Quando você demonstra que se incomoda ou se ofende, diz para levar na esportiva, ou que você é sensível demais e se ofende por nada.
• É ciumenta, ou vive falando mal dos seus amigos. Sempre tem algo negativo para acrescentar sobre todo mundo. 
• Lembra de coisas que aconteceram há muito tempo, só para jogar na sua cara. E é comum que adultere os acontecimentos que você não se lembra.
• Você dá a mão, e a pessoa quer o braço. Pede favores absurdos, e faz chantagem emocional para você se sentir compelido a ajudar. E quando você menos espera, se sente responsável pelos problemas da pessoa, se afetando por eles como se fossem seus.

   Agora, a lista de efeitos que você pode sentir depois de ser sugado energeticamente. Geralmente acontecem quando você está na presença da pessoa, ou depois de vê-la por algum tempo. 

• Cansaço físico e mental. Você se sente zonzo, e não sabe porquê.
• Irritação, nervosismo. Dá vontade de explodir pelos menores motivos.
• Desânimo. Parece que sua vontade de fazer qualquer coisa foi sugada completamente.
• Pessimismo e negatividade.
• Azar. Sempre que sai com a pessoa, ou depois de vê-la, as coisas dão errado.
• Quando você conta seus planos para a pessoa, eles não dão certo.
• Pesadelos. Podem até envolver a pessoa.
• Pressão baixa, mesmo quando você se alimenta bem ou não está tão quente.
• Sensações estranhas no geral. Tem alguém que "seu santo não bate"? Pode ser por isso.

   Não confunda vampirismo com sensitividade! Alguns dos sintomas acima podem acontecer com pessoas sensitivas, depois de estar no meio de várias pessoas, ou em um ambiente diferente. Por isso é importante observar muito as atitudes das pessoas; para saber se é de fato um vampirismo energético, ou só você se afetando pelos ambientes carregados.

Lidando com as "Sanguessugas"


   Há várias maneiras de lidar com isso. Você pode falar francamente com a pessoa, pois ela pode não se dar conta do que está fazendo. Nesse caso, tenha muito tato na hora de conversar, pois a pessoa pode não entender e se ofender - até porque, o vitimismo, a chantagem emocional e a manipulação são atitudes comuns de um sanguessuga. 
   Se você acha que a pessoa faz propositalmente, se afaste e corte relações o máximo que puder. Se não houver uma maneira de se afastar ou mandar a real, você deve se focar na sua proteção. Mas se a pessoa não for tão importante assim na sua vida, e você acha que falar não adiantaria muito, não tenha dó de tirá-la de sua vida completamente. Saber escolher as pessoas com quem nos relacionamos é muito importante para nosso bem-estar e saúde mental. Pode ser que você veja sua auto-estima melhorar, e seus caminhos se abrirem...
   Para pessoas do seu convívio, como colegas de trabalho e familiares, você pode mudar suas atitudes e deixar um pouco mais claro que se incomoda com a forma como agem. Não leve desaforo para casa, não faça o que querem, não fique aturando suas reclamações e seu vitimismo. Ignore, seja ríspido e firme em suas respostas, e use da honestidade. Basicamente, não seja uma "presa fácil".
   As formas mais efetivas e funcionais para se blindar do vampirismo, entretanto, podem ser feitas através da magia. Algumas delas são:

• Consagre pedras e cristais com propriedades protetoras para impedir o vampirismo. Ande com elas no bolso, na mochila, ou faça colares, chaveiros, etc. 
• Faça amuletos e saquinhos mágicos. Use ervas protetoras e purificadoras, acrescente cristais apropriados, cinzas de incensos, pequenos espelhos para refletir as energias de volta, enfim. 
• Purifique-se com frequência. Você pode usar banhos mágicos, defumações, cristais, rituais com ou sem divindades. Dessa forma, você não vai ser tão afetado no cotidiano. 
• Crie um sigilo pessoal contra o vampirismo energético. Mentalize-o quando estiver em contato com a pessoa, colocando sua intenção de não ser afetado por ela.
• Enquanto está na presença da pessoa, visualize que você é transparente, e que qualquer tentativa de afetar você negativamente vai passar através do seu corpo invisível sem lhe afetar. Estar atento e consciente ajuda muito.
• Tenha um escudo mágico e estipule que ele deve transmutar ou impedir tentativas de vampirismo energético. Escudos refletores, com aspecto de espelhos, funcionam muito bem contra isso. Saiba mais sobre Escudos Mágicos aqui.
• Se você sente que foi alvo de vampirismo, além de se purificar, energize-se também. Pode ser através de um aterramento, ou de um banho mágico energético - que tal um banho de café? -, cristais, incensos, enfim. Isso serve para recompor as energias que lhe foram sugadas, para combater o desânimo e cansaço. 

