Por Chokoretto, via Deviantart. |
Geralmente purificamos nossos instrumentos mágicos para que nele fiquem apenas as energias que precisaremos em nossa Arte. Purificamos a nós mesmos e a outras pessoas para que sejam retiradas influências indesejadas, energias más, qualquer coisa que não nos servirá bem. Isto costuma acontecer antes de rituais, com banhos mágicos, por exemplo.
A purificação pode ocorrer de diversas maneiras, tantas quantas forem necessárias ou de seu gosto. Pode-se purificar através de incensos, através de velas, cânticos, ao enterrar na terra ou na areia, ao deixar sob a luz da Lua ou do Sol, com um carvão, ou simplesmente visualizando aquele objeto sendo purificado de todas as energias que ele possa vir a conter.
Algumas das purificações mais fáceis são as para os elementos, e também bastante simples para iniciantes. Os elementos são as formas de magia mais primitivas e também as mais práticas em nosso cotidiano, não precisando muita experiência para lidar com os mesmos. Exemplo de purificações com os elementos:
☥ Pode-se colocá-lo no fogo de uma vela visualizando o fogo queimando as energias;
☥ Pode-se colocá-lo em um cálice de água visualizando a água a limpar as impurezas;
☥ Pode-se colocá-lo em um pratinho de sal visualizando-o atuando na limpeza;
☥ Ou pode-se passar a chama de um incenso ao redor do objeto visualizando que o ar leva consigo as energias indesejáveis.
Costuma-se purificar também casas, cômodos, locais nos quais costumamos viver e/ou nos quais haverão rituais e trabalhos mágicos. Em situações de muitas brigas ou desavenças em uma casa, é comum que se purifique-as e depois confeccione amuletos ou talismãs para a proteção e o afastamento de más energias.
Se você se sente mal em sua casa, em seu quarto, ou em algum local de convívio cotidiano, é bastante recomendado que seja feita uma purificação, mesmo simples, com a fumaça de um incenso pelo ambiente, por uma defumação maior, ou lavar o chão com uma água que contenha ervas consagradas para a purificação do mesmo.
Algumas das preparações para Esbaths, Sabbaths e rituais maiores é a purificação dos ambientes nos quais os mesmos serão feitos. Covens e grupos de bruxaria que se reúnem para determinados rituais geralmente atribuem a purificação a algum membro específico, que muda durante cada ritual, então é importante que saibamos como fazê-los de diversos modos.
A preparação para rituais pode ser feita das mesmas maneiras mencionadas, com adição de cânticos, mantras, poemas ou orações para determinados deuses de culto, que serão honrados ou convidados para o ritual a ser feito - caso haja alguma deidade que será honrada ou convidada. Os participantes também são purificados, geralmente com incensos, ou ungidos com algum óleo específico para a ocasião. Ramos de ervas também podem ser usados, como costuma-se ver em terreiros de umbanda ou de outras religiões naturais.
E então, o modo varia de cada praticante, ou de cada necessidade. O importante é sabermos as maneiras e as situações nas quais podemos e/ou devemos purificar ambientes. E, ao seguir a purificação, geralmente procede a consagração e/ou energização dos objetos ou ambientes.
Muito bom,mas ao invés de usar um cálice com água, posso usar um pote maior? Tenho um item meio grande aqui que precisa de purificação
ResponderExcluirvocê pode usar qualquer objeto que contenha água, mas sugiro um que nunca foi usado, objetos usados mesmo que uma vez só precisam de purificação. Pode usar uma bacia, contanto que seja nova.
ResponderExcluiradorei!!
ResponderExcluir