sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Ritual Xamânico para Animal Totem

   Esta é uma forma de meditação e de visão relacionada ao xamanismo. Se você não souber o que é um animal totem, aqui há um link para lhe ajudar; e se você não conhece muito sobre xamanismo, este aqui pode lhe ajudar também.
 
   Você pode utilizar esse ritual tanto para descobrir seu animal de poder quanto seu animal guardião. Ou, ainda, para tentar saber se há algum outro que esteja ligado a si, caso você tenha sonhos recorrentes com um animal, é possível que ele seja seu animal de poder, e esta meditação pode lhe ajudar nisso.
   Mas tenha disciplina e calma, pois você pode não descobrir diretamente na primeira tentativa. Além disso, caso você se distraia, terá que recomeçar; então tente deixar todos os problemas de lado, bem como evitar distrair-se com quaisquer pensamentos.
   Deixe sua mente livre para interpretar os sinais que lhe serão dados, simplesmente permita que sua mente viaje e entregue-se somente àquele momento que você estará presenciando.

   Existem duas variações deste ritual; um deles utiliza um espelho (que deve ser pelo menos purificado e consagrado antes de utilizar), ou seu caldeirão cheio de água, como uma técnica de scrying (uma forma de oráculo através de visões em espelhos e em reflexos na água).
   Caso você não consiga ou não tenha muita afinidade com essa forma de oráculo, então pode utilizar uma vela. E ainda, se você acha que medita melhor sem nada disso, funciona da mesma maneira. Um incenso relacionado à percepção e à clarividência é perfeito para a preparação para essa meditação. Veremos, então separadamente as técnicas.
   Dica: noites de Lua Cheia são boas para esse tipo de meditação!

Meditação com visualização:


   Disponha o espelho em sua frente, ou o caldeirão. Caso você tenha um altar, então deixe-o bem ao centro, e fique confortável neste local. Coloque a vela entre você e o espelho/caldeirão. Apague as luzes, ou tente manter o escuro, sendo iluminado apenas pela luz da vela.
   Segure-a - preferencialmente com um castiçal ou pires, para que você não se queime - e então aproxime-a de seu rosto, para entre seus olhos, mas não desvie o olhar do reflexo da água ou do espelho.
   Circule-a na frente de seu rosto, e deixe sua mente viajar, deixe-se identificar naquele reflexo. Se você passar a ver um animal, ou características de algum em seu reflexo, tente entender de qual animal se trata, e prossiga até quando desejar.
   Assim que você conseguir identificar qual animal você viu em si, medite (a próxima técnica que falarei pode servir para este propósito) e chame este espírito ancestral para saber se ele é seu animal de poder.
   Caso você não consiga meditar, ou ele esteja arisco e demonstre hostilidade, então talvez não seja este animal ainda.

Meditação da floresta


   Acenda uma vela, e um incenso, e deixe-os queimando na sua frente. Se puder, vá a um local calmo e que haja natureza. Se não, e caso isso não lhe atrapalhe, coloque uma música ambiente com sons naturais, que lhe remetam à uma floresta. Então feche os olhos e se deixe levar para uma floresta, uma clareira, um bosque, algum lugar natural, onde você encontraria com animais. 
   Visualize cada detalhe, e adentre cada vez mais por entre as árvores, até que você esteja em uma mata completamente fechada, com poucos raios do sol atravessando-a, mas que a iluminam bem. Sinta a terra por entre seus pés, e ouça os sons dos animais aproximando-se.
   Caminhe lentamente, como se estivesse desbravando a si mesmo - pois é o que você estará fazendo neste momento. Sinta sua respiração leve e compreenda que isto é você mesmo. Não tenha medo dos animais que se aproximarem com curiosidade, pois eles nada lhe farão. 
   Você, em algum momento, chegará a uma clareira, ou uma cabana, ou em algum local ao ar livre. Não posso lhe dizer com certeza porque creio que cada qual terá sua própria experiência. Então, não sinta medo em momento algum, e sempre seja sincero consigo mesmo.
   Caso você note que está influenciando nos fatos, pare, e recomece em outro momento. Como disse no início, é uma meditação que necessita calma e paciência. Desprenda-se de todos os pensamentos e não tenha medo ou receio caso você não consiga continuar na primeira vez. Tente novamente em outro momento, ou em outro dia.
   Ao chegar nesse local, você provavelmente encontrará mais de um animal. Talvez sejam todos os seus animais de poder - afinal, você pode ter inúmeros animais de poder -, mas talvez não sejam. Observe-os, respeite-os, e ouça-os. Eles lhe conhecem e compreendem suas atitudes mais do que você mesmo. Apenas aproveite esse momento, e entenda o que eles lhe disserem, ou o que eles tentarem lhe mostrar.
   Quando você estiver pronto para isso, um deles lhe levará a outro local. Isso pode demorar, e você pode passar bastante tempo com eles na clareira, ou no local que seja. Compreenda o que lhe levou até ali, o que você quer realmente saber, aceite-se sem mentiras ou enganações consigo mesmo. Seja sincero.
   Seus animais de poder lhe conhecem, pois eles são seus mais profundos mestres, e mentir para si mesmo é tentar enganá-los. Demonstre que você deseja conhecer seu animal de poder, ou seu animal guardião, e não tenha medo de possíveis conselhos ou represálias.
   Eles são uma parte de você, e, como mestres, lhe guiarão e dirão o que for preciso. Quando algum deles levá-lo para uma caminhada, talvez ele seja silencioso, ou talvez converse sobre diversos assuntos. Cada animal tem sua personalidade e suas preferências. Compreenda suas atitudes e seus silêncios, pois isso é conhecer a si mesmo.

2 comentários:

  1. O texto é muito explicativo.. Só na leitura viajei. Só falta concentração que não é facil. Mas vai dar tudo certo. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar tudo certo sim!
      Que os Deuses abençoem seu caminho.

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.