sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Xamanismo

   O Xamanismo (ou Shamanismo) é uma das religiões mais antigas que temos conhecimento. Em diversos povos, como os indígenas brasileiros, ou os celtas, no norte da Ásia e também entre os nativos do norte da América, há relatos de tradições xamânicas.
   Também são chamados pajés, curandeiros, ou médicos e feiticeiro. Da mesma maneira que os druidas, os xamãs agiam como líderes, conselheiros e como médicos de suas tribos; tem uma profunda ligação com os espíritos animais e com os ancestrais, tendo a natureza como intermédio e como meio.
   É um culto animista, que vê nos animais a manifestação de guardiões e de ancestrais; eles influenciam em nossas atitudes, como é o caso do Animal de Poder. É uma forma de tradição muito ampla, e que pode ser adaptada a qualquer tipo de crença, pois têm como base apenas a canalização da sabedoria da terra e dos ancestrais.

   É uma forma pura de paganismo e de amor à natureza. Não há xamã se não houver a natureza fluindo por seu corpo, assim como não há um pagão da mesma maneira.
   O xamanismo se baseia no equilíbrio entre o auto-conhecimento, no poder de comunicar-se com os espíritos animais e ancestrais, e na relação do homem com o planeta, servindo de instrumento de cura, de guia espiritual e também material.

  Em seus rituais, os xamãs não apenas usam as danças ou tambores; utilizam também ervas para clarear e abrir as percepções - da mesma maneira que fazemos ao acender um incenso, ou ao beber um chá para a clarividência.
   Assim, ele tem conhecimento de seus limites, e pelas visões que recebe, têm uma orientação a respeito da realidade. É uma tradição de muita dedicação, pois exige amplos conhecimentos a respeito de plantas, bem como de formas para atingir seu nível próprio de clareza. O pajé é caracterizado por ser um profundo conhecedor da natureza, e compreende os aspectos da parte física e mental de um ser humano.

Como incorporar o xamanismo em meu culto bruxo/pagão?


   Assim como na bruxaria, você não precisa ser propriamente iniciado para praticar. Então, por que não começar com a visualização e identificação de seu Animal Totem? É uma forma de auto-conhecimento que não só lhe ajudará com qualquer forma de magia que você pratica, mas que principalmente lhe conecta com os ancestrais, e seu animal de poder lhe guiará em possíveis experiências futuras ao praticar o xamanismo.
    Você pode incorporar tambores e danças aos seus rituais; celebrar deuses telúricos, como Gaia, que tem uma ligação direta com a natureza. Estude mais sobre as plantas e tente meditar para conversar com os ancestrais; compreenda o que pode lhe ajudar em suas visões e aumente sua percepção para com a natureza.
   Perceba os elementos ao seu redor, e utilize-os em seus rituais, compreendendo sua importância e o que cada um deles significa. Os elementos também são parte do domínio de xamãs, pois são manifestações da Terra. Combine isso com seu culto, e com seu cotidiano, e você se aprofundará cada vez mais nessa arte ancestral. 

2 comentários:

  1. Fará 1 ano desde que participei do meu primeiro ritual Xamã, é maravilhoso, divino e sua conexão com a natureza é espetacular, meu último ritual xamã que foi o mês passado foi focado no Sagrado Feminino, a partir daí que a Bruxinha dentro de mim despertou e comecei a estudar hihi, lindo blog, completo e explicativo. Gratidão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo relato! Obrigada pelo carinho, e que os Deuses abençoem seu caminho!

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.