Ervas Indicadas


- Alecrim: Muito poderosa contra energias negativas e vampirismo energético. Também recupera rapidamente as energias perdidas, servindo muito bem para repor o que foi sugado.
- Arruda: Conhecida por sua propriedade de combater o quebranto (mau-olhado), tem propriedades purificadoras muito potentes. 
- Lavanda: Protege contra a negatividade, traz equilíbrio emocional e purifica.
- Manjericão: Transmutador de energias, purificando e harmonizando com muita eficiência. 
- Palo Santo: Purifica energias negativas e restaura a calma e tranquilidade. Energiza e promove sentimentos de positividade e alegria.

Cristais Indicados


- Ametista: É a mais recomendada, pois é um cristal transmutador, que pega as energias negativas e as transforma em positivas. Muito protetora e com um forte potencial purificador energético.
- Aventurina: Protege contra energias prejudiciais e contra sanguessugas psíquicos.
- Hematita: Proteção espiritual e física, elimina energias negativas. Auxilia no fluxo energético, purificando-o e permitindo que as energias circulem de maneira harmoniosa pelo corpo. 
- Ônix: Atrai as energias negativas, absorvendo-as e dissolvendo-as. Também purifica as energias de quem a usa, afasta pensamentos ruins, equilibra nosso fluxo energético, agindo de forma transmutadora. É capaz de combater e repelir ataques psíquicos/espirituais, sendo perfeita contra o vampirismo energético.
- Turmalina Negra: Considerada por muitos a pedra de proteção mais completa e eficaz. Absorve e dissipa todas as energias negativas, neutralizando até os ataques mágicos e psíquicos mais poderosos, incluindo o vampirismo energético. Afasta pessoas má-intencionadas, purifica ambientes e pessoas.

Acho que sou um vampiro. O que eu faço?


   O mais importante é tentar identificar o que você faz que suga as outras pessoas. Se você percebe que depois de conversar com as pessoas, elas ficam um pouco pra baixo, se afastam, ou o humor delas muda, pode ser que você esteja afetando-as negativamente.
   Leia com cuidado a lista de atitudes comuns de vampiros energéticos, e tente ser realista consigo mesmo ao refletir sobre seus próprios atos. Todo mundo pode agir de forma inconveniente para os outros as vezes, ainda mais quando se trata de alguém por quem não se tem apreço. Mas se você se identificou com várias atitudes, e sabe que faz com frequência, é um sinal ruim. Mude suas atitudes, seja consciente e tente perceber seus erros.
   Se você de fato se considera um vampiro energético não-intencional, saiba que essa atitude inconsciente ocorre pois há um desequilíbrio de alguma forma. Emocional, bloqueio de chakras, algum karma negativo que deve ser resolvido, enfim. Auto-conhecimento e meditação podem ajudar muito nesse reconhecimento sobre si mesmo. Divinação também funciona, pois você pode formular essa questão para algum oráculo que você use, e interpretar a resposta. 
   É imprescindível que você reponha suas energias frequentemente, pois isso evitará o vampirismo não-intencional. Amuletos energizadores, banhos mágicos revigorantes, orações, velas, incensos, meditações para equilíbrio dos chakras e para aterramento, rituais com divindades, feitiços, enfim. Crie mantras e encantamentos positivos, como "eu sou amor, eu emano amor". 
   Mas acima de tudo, não se culpe. Aprenda com seus erros e saiba se perdoar, pois o importante é se esforçar para melhorar. Em vez de gastar energia se lamentando e se desculpando, use-a para evoluir e evitar que aconteça novamente. Se você já sabe o problema, e tem vontade de melhorar, já está no caminho certo! Evite estar em contato com outros vampiros energéticos, pois a tendência é que você seja incapaz de repor suas energias com outra pessoa sugando-as de você (e pode ser o motivo pelo qual você ficou desequilibrado espiritualmente).

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?
 
A abrir caminhos,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.