segunda-feira, 4 de maio de 2020

Rito da Trindade - Yinepu, Djehuty & Heru (Anúbis, Thoth e Hórus)

 Figuras de madeira do período Ptolomaico (Século 3 - 2 a.C). Atualmente no Museu Egípcio de Turin. Fonte. Editada pela autora.
   Esse ritual para Anúbis (Yinepu), Thoth (Djehuty) e Hórus (Heru) foi criado por mim para se adequar ao meu culto às três divindades. Por ser um ritual meio longo e cheio de frases, não há problema algum em ficar com uma folhinha para se guiar e ler os encantamentos. Faça tudo com muita calma e tranquilidade. Eu gosto de realizá-lo pela manhã, para honrar as três divindades, mas pode ser feito à qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana e em qualquer fase da Lua.

Você precisará de:
• Uma vela para cada divindade.
• Incenso ou aromatizador de cerâmica para óleos essenciais.
• Uma tigela/copo/cálice para oferendas líquidas purificado e consagrado.
• Água gelada ou uma bebida de sua preferência. Leite e café são boas opções.
• Sino ou instrumento musical simples (pode ser uma pulseira de guizos por exemplo) (opcional)
• Representações visuais como estátuas ou imagens (opcional).

Toque o sino uma vez para purificar o ambiente - se não tiver um instrumento musical, misture água e sal e asperja em volta de você para fazer a purificação do espaço. É possível fazer ambos se quiser. Se você costuma traçar círculos mágicos, pode fazê-lo agora.
Fique em silêncio e segure o isqueiro ou os fósforos na mão, para começar a acender as velas. Conforme acende, faça uma saudação para a divindade correspondente.
Acenda a vela de Anúbis, e fale:

"Iiu em hotep, Yinepu, Hery-Seshta"

Depois, acenda a vela de Thoth, e fale:

"Iiu em hotep, Djehuty, Neb Madu Netjer"

Acenda a vela de Hórus, e fale:

"Iiu em hotep, Heru, Horemakhet"

Acenda o incenso (ou a vela do aromatizador), faça henu, e fale:

"Recebam a luz, Ó Netjeru, recebam a luz
Venham para o altar, Ó Netjeru, me iluminar
Eu lhes saúdo com aroma no altar,
Que lhes apeteça o aroma que venho para ofertar."

Faça o henu de adoração; ajoelhado, coloque sua testa próxima do chão (não precisa tocar). Fique na posição do henu e fale:

"Saudações ao Chacal Negro
Ó Yinepu, Senhor da Terra Sagrada
O fogo está posto, o fogo brilha
E leva meu perfume aos Netjeru
O Olho de Heru cintila forte e renovado
E ateia fogo em tudo indesejado
Em teu esplendor estou purificado.

Saudações ao Soberano da Escrita
É Djehuty quem traz o Olho de Wedjat
Receba esse Olho de Heru em forma de aroma
Mestre dos Papiros, eu me cerco de equilíbrio
Em honra à Grandiosa Ibis
Traga sua sabedoria infinita
Em harmonia eterna.

Saudações à Estrela da Manhã desperta
Heru dos Céus do Leste, Grande Falcão
Deixe-me ver sua face cintilante
Deixe-me sentir sua radiância brilhante
Deixe-me cantar hinos para você
Falcão Brilhante Crescente
Que carrega Ra pelos céus."

Faça a libação de água (ou da bebida que você escolheu) na tigela. Fale:

"Essa libação é para vocês, Netjeru, em adoração
Essa libação é para vocês, de coração.
Recebam meu presente
Ofertado em sua frente.
Vim lhes trazer esse Olho de Heru
Para prover seus espíritos
Para que vocês se refresquem nele
E que seus Kas sejam saciados através dele."

Levante a tigela sobre sua cabeça, ofertando-a para a Trindade. Contemple as imagens dos três deuses por um momento, ou observe suas velas e pense neles. Beba apenas um gole da água e coloque a bebida de volta no altar. Agora, segure o incenso com uma mão, e com a outra, toque o sino. Fale:

"Honras à Trindade
Alegrem-se com o aroma puro
Alegrem-se com o amor que conjuro
Alegro-me com a Lua, o Sol e o Portal
Conhecendo os mistérios do dia, da noite e do além
Sob as bênçãos dos Netjeru"

Fique em silêncio, medite e/ou faça uma oração. Converse com os deuses por quanto tempo for necessário. Se estiver fazendo esse ritual para uma finalidade específica, essa é a hora de fazer seu pedido ou petição. Você pode consultar oráculos ou métodos divinatórios para receber respostas diretamente dos deuses, se quiser.
Quando sentir que é hora de seguir em frente, oferte henu e fale:

"Que eu beba de suas sabedorias, Grandiosos
Que essa água me sustenha como ela lhes sustém.
Os Netjeru são meu refresco saboroso!"

Agora é hora da oração de encerramento. Fale:

"Saudações à Yinepu, Djehuty e Heru
Eu vim perante vocês, Ó Grandiosos, e estou purificado.
Eu recebi suas bênçãos e estou iluminado.
Ofertem a mim seu olhar protetor,
E estejam em paz comigo,
Ó Grandiosos Netjeru."

Oferte henu e feche o templo como for de seu costume. Toque o sino mais uma vez, e o rito está feito.

A ritualizar com a Trindade,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.