sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Pentagrama

   É, provavelmente, um dos maiores símbolos de Bruxaria, e conhecido mundialmente como tal - embora seja associado, erroneamente, ao demônio cristão e ao mal, especialmente quando invertido.
   Mas e qual a verdadeira simbologia do pentagrama? Bom, podemos começar citando as cinco pontas. Cada uma pode representar diversas coisas, e em situações diferentes, é um símbolo muito útil e quase universal. Principalmente, na bruxaria, o pentagrama representa os cinco elementos: o éter - ou o espírito, o caos, o universo, as energias puras da natureza e da vida -, sempre no topo; a água, o fogo, o ar e a terra.
   Pode também demonstrar nosso corpo - membros inferiores, membros superiores e cabeça no topo -; pode citar as fases da vida: nascimento, infância, maturidade, velhice e morte; os elementos e o espírito, como é geralmente associado.
   A origem do pentagrama remonta de um período anterior à Mesopotâmia, onde era utilizado em inscrições reais, para demonstrar o alcance do poder aos quatro cantos.
   Além disso, pode-se observar a existência do pentagrama entre os Hebreus, Gregos, Celtas e Egípcios. Era utilizado, na Idade Média, como um símbolo de proteção, e também uma representação das chagas de Cristo - tendo sido amplamente associado aos cristãos daquela época. Entretanto, após as cruzadas, e no começo da Inquisição, um longo período de caça aos elementos considerados "hereges" e "demoníacos" por cristãos, o pentagrama foi associado à imagem do diabo que estes tinham em mente. Relacionaram-no ao "demônio", e assim, o pentagrama tornou-se para muitos, um símbolo de adoração ao maior adversário do cristianismo.
   Amuletos e colares com o pentagrama são usados para demonstrar não só a Bruxaria como crença/prática, mas também para proteção e harmonia. Podemos fazer o símbolo para protegermo-nos, saudar nossos altares e/ou amigos, abençoar a si mesmo ou outrem, decorar instrumentos mágicos e trazer poder a objetos, bem como inúmeras outras situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.