Hécate (também grafado como Hekate) é uma das deusas mais cultuadas do panteão grego. É conhecida como deusa do submundo, da magia, da bruxaria em si, da encruzilhada, da noite e do fogo. Ela reina sobre a terra, o céu e os mares, e também é identificada como alma do mundo cósmico.
É uma deusa trina, que geralmente é representada segurando tochas, uma chave, e com seus animais-símbolos, a serpente e o cão. Apesar disso, todos os animais são consagrados à Hécate, e ela pode ser retratada como uma deusa com faces de animais. Estes animais podem ser o cavalo, a vaca, o porco, além do cão e da serpente.
Algumas vezes, pode ser considerada uma trindade com Perséfone, na face donzela, e com Deméter na face mãe - sendo Hécate a face anciã, que costuma ser mais relatada entre a antiguidade. Pode ser associada à deusa Trivia, que é cultuada em Roma. Também é associada à Diana, mãe da Stregheria (Bruxaria Hereditária Italiana). Hécate é muito cultuada como uma deusa protetora da casa, que traz prosperidade e harmonia para a família.
É uma deusa ctônica, relacionada ao submundo, e por isto tem sua face Anciã mais aflorada. Ela guia as almas após a partida, é a guardiã dos portais e da barreira entre a vida e a morte. Hécate usa uma tiara de estrelas que guia e ilumina as noites de escuridão, bem como nos auxilia no reconhecimento de nosso inconsciente pessoal.
Haviam rituais e festivais feitos à ela, pelos gregos, na noite de Lua Negra (ou Lua Nova), quando não se pode observar sua presença no céu noturno. Esse esbath era celebrado para que Hécate apaziguasse as almas que procuravam por vingança, para purificar as casas, e também para desculpar-se caso alguém a houvesse ofendido. O esbath da Lua Negra, então, pode ser celebrado para ela; é chamado Deipnon.
Apesar de ser relacionada fortemente à morte e ao submundo, Hécate também é guardiã da passagem das almas para que renasçam, sendo, assim, uma deusa invocada para proteção e segurança nos partos, para que cuide e dê longa vida às crianças. Sua foice ilumina os caminhos, sua chave abre as portas e os mistérios, a corda que utiliza em sua cintura conduz as almas e representa o cordão umbilical, e sua foice corta ilusões e medos.
O contato com Hécate deve ser cuidadoso, pois como uma face da Deusa Negra, Hécate lida com seus medos e temores conscientes e inconscientes; ela é uma deusa que nos auxilia em nosso auto-conhecimento, mas pode lhe apresentar desafios que você talvez não esteja pronto para preparar. Então, esteja pronto caso realmente queira pedir a ela que o ajude a enfrentar seus medos. Ela é poderosa de maneiras inimagináveis, e lhe conhece profundamente, de formas que talvez nem você saiba. Mas, quando você compreender seus limites, desejos e capacidades, terá todas as bênçãos de Hécate para a magia pura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.