sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Conhecendo o Oráculo: Agulhas ou Acutomancia

   A prática oracular da acultomancia/acutomancia tem um histórico atribuído aos povos ciganos, e algumas fontes sugerem que o lançamento de agulhas já era efetuado na Antiguidade por sacerdotisas de Diana nos templos romanos sobre água lustral, mas não pude verificar a veracidade histórica da informação até o momento presente. O fato é que a leitura oracular com agulhas hoje é bastante fragmentada e obsoleta, sobrevivendo por meio de tradições que variam largamente entre si. Existem dois termos quase iguais que se aplicam a práticas divinatórias também similares: acutomancia, a divinação por objetos pontiagudos, e acultomancia, a divinação por agulhas e alfinetes (do latim acūleus, agulha). Nesse texto, me referirei à primeira somente, pois abrange em si a segunda prática.
   A acutomancia consiste no lançamento de agulhas consagradas sobre uma superfície plana ou líquida, e a posterior observação dos padrões formados pelos instrumentos pontiagudos. As Agulhas respondem a todo tipo de questão ou tema, podendo ser jogadas para levantar um panorama geral da vida do consulente, ou esclarecer perguntas específicas para as quais se busque respostas. Os métodos de interpretação dos formatos variam bastante segundo cada tradição de acutomancia, em que os significados e a análise da composição geral das agulhas podem contrastar totalmente de um oraculista para o outro.
   Além das agulhas, como já citado anteriormente, podem ser usados outros itens similares, como pregos longos e finos, ou alfinetes de cabeça de metal, ou de plástico. Os números tradicionalmente são de 7, 13, 24 ou 30 componentes no conjunto oracular, que precisa ser previamente purificado e consagrado para o uso. A maioria dos estilos de acutomancia usa somente alfinetes retos em seus conjuntos, mas há alguns que selecionam um número específico de alfinetes para serem propositadamente entortados ou quebrados, atribuindo a eles um sentido diferente dos outros que ficam intactos, usualmente um teor mais negativo.
   Embora uma parcela considerável dos oraculistas e praticantes de magia evitem o uso de plástico em suas ferramentas oraculares e mágicas, há intérpretes de acutomancia que utilizam agulhas com cabeças de plástico coloridas, atribuindo simbologias para cada uma das cores, e detalhando assim a leitura. Por exemplo, é comum que o alfinete branco represente o consulente, o alfinete verde fale de finanças, o rosa trate de amor e relacionamentos, e assim por diante. De acordo com a localização do alfinete no tabuleiro de jogo, se é em uma área que remete ao passado, presente ou futuro, para onde está apontando, e quais padrões forma com os outros alfinetes adjacentes, se obtém as previsões e tendências.
   Quando são lançados sobre uma superfície plana, existe uma tradição que recomenda desenhar um círculo de sal para definir os limites da leitura, desconsiderando os alfinetes que caem fora do círculo, mas essa prática é desnecessária caso se utilize um pano ou tabuleiro consagrado para a finalidade oracular - que pode ser um prato reto, um disco de madeira, ou um tapete pequeno. Da mesma forma, na prática de acutomancia com água, a tigela ou recipiente que irá comportar o líquido deve ser previamente purificado e consagrado, e pode ser pintado por dentro para demarcar as áreas da vida e o tempo.
   Também existe um último método de lançamento de agulhas, relatado como sendo um dos mais antigos - mas sobre o qual de encontram poucas instruções para a análise -, no qual o oraculista espalha farinha ou outro tipo de pó fino sobre uma superfície lisa e então observa os rastros das agulhas na poeira, averiguando os formatos. Em qualquer um dos estilos de acutomancia, a intuição é um componente estrutural, unido à prática para identificação dos padrões possíveis e a atribuição de valores oraculares eficazes, bem como técnicas de levantamento de informações. Por seu baixo custo, e facilidade em ocultar os componentes oraculares, é uma ferramenta perfeita para quem quer começar a vislumbrar o futuro e trabalhar sua intuição sem levantar suspeitas nem gastar muito.

A consagrar o alfineteiro herdado,
   Alannyë Daeris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.