Imagem do Samhain do Coven que participo. |
Estas aplicações, atuações ou consequências são chamadas de Leis da Magia.
As Leis da Magia
Lei do Conhecimento: Quanto mais se sabe sobre algo, mais se tem poder sobre esse algo. Se você conhece muito sobre alguma coisa, mais tem capacidade de controlá-la e agir sobre ela. Saber é poder.
Lei do Autoconhecimento: Similar à Lei do Conhecimento, pois você deve conhecer a si mesmo para que tenha poder pleno sobre si. Ou seja, quanto mais você conhece e compreende seu ser, melhor desenvolverá a magia, sabendo lidar com seus pontos fortes e fracos. É preciso que se dedique a conhecer a si mesmo para realizar magia efetivamente.
Lei da Causa e Efeito: Assim como a própria lei científica, a Lei de Causa e Efeito prediz que toda a ação mágica terá uma consequência de mesma proporção - e isto não implica em um retorno. Ou seja, eventos semelhantes produzem resultados semelhantes; conhecendo como lidar com as variáveis, você terá o resultado que almeja ao praticar magia.
Lei da Sincronicidade: Não existe coincidência; dois eventos acontecendo ao mesmo tempo podem ter mais coisas em comum do que somente o momento em que acontecem. Raramente as coisas acontecem sem estar interligadas, pois tudo costuma estar relacionado entre si.
Lei da Associação: As semelhanças entre duas ou mais coisas podem interagir e exercer controle sobre elas. Quanto mais houver algo em comum entre dois eventos, maior será a influência que pode ser exercida.
Lei da Similaridade: Possuir representações sobre o que você deseja trabalhar na magia ajuda a ter controle sobre isto, pois a similaridade traz o poder sobre o que há em comum - isto funciona de maneira similar à Lei da Associação. Imagens, desenhos, representações físicas são poderosas por sua representação daquilo que se deseja, e portanto podem ser utilizadas em magia através da Lei da Similaridade.
Exemplo: Fotografias; Dagydes (conhecidas como bonecas voodoo).
Lei do Contágio: Tudo o que esteve em contato em algum momento, prossegue em contato após a separação. A magia é contagiosa, então quando é compartilhada, ela cria um link entre as duas situações. Esta Lei dita a existência de "links" mágicos, ou seja, conexões feitas a partir de lembrança ou de objetos. Todas as pessoas que você tocou possuem um "link" mágico com você, embora este seja mais forte ou fraco dependendo da frequência. Da mesma maneira, pode-se utilizar uma parte do corpo de alguém (seja a saliva, o cabelo ou uma unha, por exemplo) para que seja criado um link mágico a partir disto.
Lei dos Nomes: Conhecer o nome completo sobre algo lhe confere poder sobre isso. Funciona como um link mágico, mas também como uma associação. Indica, também, que você detêm conhecimento completo sobre a natureza deste algo.
Lei das Palavras de Poder: Existem palavras que podem alternar entre as realidades, modificá-las e possuir poder entre elas. O poder pode existir tanto na estrutura da palavra, em sua sonoridade, quanto em seu significado.
Lei da Personificação: Qualquer fenômeno pode ser considerado vivo e possuir personalidade. Qualquer coisa pode se tornar uma pessoa, e assim ser contatada. A magia está em tudo, e portanto, tudo está vivo.
Exemplo: Pessoas que trabalham com magia climática podem personificar as nuvens e então trabalhar com elas de maneira mais efetiva e fácil.
Lei da Invocação: É possível estabelecer comunicação interna com entidades exteriores ou interiores a si mesmo. Durante a invocação, estas entidades parecerão estar fundidas à pessoa, como apenas uma. A invocação traz a entidade para dentro de algo.
Lei da Evocação: É possível estabelecer comunicação externa com entidades exteriores ou interiores a si mesmo. Durante a evocação, estas entidades parecerão estar externas à pessoa, e não unidas. A evocação traz a entidade, mas não para dentro de nada.
Lei da Identificação: É possível que, através da identificação máxima entre dois seres, estes podem acabar compartilhando características e tendo domínio sobre ambos, tornando-se similares - ou seja, um ser pode tornar-se outro através da incorporação de suas características.
