terça-feira, 29 de setembro de 2020

Resenha: A Cozinha da Bruxa, de Márcia Frazão

   Há quanto tempo não trago uma resenha/indicação de livro por aqui, não é mesmo? Eu particularmente não sou tão chegada em fazer resenhas, mas sei que há muitas pessoas interessadas em dicas e sugestões de livros sobre ocultismo e acho importante instigar o hábito da leitura, então decidi retomar esse quadro para falar sobre algumas leituras que fiz (principalmente nessa quarentena!).

   Sinopse
: Este é um livro diferente e, portanto, bastante especial. Quando pensamos num livro de receitas, imaginamos um mundo de ingredientes, panelas, colheres, tabuleiros, medidas, fogão, forno de microondas, freezer, etc. A Cozinha da Bruxa vem satisfazer plenamente nossa curiosidade. Desmistificando primeiramente o significado de bruxa, a mulher feia, perigosa, soturna, constantemente vestida de preto. Márcia Frazão introduz o leitor num mundo mágico, fascinante e apetitoso. Ensina que cozinhar pode se tornar um prazer e, mais ainda, um ato mágico, e que uma cozinha pode ser um dos cômodos da casa que mais alegria e criatividade pode gerar, principalmente para quem vive o dia a dia corrido e totalmente antinatural. Márcia nos mostra que, para preparar um simples biscoito, é preciso criar todo um ambiente especial e luminoso. Por isso, dá inúmeras dicas de preparação de incensos e o emprego de cada um na ocasião certa. A cada receita introduz o leitor numa mentalização criativa, propiciando uma vivência espiritual e harmoniosa com a natureza.

Ficha Técnica


   Autora: Márcia Frazão
   Editora: Bertrand Brasil
   Páginas: 160
   Publicação: 1992

   Esse livro é um grande clássico da Bruxaria, pois além de ser o primeiro livro brasileiro sobre Bruxaria, há outros motivos muito sólidos para sua fama: Márcia explica e ensina sobre a beleza da magia culinária com uma leveza inigualável. Trata de vários assuntos importantes de maneira simples já no começo do livro, como ao apresentar uma tabela de horários planetários e em seguida um guia de confecção de incensos, para orientar até mesmo os mais iniciantes nas Artes Ocultas.
   Você perceberá depois o porquê desses pormenores: todos os conhecimentos serão unidos de forma ritualística e encantada em cada uma das receitas. A autora não ensina apenas o modo de preparar a receita, mas também como encantar seu alimento do início ao fim, com ritualísticas interessantes e que mudarão por completo sua forma de pensar sobre Bruxaria na cozinha.
   Uma leitura envolvente e que certamente lhe deixará querendo mais, pois o próprio livro não é muito grande. Mas fique ciente de que as receitas e os ingredientes usados nelas podem não ser tão comuns e acessíveis quanto gostaríamos. Você sempre pode adaptar ou se inspirar nas receitas para criar a sua própria cozinha mágica, mas se quiser de fato colocar a mão na massa para produzir as comidas ensinadas no livro, faça uma listinha dos ingredientes antes, pois nem todos são facilmente achados hoje em dia.
   Infelizmente, esse livro não é mais produzido pela editora, mas ainda pode ser encontrado à venda em sebos ou na Estante Virtual. Por se tratar de um clássico tão conhecido e emblemático, seu preço varia bastante, mas é uma aquisição essencial para as bruxas que preferem as panelas ao caldeirão.

• ☾ •

Gostou do texto? Quer ajudar o blog e ganhar alguns mimos especiais?

A consagrar colheres de pau,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.