sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Os Quatro Filhos de Heru (Hórus)

   Esse é o nome dado a um grupo de quatro Netjeru, que personificavam os vasos canópicos nos quais eram armazenados os órgãos das pessoas embalsamadas. A menção mais antiga sobre essas divindades está nos Textos das Pirâmides, nos quais que são descritos como amigos do rei, pois auxiliam em sua ascenção para o céu do leste com escadas.
   No spell 148, todos eles são diretamente associados, descritos como os quatro pilares de Shu e os quatro lemes do céu, como os quatro pontos cardeais do compasso. Portanto, seus atributos não estão limitados somente à proteção e personificação dos vasos canópicos, mas também à sustentação do firmamento e orientação. É aqui que entra sua associação com os quadrantes, pois no Kemetismo essas divindades podem ser invocadas e honradas no traçamento do círculo mágico. Falarei mais sobre o círculo moderno em outra oportunidade!
   Entretanto, a identificação desses deuses com Hórus o Antigo (Heru-Wer) remonta especificamente ao Império Velho, quando são citados não apenas como seus filhos mas também como suas almas. Já que o Faraó era visto como uma manifestação de, ou protegido por Hórus, seus órgãos eram identificados como partes de Hórus, ou seja, seus filhos. Por serem todos Netjeru de natureza masculina, de acordo com o princípio de dualidade que permeava a religião kemética, as divindades que protegem e de certa forma regem cada filho de Hórus são de natureza feminina. No entanto, a deusa Aset é geralmente considerada a mãe deles (em união com Hórus o Antigo).

Os Quatro Filhos de Heru


Imset ou Amset. Forma humana. Direção sul. Armazena o fígado. Regido por Aset (Ísis).
Duamutef ou Tuameutev. Forma de chacal. Direção leste. Armazena o estômago. Regido por Neith.
Hapi. Forma de babuíno. Direção norte. Armazena os pulmões. Regido por Néftis.
Qebehsenuef. Forma de falcão. Direção oeste. Armazena os intestinos. Regido por Serket.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A honrar os Quadrantes,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.