segunda-feira, 18 de maio de 2020

Costurando Magicamente - Fazendo Magia com Agulhas, Alfinetes e Botões


   O ato de costurar é uma necessidade e uma terapia que existe desde tempos imemoriais. E também pode ser um ato mágico, desde que haja uma intenção direcionada no momento - como em todas as outras atividades artesanais. Mas há vários conhecimentos importantes para se ter em mente antes de colocar as linhas nas agulhas.

Agulhas e Alfinetes


   Se você gosta de costurar, ou tem interesse em ampliar seu grimório de feitiços, ficará feliz em saber que dois principais instrumentos de costura também possuem usos mágicos, e portanto, podem ser consagrados como instrumentos mágicos. 
   Ambas agulhas e alfinetes são objetos fálicos, portanto, possuem propriedades de fertilidade, e representam o Sagrado Masculino. Por serem pontudos e possuírem um potencial para machucar inerente, são ótimos em feitiços para proteção ou banimento - e ingredientes da famosa Garrafa da Bruxa por esse mesmo motivo. Podem ser usados simbolicamente para penetrar, atravessar, alfinetar, unir, fixar ou prender uma situação.
   Agulhas podem ser usadas para costuras mágicas, ou seja, consagre e encante algumas para uso ritualístico, e use-as para remendar suas roupas ou confeccionar seus trajes ritualísticos, criar dagydes e bonecos, saquinhos para oráculos, travesseiros herbais, feitiços, saquinhos mágicos e muito mais. Escolha linhas de cores apropriadas para sua intenção. Sempre que estiver usando suas agulhas consagradas, mantenha sua intenção em foco, e visualize seu objetivo. A costura pode servir como forma de induzir o transe, portanto, ótima para realizar muitas formas de magia. Algumas ideias do que você pode fazer durante a costura:

- Ativar sigilos.
- Meditar.
- Determinar e direcionar intenções.
- Visualizar objetivos.
- Entoar mantras.
- Falar encantamentos.
- Se centrar ou aterrar.

   Para obter melhores efeitos, certifique-se de purificar suas agulhas com frequência, podendo, por exemplo, deixá-las sob a luz do luar para a limpeza e para a energização. Podem ser lavadas em água corrente também, ou untadas com óleos essenciais de acordo com o propósito da costura em questão - apenas lembre-se de limpar bem depois para evitar danificar suas agulhas.
   Aqui, sugiro uma ideia que funciona muito bem para mim e pode servir para outras bruxas costureiras, é que fazer suas próprias associações com métodos de ponto e de costura. Por exemplo, pontos invisíveis podem ser usados para intenções de invisibilidade, esconder algo, manter a situação fora dos olhos dos outros. Pontos caseados podem ser usados para unir dois lados/duas situações, para consertar uma relação ou sentimento, enfim.
   Se você utiliza mais a máquina de costura do que suas próprias mãos - e gostaria de tentar usar essa ferramenta para a magia, é totalmente possível. Comece purificando e consagrando sua máquina, e coloque sua intenção através de sua concentração. Para pessoas que possuem uma visualização mais consistente, podem mentalizar e visualizar que sua energia flui da ponta dos seus dedos em direção ao tecido e ao aparelho, encantando tudo com sua intenção.
   Por fim, outros tipos de artesanato que envolvem agulhas também são válidos de serem mencionados por permitirem essas mesmas correspondências simbólicas de agulhas, e o uso de linhas para criar um objeto encantado magicamente. Crochê, tricô, ponto-cruz, bordado, enfim. Sua criatividaade é o limite, de fato.

