sábado, 28 de junho de 2014

Bast, ou Bastet

   A Deusa Egípcia Bast, também conhecida como Bastet,  Mau - em egípcio - ou Ailuros (palavra grega que significa "gato"), é uma deusa protetora dos gatos. É bastante variado se é associada ao Sol ou à Lua; há relatos de que a relacionavam com o Sol, embora ela também tenha sido cultuada como deusa lunar pelos egípcios, principalmente por eles fazerem a relação entre gatos e Lua. Após a influência grega e romana, Bast passou a ser uma deusa completamente lunar, e o é até hoje na maior parte do culto para ela.
   Costuma ser representada com cabeça de gato preto, seu animal-símbolo, e representada segurando um instrumento musical sagrado chamado Sistro. Pode ser relacionada à Lua Crescente e à Lua Cheia, por possuir características joviais da Deusa donzela, bem como o amor protetor da Deusa mãe.

   Bast é símbolo de toda forma de amor, com ênfase no materno e fraternal, na fecundidade e doçura. Ela era por sua personalidade, alegre, divertida, guardiã da saúde, da vida, do prazer, amante das artes e também do sexo, não restringindo-se apenas ao amor. Protegia as casas e também foi considerada a deusa-mãe dos faraós.
   Os gatos eram sagrados, por serem protegidos da deusa, além de também serem ditos encarnações da mesma. Quando a deusa não era representada por um gato em si, era representada com estátuas de gatos negros utilizando jóias. Assim, imagens de gatos com colares e brincos são comuns para referir-se à deusa Bastet.
   A maior cerimônia feita no Egito era em homenagem à esta deusa, feita em Bubastis, a capital onde dedicava-se somente ao sacerdócio para a deusa gata. Este festival era repleto de alegria, com músicas a todo canto, entoadas por flautas, vozes, palmas, e também outros instrumentos. As sacerdotisas de Bastet dançavam a dança do ventre ao som de seus sistros, representando a sensualidade e a alegria da deusa.
   Bastet era também relacionada à deusa Sekhmet, uma deusa com cabeça de Leão, que incorpora à Bast um aspecto feroz e protetor. Há mitos em que afirma-se que a deusa gata era irmã de Sekhmet, e ambas juntas eram os aspectos solares (por serem consideradas filhas de Rá, mesmo que Bast fosse dita esposa do mesmo em algumas vezes). Bast seria o aspecto positivo do sol, que aquece e traz vida às plantações; Sekhmet seria o aspecto negativo, que traz calor destrutivo, que seca as plantações. Mas elas não são a mesma deusa, possuindo inúmeras diferenças, tanto em personalidade como em aspectos: Sekhmet é deusa da vingança, da morte e da destruição, coisas que não são relacionadas à Bast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.