quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dúvidas comuns sobre Wicca

✯ O que é Wicca?


   Antes de mais nada, a Wicca é uma religião que pode ser politeísta, henotoísta ou dualista.
 Politeísmo: crença em mais de uma divindade, que são individuais e únicas;
Henoteísmo: a Deusa é a criadora de tudo, o Deus é seu filho e consorte, e portanto uma parte de si. A Deusa é cultuada como a principal entidade;
Dualismo: a Deusa e o Deus juntos são a criação e origem de tudo, e que os diferentes deusas e deuses são, na verdade, a Deusa e o Deus em sua essência, porém demonstrados com personalidades únicas.
 
   É uma corrente neo-paganista, iniciada por Gerald Gardner, onde existem tradições, bem como rituais. Nós não possuímos um livro-cânone, como o Cristianismo possui a Bíblia, portanto, nossa crença se baseia no que cada pessoa acredita, no culto à natureza.
   Obviamente, existem algumas "restrições", que são base-geral para a Wicca: a crença na Deusa, e no Deus; crença na Lei Tríplice e na Lei do Retorno. Existem também diversas crenças diferentes entre bruxos e bruxas: alguns creem em elementais, enquanto outros não. Alguns têm total confiança em astrologia, enquanto outros não concordam com estas práticas.
   Ou seja: a Wicca é liberdade - e esse é o maior e mais importante princípio-, é a sua religião, sua forma de se expressar em relação ao universo. Não existe ninguém que possa lhe impor algo que você não acredita, nem mesmo lhe dizer o jeito "certo" de lidar com sua própria forma de sentir a Deusa e o Deus.

✯ No que acreditamos, ou não acreditamos?


   Bom, primeiramente, a Wicca não possui um livro de regras, ou seja, cada praticante possui seus conjuntos de crenças nos quais se baseia. Mas, mesmo com esta volatilidade, podemos nos orientar pelo que é "necessário" que sigamos: obviamente, acreditamos na Deusa e no Deus.
   Na questão de Deuses, algumas pessoas defendem crenças henoteístas, politeístas e dualistas - isto varia de praticante para praticante. A forma como as pessoas sentem e acreditam nos Deuses pertence somente à elas.
   Ainda assim, com estas divergências, não muda o culto aos Deuses e Deusas diferentes, que podem variar de pessoa para pessoa. Não há problema algum em cultuar deuses de diferentes panteões - exemplo: meditar com Diana, e depois, com Anúbis. Você, como (quase) tudo na Wicca, é completamente livre para exercer sua crença da forma que melhor convir.

   Há a crença nos oráculos, também. Você, por mais que esteja tendo seu primeiro contato com a Wicca agora, sabe o que são eles: Tarot, Cristais, Runas, dentre inúmeros outros. Os oráculos servem para lhe ajudar com questões pessoais, e a crença ou não neles parte de você.
   Talvez não seja de seu agrado utilizar Tarot, mas usar Scrying (uma forma de adivinhação com a observação de espelhos, bolas de cristal ou superfícies de recipientes com água) lhe ajude bastante. Isso depende de um conhecimento seu, e de práticas suas, particulares.

   Em diversos livros de wiccanos consagrados, podemos ler sobre os elementos. Tendo a Wicca uma base muito grande no xamanismo, os elementos são parte essencial do culto wiccano. Além dos elementos, também existe a crença e o culto aos elementais, os espíritos dos elementos: silfos, do elemento ar; salamandras, do elemento fogo; ondinas, do elemento água; gnomos, do elemento terra.
   Além disso, existem outros seres mágicos que podem se encaixar como elementais: dragões, fadas, gárgulas, e diversos mais. Os elementais são guardiões de cada elemento (alguns podendo ser guardiões de mais do que um), e podemos não só entrar em contato com eles, mas também possuir altares em honra aos elementais.


✯ O que/quem é a Deusa? E o Deus?


   A Deusa é a criadora de tudo; ela é a mãe, a donzela e a anciã - pois ela tem três faces, como a Lua, além da Lua Nova, que equivale à Deusa Negra. O Deus nos mostra nossos instintos, e também possui três faces: o Deus Cornífero, o Green Man, e o Senhor das Sombras. Eles são o equilíbrio, e ambos se completam de maneiras opostas.

   As faces da deusa-tríplice são: A Deusa donzela é a juventude, é a lua crescente. Ela nos mostra o começo, então é como uma adolescente. A Deusa Mãe, a lua cheia, é exatamente como uma mãe se apresenta, pois ela nos guia, nos ajuda e é madura, ao mesmo tempo que ainda mantém sua parte jovem, e guarda a fertilidade. Já a Deusa anciã, lua minguante, é sábia, e marca o final do ciclo, bem como representa a morte.
   Mas tenha em mente que morte, na Wicca, não é algo ruim, pois ela faz parte do ciclo vital, e é necessária para todos os seres vivos. Assim sendo, a Deusa anciã guarda os segredos, e nos ajuda quando estamos finalizando algum projeto ou algo importante, bem como nos guia em nossa morte, com sua calma e amparo.
   A Deusa é representada pela Lua e suas faces, e ela é como o caos no universo. Algumas Deusas podem ser identificadas como deusas tríplice, como Hécate, ou Brigit. Enquanto, isso, outras manifestam mais uma única das fases: Ártemis, uma Deusa donzela; Deméter é uma representação perfeita de uma Deusa mãe.

