sábado, 28 de junho de 2014

Cerridwen

   Cerridwen era uma deusa celta muito cultuada por todo o seu território. É uma deusa trina, que na Bruxaria moderna e Wicca é considerada donzela, mãe e anciã. A face mãe de Cerridwen é sua mais forte, embora ela esteja relacionada à transição entre mãe e anciã.
   Ela é a deusa do caldeirão da transmutação, que representa o sagrado feminino, o próprio útero da deusa. É uma deusa da fertilidade, sendo seu animal totêmico a porca branca.
   Ela é associada não somente à Lua, mas também à transformação, a poesias, profecias, o ciclo de vida e morte, guardiã da sabedoria e conhecimento - ela é uma deusa de caos e paz, do início e do fim, do conhecimento inexplicável e da inocência jovial.
   Geralmente, Cerridwen é relacionada a Cernunnos como seu consorte, e juntos, representam vários aspectos tradicionais do Sagrado Feminino e Masculino.
   Cerridwen pode ser considerada também uma das deusas relacionadas aos bardos, por sua sabedoria, seu conhecimento com ervas e grãos, e pelo seu caldeirão de transmutação. Ou seja, é uma deusa trina também ligada à magia, à sabedoria em todas as formas, colheitas e fertilidade, e aos bardos. Algumas vezes Brigit é considerada uma deusa trina em junção com Cerridwen, embora ambas sozinhas também possuam as características de deusas trinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.