Botões e suas Propriedades Mágicas


   Pense em qual é a utilidade do botão. Eles mantém roupas ou acessórios fechados e seguros, portanto, protegem o que está dentro. Consequentemente, estão relacionados com o conforto e o bem-estar. Por fim, por conectarem dois pedaços de tecido, ou duas partes de uma roupa, ficam no limiar entre o mundo interior e exterior - o que gera um simbolismo com os planos, viagens astrais, conexão com os mortos.
   Botões também podem ser usados para costurar encruzilhadas, o que apresenta muitas finalidades mágicas no mesmo aspecto de conexão com os mortos ou com o plano astral. Podem ser acrescentados em potes e feitiços de recipientes, especialmente quando a finalidade é chacoalhar o pote para ativar ou energizar o feitiço através do som (similar a um chocalho). Esses potes-chocalho são ótimos para centrar suas orações, e o som produzido pelos botões libera energia junto com sua intenção, podendo servir como um chocalho artesanal improvisado.
   Existe uma crença popular que dita que botões pretos encontrados no caminho são sinal de má sorte ou de uma maldição e não devem ser coletados. Portanto, podem ser usados magicamente - por sua conta e risco - em malefícios. Ou para representar maldições ou azar em feitiços de banimento.
   Há um tipo de magia chamada "feitiço de abotoamento", que como o próprio nome indica, consiste em acrescentar um botão no feitiço - seja costurado, adicionado dentro de saquinhos mágicos, garrafas mágicas, acessórios mágicos. Magicamente, o feitiço de abotoamento representa a segurança, proteção, selamento de uma situação, ou junção de duas partes, como pessoas.

Feitiço do Colar de Botões


   Esse feitiço é bem fácil - ainda que cheio de informações -, e até mesmo um iniciante na costura pode fazer. Basta concentração, ainda que a visualização venha a calhar. Porém, esse feitiço tem bastante eficácia mágica e muitas utilidades conforme sua criatividade - veja mais abaixo todas as ideias que separei para lhe guiar na escolha dos botões e outros materiais.

Você precisará de:
• Alguns botões. Escolha cores que tenham a ver com sua intenção. Se quiser determinar um número especial de botões - 9 ou 13, por exemplo -, fique à vontade.
• ~45cm de fita mimosa ou uma tira de tecido fina para servir como o colar. Você pode trançar três ou mais fitas se quiser incrementar, mas escolha cores de apenas uma intenção.
• Linha e agulha.
• Óleo essencial que favoreça sua intenção, para consagrar.
• Uma vela de cor branca ou apropriada.
• Opcional: Pingentes de símbolos ou pedras adequadas.

- Amor, cores rosa e vermelho, pingentes de coração e quartzo rosa. Para ser usado quando se está longe da pessoa amada, ou sempre que quiser - para atrair um romance, para estimular o amor próprio, para fazer feitiços de amor.
- Proteção, cores preto e vermelho, pingentes de sal grosso, pentagrama, pimenta, Olho de Hórus e turmalina negra. Para ser usado em rituais, no dia a dia, ou quando se sentir inseguro.
- Sorte, cores verde e dourado, pingente de trevo. Para ser usado ao jogar qualquer tipo de jogo, ou no dia a dia.
- Criatividade, cores amarelo-claro e azul-claro, pingentes de pena e citrino. Para ser usado quando for necessário criatividade, em qualquer atividade relacionada.
- Centramento, tons terrosos e verdes, pingentes de árvores, folhas, ou que remetam ao elemento terra, como cristais em geral. Para ser usado quando for necessário se centrar ou encontrar equilíbrio.
- Clarividência, cores lilás, roxa, branco e prateado, pingentes de espiral, olho, lua, e ametista. Para ser usado ao praticar métodos divinatórios ou em situações que sua clarividência for necessária.
- Magia com sonhos, cores lilás, azul e prata, pingentes de nuvem e pedra da lua. Para ser usado ao dormir.

   A confecção requer concentração acima de tudo. Reúna todos os materiais e purifique o ambiente como desejar, certificando-se de que não será interrompido. Respire fundo e concentre-se.
   Comece purificando a fita com um sopro, e depois consagre-a com o óleo essencial. Usando a linha e a agulha, costure os botões na fita, sendo guiado pela sua intuição. Ao pegar cada botão em mãos, passe um pouquinho do óleo essencial para consagrar um por um. Durante todo o processo da costura, pense na sua intenção, veja as cores dos materiais e deixe que invoquem essa propriedade afim. Concentre-se apenas na intenção, e se possível, visualize seu objetivo se concretizando. Você pode entoar mantras, encantamentos ou cânticos que tenham a ver com o objetivo.
   Quando terminar de costurar os botões, certifique-se de que estão bem presos. Purifique, consagre e acrescente os pingentes e cristais, se houverem. Basta acender a vela e deixar o colar pronto em torno dela (com cuidado para não queimar ou sujar de cera) até que a vela acabe, sendo energizado para sua finalidade. Esse passo não é obrigatório, mas é recomendado para dar uma boa reforçada no efeito. Está feito. Agora é só usar sempre que for adequado.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A costurar o destino,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.