Lei dos Universos Pessoais: Cada ser senciente cria seu próprio universo que nunca será totalmente igual ao de outro ser. Realidade é um consenso entre opiniões, pois cada qual vive sua própria realidade, que não pode ser completamente compreendida por nenhum outro ser, senão o próprio.
Lei dos Universos Infinitos: O número total de universos nos os quais os fenômenos podem acontecer de formas diferentes é infinito. Tudo é possível, embora algumas coisas sejam mais prováveis do que outras.
Lei do Pragmatismo: Se funciona, é real. Se uma crença, ou um pensamento o leva a realizar os objetivos que determina, então é funcional. Ou seja, tudo o que você acreditar, e funcionar, é real para você. Isto se aplica à religiões, sistemas mágicos, mas também em outros campos da vida.
Lei das Verdadeiras Falsidades: Um conceito ou ato pode parecer sem sentido ou mentiroso, porém, caso funcione em uma situação específica, é considerado verdadeiro. Mesmo que retirando as situações nas quais este conceito/ato seja funcional, ele ainda assim é verdadeiro. Se é um paradoxo, ainda pode possivelmente ser verdadeiro.
Lei da Síntese: A síntese de dois ou mais padrões opostos de dados produzirão um novo padrão que será mais verdadeiro do que os dois primeiros. Assim, ele será aplicável a mais realidades.
Lei da Polaridade: Qualquer padrão ou dado pode ser dividido em, no mínimo, duas características opostas, e cada uma possuirá a essência da outra em si mesma. Esta essência oposta que existe em cada característica pode ser utilizada para atraí-las.
Lei dos Opostos: Uma sub-lei da Lei da Polaridade. Tudo o que se sabe que é oposto a algo pode auxiliar a conhecê-lo, pois sabe-se o que aquilo não é. Ou seja, controlar o oposto de alguma coisa (ou algo que seja próximo ao oposto) facilita o controle sobre esta coisa.
Lei do Equilíbrio Dinâmico: Para sobreviver e possuir poder, é preciso manter o equilíbrio dinâmico em todos os aspectos de seu próprio universo. O extremismo é perigoso em todos os universos.
Exemplo: Pessoas que realizam magia somente para finalidades destrutivas atrairão esta destruição para si, pois o extremismo em sua magia acabará trazendo e incorporando isto para sua vida. A falta de equilíbrio acomete na atração daquilo que se está exagerando.
Lei da Perversidade (Lei de Murphy): Se algo pode acontecer errado, irá dar errado, e na pior forma possível. Mesmo se nada puder sair errado, o universo pode mudar para que as coisas deem errado de qualquer maneira.
Lei da Unidade: Qualquer fenômeno existente está relacionado direta ou indiretamente a todos os outros, seja no presente, no passado ou no futuro. A falta deste conhecimento indica compreendimento incompleto sobre a magia e sobre os universos.
Lei dos Dados Infinitos: O número de fenômenos, dados e informações para se conhecer é infinito. Nunca se deixa de aprender algo novo.
Lei dos Sentidos Infinitos: Todos os seres são limitados em sua percepção - seja no alcance ou na quantidade de informações que se pode obter. Portanto, existem coisas e situações que você não pode notar - só porque você não consegue observar sozinho, não significa que não seja real.
Lei das Consequências Não Intencionais: Independentemente se você obteve ou não a finalidade que pretendia com o que fez, terá, pelo menos, outros três efeitos que não esperava. Um destes efeitos resultantes geralmente é desagradável.
As Três Leis da Magia de Eliphas Levi:
- A Lei da Vontade Humana: O sucesso da magia depende da vontade e do empenho convocados e dirigidos pelo mago.
- A Lei da Luz Astral e o Princípio Etéreo Intermediário: A energia permeia o universo e o mago pode acessar e utilizar as energias para realizar mudanças em qualquer distância.
- A Lei do Encadeamento: O interior e o exterior são conectados, o material e o ideal, desde que não haja diferença entre o microcosmo e o macrocosmo.
Fontes de pesquisa: Deoxy, Morada da Magia.
A compreender as Leis,
Alannyë Daeris Aiodunn.
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