quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Resenha: A Magia das Velas, de Gerina Dunwich

   Hoje infelizmente a resenha está bem pouco elogiosa, mas leia até o final antes de tirar suas conclusões sobre essa obra, se possível! Ela me agradou muito pouco, mas elaboro melhor meus motivos abaixo.

   Sinopse: As velas têm sido usadas, através dos tempos, como um instrumento indispensável para a criação de uma atmosfera propícia a feitiços, vidência, meditação, além de serem altamente eficazes na comunicação com os mortos. Em A Magia das Velas - Da Manufatura aos Rituais Sagrados de Wicca, Gerina Dunwich revela os poderes místicos das velas, o simbolismo das cores consagradas a cada deus e deusa, sua consagração e a utilização em rituais sabáticos.
   Cristais, pedras preciosas e óleos sagrados são ingredientes indispensáveis ao preparo de velas destinadas à magia, cura e rituais iniciáticos, e sua utilização é minuciosamente descrita no livro por uma das bruxas mais famosas da Nova Inglaterra. A Magia das Velas contém instruções fáceis de seguir para a manufatura e consagração de vários tipos de vela - mágica, de runas, de ervas curativas do vodu e de símbolos sagrados.
   A autora dedica ainda todo um capítulo a presságios, feitiços poderosos e encantamentos populares para quase todos os propósitos.

Ficha Técnica


    Autora: Gerina Dunwich
    Editora: Bertrand Brasil
    Páginas: 176
    Ano: 1989 (1° edição) - 2002 (BR)

   Comecei a leitura esperando um guia extensivo e bem elaborado sobre velas, mas não negarei que me decepcionei um bocado. Na prática, o que recebi foi um compilado básico de informações genéricas e sem muita profundidade, abrangendo diversos temas dentro da Wicca, mas muito pouco sobre o que se propõe a tratar segundo o título, que são as velas.
   De início até encontramos informações - ainda que simplórias - voltadas para as velas, uma receita para a produção artesanal desses ingredientes mágicos... mas conforme o livro avança, deixa de tratar do assunto principal (que não é tão desenvolvido quanto eu julgaria adequado para uma obra que se denomina "Magia das Velas"), voltando-se para outras correspondências e noções sobre a Wicca, incluindo até rituais para celebração dos Sabás da Roda do Ano! As correspondências também não dispõem de muito mérito, então fica meio difícil tirar o gosto agridoce que essa leitura me deixou.
   No final, a autora ainda arrisca tratar de raspão sobre ceromancia e divinação com as velas, mas me frustrou bastante nesse quesito também. Com um pouco mais de pesquisa ou empenho certamente poderia dedicar um capítulo inteiro e bem detalhado sobre essa arte, mas ela opta por entregar o conhecimento de forma superficial e mal organizada, não dando o devido valor a essa prática tão intrínseca ao uso de velas.
   Se você é iniciante, é possível que aprecie bastante o conteúdo dessas páginas e até possa usá-lo como um guia em certos momentos, exercendo muita cautela com as informações retiradas do livro, como sempre que for consultar obras para obter correspondências. Para leitores mais entendidos de Bruxaria e da Wicca, sinto que essa obra não será de muito proveito, assim como não foi para mim. Nada contra a autora, já ouvi comentários positivos acerca de outras obras dela; mas essa aqui não me impressionou, tampouco somou aos meus conhecimentos, infelizmente.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A pensar nas velas de Beltane,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.