   O Deus Cornífero é a natureza selvagem, indomada, intocada pelo ser humano. Ele é representado por um cervo, ou por um humano com chifres e patas de bode.
   O Green Man, por sua vez, é a natureza cultivada, como a agricultura ou a pecuária. Ele é, basicamente, uma criatura com o corpo coberto de folhas e ramos.
   O Senhor das Sombras é o senhor da morte, que mantém os segredos de além-vida, e também representa o ciclo da vida, demonstrando que a morte nada mais é do que parte da natureza. Ele é representado pelo sol, em contrapartida à Deusa, e ele é a ordem. 

✯ Quem ou o que são as divindades?


   Como dito anteriormente, cada wiccano tem sua forma de crer. As divindades variam de panteão para panteão, e nós as cultuamos em meditação, conversas, e em rituais. Podemos pedir sua presença e auxílio em diversas situações, bem como celebrar com elas alguns Sabbaths, ou cultuar deusas no Esbath que lhes corresponda.
   Apenas tente não procurar os Deuses somente na hora que precisa, sem fazer honras nem prestar um agradecimento apropriado. Trate os Deuses de forma honrosa e respeitosa, e evite buscar a ajuda deles somente quando precisar, ignorando-os no resto do tempo. Esta prática egoísta, conhecida vulgarmente como "Deuses de prateleira", é algo que nada pode trazer de proveitoso. Ou seja, ao convidar uma deidade para participar de algum trabalho mágico, trate-a com o devido respeito e faça-lhes os agradecimentos apropriados. Caso contrário, as consequências podem acabar sendo nem um pouco agradáveis.

✯ O que significa "Ser uma bruxa"?


   Ser uma bruxa (ou um bruxo) é buscar conhecimento. É sempre querer se conhecer mais, sempre estar a procura de evoluir. Ser uma bruxa é estar em busca do equilíbrio para/com a natureza e com a vida; é ter sabedoria e conhecimentos em diversas áreas.
   É ser livre, e saber os limites que são necessários quando e onde são necessários; é valer-se de suas virtudes para ajudar os outros, quando for necessário. É ser uma pessoa que não tem vícios ou pratica excessos, pois todos sabemos que excessos não trazem bons benefícios. É, principalmente, saber respeitar e exigir esse respeito de volta.
   Ser uma bruxa é ser você mesmo(a)! 

✯ O que é a Lei Tríplice e a Lei do Retorno?


   Isso é algo muito, muito importante para quem pratica a Wicca.
   A Lei do Retorno dita que tudo que fazemos terá uma consequência. É adotada na magia em geral, como sendo uma das bases em relação à magia - pois é imutável e infalível. Ela não existe apenas na Wicca, mas sim como um dos pilares da magia.
   Na Wicca, a Lei do Retorno se emenda com a Lei Tríplice: "Tudo que fizeres nesta vida retornará para você triplicado". É importante frisar que a Lei Tríplice só se aplica a wiccanos iniciados.
   Se você não for iniciado na Wicca, ou não praticá-la, mas praticar outras formas de magia, você não estará sujeito à Lei Tríplice!
   O que a Lei do Triplo Retorno nos mostra é que você deve sempre estar ciente de seus atos e de suas consequências. A Wicca procura o equilíbrio entre a natureza e nós, e não devemos alterar esse equilíbrio. Você deve ter em mente outro lema importantíssimo: "Faze o que quiseres, sem a ninguém prejudicar". Então, caso você pense em "feitiços de amarração amorosos", ou outros usos da magia que tenham fins parecidos, saiba que você poderá estar prejudicando outras pessoas em seu benefício próprio, e, como é o caso dos "deuses de prateleira", é uma forma egoísta e interesseira de agir.


✯ Eu posso me iniciar na Wicca ou devo ser iniciado por um sacerdote? Eu preciso ter um coven?


