O Deus Cornífero é a face do Deus mais presente na cultura e nos rituais Wiccanos, pagãos e bruxos. Ele representa a fertilidade pura, a masculinidade, o princípio criador masculino, e é o protetor da natureza selvagem. Ele nasce da Deusa, e para ela retorna, completando o mito da Roda do Ano, e demonstrando que todos somos filhos Dela.
Assim como a própria natureza, o Deus Cornudo é instintivo, e completa a Deusa ao nascer e fertilizá-la no ciclo da vida. Geralmente, é representado como um homem com longos chifres, cabelos e barbas compridos, nu, e por vezes, com patas de animal. Pode ser tido como um cervo ou alce também, mesmo que represente a natureza pura e intocada. O Deus Cornífero foi associado à imagem do mal pelo Catolicismo, mas é uma falsa afirmação.
Seus chifres são símbolos de honra e de força, e seu falo que algumas vezes é mostrado ereto, é uma das representações de sua virilidade e fertilidade, bem como ao sexo. Os povos antigos cultuavam o Deus Cornífero pois ele também é senhor da caça e força, da proteção, ainda que seja a natureza selvagem. O Deus é o Sol, que ilumina nossas diferenças e conhece nossos instintos. Ele é o poder que fertiliza a vida, a terra, que perpetua os animais e as florestas. Ele é a ordem da vida, porquanto a Deusa é o caos do universo. Ele traz a continuidade das coisas, protege os bosques e as florestas, e é a força que renasce durante todos os dias, como o Sol.
Entrar em contato com o Deus é aceitar nossos desejos mais íntimos e nossas diferenças. Ele nos demonstra que precisamos de nossos instintos, pois eles fazem parte dos seres que somos. O Deus Cornífero também traz o princípio masculino e a força, a vitalidade e a virilidade para nossa vida, em busca de equilíbrio. É o guardião das entradas e dos portais, e pode ser convidado para guardar e abrir o círculo mágico durante o traçado. É representado por animais como o Cervo, o Lobo, e por instrumentos de formato fálico - como a vela, a lança, a espada, chifres, o bastão, o athame e tridentes. Suas cores podem ser o verde, o marrom, dourado, azul e amarelo.
Deuses que possuem o lado Cornífero bastante aflorado: Cernunnos, Pan, Baco, Pashupati, Odin.
Eu já sonhei com Cernunnos e no sonho fazíamos amor intensamente na floresta. Sinto a presença dele quando estou em lugares como florestas e matas. Sempre me pergunto se isso não é uma ilusão, mas eu sinto a proteção dele e meu corpo reage a esta presença e nunca sinto medo.
ResponderExcluir