Nut é a deusa egípcia do céu, e mãe de todos os deuses. Geralmente é relacionada ao céu noturno e estrelado. É mãe de Isis, Osíris, Hórus, Seth e Néftis, e uma das primeiras deidades a serem criadas. Ela é relacionada à morte, pois para os egípcios, a ressurreição acontecia durante todas as noites, quando ela deixava os céus e então retornava. Nut auxilia os que partem, consolando-os acendendo uma estrela em seu corpo, para que sirva de guia. Isto é demonstrado nos sarcófagos, onde sua imagem era pintada na parte superior da tampa, cobrindo a pessoa com seu abraço materno. É dito que Nut cobre a superfície do céu, como se assim abraçasse seu amado deus Geb. Esta deusa é fortemente ligada à face Mãe, pois todos os dias dá a luz a Rá, bem como guia os mortos para o renascimento, e protege gravidezes. Por este último motivo, pode ser ligada à face Anciã também, pois é uma deusa relacionada à morte.
Ela geralmente é representada como uma mulher negra, de pele azulada ou arroxeada, ou ainda dourada, com estrelas a ornamentar seu corpo e cabelos. Também era mostrada como uma deusa belíssima segurando uma jarra repleta de água - que é uma alusão ao seu poder de verter chuvas, bem como ao fato de que, de suas lágrimas por ter sido separada de Geb, seu irmão gêmeo e amante, criou o rio Nilo. Ela podia ser relacionada à uma vaca, amamentando seus filhos, ou como uma moça dando pão e e água aos falecidos.
|
Nut era representada desta forma, como um arco, pois era a deusa que criava o céu ao redor da terra. Logo abaixo dela, geralmente se representa o deus Geb, que é o deus da terra, seu amante e irmão. Assim como estes deuses, era costume dos faraós egípcios casarem-se em família. |
Nut separa a ordem e o caos do universo, e todos os astros vagam por seu corpo, como seus filhos efêmeros, que morrem e renascem em si. Ela é chamada também de A que Cobre os Céus; Aquela que Protege, pois ela protege os mortos, Ra, que é seu filho, e também Geb. Da mesma maneira, ela divide o caos e a ordem. Pode ser chamada de Senhora de Tudo, ou Aquela que Carrega os Deuses, por ter dado à luz cinco (ou quatro, algumas vezes Hórus não é considerado seu filho) dos principais deuses do panteão egípcio. E, por último, Aquela que Carrega Milhares de Almas, pois Nut guia os mortos, bem como dá a luz todos os dias ao seu filho Ra.
A história acerca da ressurreição para os egípcios é que, caso a pessoa tivesse seu coração pesado por Maat, e fosse merecedora de voltar à vida, ela seria enviada para Nut e ela a guiaria em seu corpo até a hora de renascer. Assim, essa pessoa seria uma estrela brilhando na deusa. Caso a pessoa não fosse digna, ela seria aprisionada por Geb, o deus da terra - e isto é uma alusão ao fato de sermos enterrados, e de nosso corpo se degradar na terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.