   Primeiramente, sim, você pode se iniciar sozinho. Mas você precisa ter uma experiência muito sólida de estudos e de magia antes de se iniciar e abrir-se para o sacerdócio. Por quê? Bom, porque o sacerdócio não tem volta.
   Uma vez que você se iniciou propriamente na Wicca, você nunca deixará de ser um instrumento dos Deuses na Terra. Deixar o caminho sagrado pode acarretar problemas para você, pode trazer muitas maldições e isso não terá volta.
   Então, você precisa saber que dedicar sua vida aos Deuses é o que você realmente quer. Como saber? O jeito mais comum é passar um ano e um dia de introspecção e estudos em relação a tudo que compõe a Wicca.
   Este um ano e um dia de estudos e práticas se chama Dedicação. Nela, você celebra todos os Sabbaths, completa a Roda do Ano, entende as divindades que você gosta de cultuar, sente a Deusa e o Deus em seu cotidiano, compreende as energias que lhe cercam, aprende a utilizar as ervas e os cristais, pratica a clarividência com os oráculos, faz parte da natureza.
   Só através da dedicação você saberá se esta é a sua vocação. Mas, claro, se você for auxiliado por um sacerdote já iniciado, não tem problema nenhum. Entretanto, nem por isso você deve parar de estudar e ler cada vez mais para esperar que ele lhe diga tudo. O sacerdote vai apenas te auxiliar com dúvidas, te mostrar se você está ou não no caminho certo, como um mestre faz com seu aluno. 

   Covens são nada mais, nada menos do que grupos de bruxos, que seguem alguns princípios fixos e que são regidos por uma Alta Sacerdotisa e um Alto Sacerdote, geralmente. Covens costumam ter suas próprias tradições e seus próprios conjuntos de crenças, regras, organizações internas e éticas.

   Exemplo: Um coven que seja dedicado ao culto de Isis terá esta deusa como centro de todos os rituais e todas as formas de magia. Se você não é muito ligado ao panteão egípcio e/ou não consegue centrá-la em suas meditações e em sua vida no geral, então você não deveria participar desse coven. 
   Exemplo 2: Um coven onde se celebram rituais vestidos de céu (ou seja, nus). Se você não se sente à vontade com nudez, ou tem menos de 18 anos, é um impedimento.

   O que eu quero dizer com isso é que participar de um coven requer disciplina e também requer que você faça parte das crenças, que siga a tradição em comum. Se você não se encaixa em determinados cultos daquele grupo, talvez seja melhor que você siga como um bruxo solitário, sem precisar obrigar-se a acreditar em parâmetros nos quais você não tem a necessidade de crer.
   Ainda assim, covens são uma forma muito interessante de aprimorar seu conhecimento, trocar experiências, compreender determinados aspectos da magia que sozinho você não tivera a chance, e também de conhecer pessoas que já trilham este caminho há tempos. Se você puder encontrar um coven que lhe agrade e que lhe acolha calorosamente, então não perca a chance. 
   Mas com ou sem coven, seja sempre feliz e repleto de bênçãos no caminho dos Deuses.

5 comentários:

  1. Tem alguma maneira de enviarmos nossas duvidas sobre respectivos assuntos.. Ou então o site não aceita aprendizes ? Para que possamos ir aprendendo e se desenvolvendo com o tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode enviar suas perguntas ou sugestões através do ask: http://ask.fm/alannyedaeris, ou por email, no seguinte endereço: sinfoniadalua@gmail.com. Espero poder ajudar.
      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir
  2. Olá Sinfonia da Lua, eu gostaria de saber, qual é o dia verdadeiro de Samhain, Beltane se é no dia 1 de Maio ou no dia, 31 de Outubro se o Brasil a maior parte dele fica no Hemisfério Sul porque muitos sites e Blogs Wiccanos fazem muitas confusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, existem duas formas de celebrar a Roda do Ano. Na Roda do Ano do Hemisfério Norte, que segue as datas originais de celebração, a data do Beltane é em 1º de maio. Porém, caso você opte por celebrar a Roda do Ano do Hemisfério Sul - que é adaptada de acordo com as estações daqui -, então o Beltane é celebrado durante 31 de outubro.
      O Brasil fica em sua grande parte no Hemisfério Sul sim, porém você não precisa obrigatoriamente celebrar a Roda do Ano do Hemisfério Sul por isso. Cada praticante pode optar livremente por escolher celebrar a Roda do Ano que mais se sente confortável.
      Para saber mais sobre a Roda do Ano: http://sinfoniadalua.blogspot.com.br/2014/08/roda-do-ano.html

      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir
  3. Olá.
    Eu tenho 16 anos e tenho muito interesse em começar na Wicca. Sinto que é isso que eu quero, mesmo sabendo que provavelmente terei de sofrer com preconceitos dá minha própria família. Mas mesmo assim, meu interesse continua. Eu gosto muito de ler e já entendi algumas coisas, queria começar a comprar alguns livros também pra entender melhor, pra mim nunca é demais aprender... Só que parece que não saio do lugar sabe, queria saber qual a melhor forma de me iniciar, seja lendo tal livro ou pesquisando em tais sites.. Será que poderia me ajudar ? Interesse dá minha parte não falta, pois já tomei minha decisão que quero isso. Se puder me ajudar ficarei agradecida.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.