A Deusa Anciã é relacionada à fase Minguante da Lua. Podemos imaginá-la como uma avó; ela possui a sabedoria e a vivência de alguém que já é experiente, e que leva consigo toda a bagagem das coisas que passou. A Deusa Anciã é fortemente ligada à morte, ao final do ciclo, à cura, aos mistérios e à sabedoria. Também costumam ser relacionadas à magia e à bruxaria, por deterem os conhecimentos da transmutação, do renascimento, e do poder.
Este aspecto da Deusa costuma ser pouco cultuado ou muito temido, por ser tão fortemente intrínseco à morte e aos mistérios. Entretanto, ainda que muitos temam a morte, a Deusa Anciã nos guia e nos acompanha durante nossa estada no submundo. E também é sempre necessário que saibamos que a vida não existe sem a morte, pois tudo é um ciclo, e ele se renova a cada momento, a cada ano, sempre.
Deusas Anciãs regem o meio do Outono e o Inverno, bem como são relacionadas ao submundo, às transformações e ao final de um ciclo. Embora sejam protetoras e guias, deve-se conhecer seu aspecto mais sombrio; ela conhece os caminhos mais sinuosos, e não poupa seus filhos ao orientá-los e avisá-los quando se faz necessário. Sua sabedoria pode lhe atribuir uma face um tanto firme, e sua vingança pode ser terrível caso seja rogada; mas suas ações são, sobretudo, uma forma de amar e demonstrar seu olhar protetor.
Esta face da Deusa pode ser cultuada durante Esbaths de Lua Minguante, e seu poder é propício para quaisquer atividades relacionadas à final, encerramento. Se você precisa muito acabar alguma pendência antiga, ou precisa de uma orientação firme e sincera - não espere que a Deusa diga-lhe apenas o que você quer ouvir -, então saiba que você tem-na para isto. Também podem-se dedicar rituais de mudanças, que precisem de direções, ou ainda, energias direcionadas à cura. Ela tem um poder mágico essencialmente forte, e saberá lhe orientar e guiar, assim como faz em nossa viagem através da vida. Os animais que podem representar a Deusa Anciã são a coruja, o lobo, e o corvo.
Deusas que possuem a face Anciã bastante aflorada: Hekate, Morrighan, Hel, Cailleach, Baba Yaga, Kali, Sedna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.