Ela é identificada como sendo metade serpente do mar, ou dragão. Ela é o caos que havia na criação, enquanto Apeu era a ordem.
É uma deusa-mãe, pois não apenas dá a origem e rege diversas criaturas, mas também o caos do próprio universo.
A história de Tiamat conta que Apeu sentiu-se incomodado por alguns de seus filhos - que, no caso, seriam os humanos - serem maléficos e estarem distanciando-se dos deuses e da harmonia. Interveio, então, à Tiamat, pedindo que desfizessem-se deles para que voltasse a tranquilidade. Porém, Tiamat recusou a ideia veementemente, mas Apeu prosseguiu. Então, o deus Ea é enviado pelos humanos para matar o deus-primordial.
Após a morte de seu consorte, a deusa passa a lutar contra os deuses que planejaram sua morte, encontrando dentre eles um outro companheiro, Kingu. Com ele, Tiamat dá à luz diversas criaturas - dentre eles, dragões, serpentes do mar, sereias, dentre inúmeras outras. Assim, ela batalha contra seus filhos revoltosos. Em uma versão posterior do mito, Marduk batalha com Tiamat, mas não a mata. As lágrimas dela criaram o rio Eufrates e Tigre.
Tiamat é a deusa dos dragões, do caos, da vida e da criação. É uma deusa protetora, e que pode ser invocada caso você deseje se aproximar e talvez ter laços com algum dragão. Mas você deve ser respeitoso, pois Tiamat, apesar de maternal, é uma deusa muito poderosa.
Gratidão a essa Deusa maravilhosa, que amo, admiro, e respeito e trouxe pra minha vida
ResponderExcluir