sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cores

   Você provavelmente já se deparou com feitiços, rituais ou "receitinhas" na internet ou em livros que pedissem cores de velas específicas, fitas coloridas, pedaços de tecido, ou outras especificações que peçam uma cor. Já se perguntou por quê?
   As cores são uma das formas de as energias se manifestarem. Por isto, possuem energias específicas, ou egrégoras, que nós podemos utilizar em todas as formas de magia que resolvermos realizar.
   Em muitas culturas há a tradição com cores, inclusive em nosso cotidiano, acreditando-se que algumas trazem boa-sorte, enquanto outras são de mau agouro. A cromoterapia, ou seja, utilização das cores para a cura, já era utilizada por povos antigos, como os gregos e egípcios, é o que indicam estudos.
   Para isto, podemos usar as cores como forma de invocar suas energias para fortalecer um feitiço, para representar deidades ou forças da natureza (como os elementos), mudar um aspecto emocional de alguém ou de si mesmo, enfim. Dê uma olhada na relação abaixo!

   Preto: Introspecção, auto-análise, aspectos ocultos de si. É uma cor que absorve e transmuta, ou seja, ele suga as energias negativas e as transforma em positivas. Tem um poder de proteção e neutralização muito forte. Representa todo o tipo de mistério, oculto, a noite, fantasias. Também representa o poder e a nobreza, o luxo e os finais de ciclos.
   Em excesso, o preto pode trazer melancolia, tristeza, medo.

   Cinza: É o meio termo entre o preto e o branco, ou seja, conserva boa parte das energias de ambos. Neste aspecto, o cinza traz equilíbrio, estabilidade, e tem um poder de neutralizar energias negativas, assim como encantamentos e feitiços que não nos servem mais. Pode representar o passado, inconsistência, memórias.
   Em excesso, o cinza traz confusão, aspectos do passado que podem não ser agradáveis, esquecimento, desânimo.

   Branco: Representa pureza, harmonia, tranquilidade, cura, sinceridade. O branco é uma cor muito utilizada para purificar, ou para delimitar início, começo de ciclos. É também uma cor que repele energias negativas, e que pode ser utilizado para substituir qualquer cor, pois é a união de todas as cores.
   Em excesso, o branco pode trazer apatia, inocência demais, ou confusão.

   Roxo: É a cor da magia! O roxo é o meio termo entre as cores frias e as cores quentes, e muito utilizado para indicar espiritualidade, energias em sua forma mais pura. É uma cor muito boa para purificação, proteção, meditação e outros aspectos mágicos. Simboliza a nobreza, dignidade, transformação, cura, magia, mistério, intelecto e consciência, auto-conhecimento, sonhos, sinceridade, devoção, ocultismo.
   Em excesso, o roxo pode trazer introspecção, manias, dedicação excessiva a um assunto, fanatismo.

   Azul: Calma, tranquilidade, paciência, afetuosidade, segurança, confiança. Representa também o céu, os mistérios, fé, devoção, profundidade, sonhos. É uma ótima cor para meditação e para atividades intelectuais, pois reduz o estresse e a ansiedade. Simboliza também o espírito, relaxamento, amizade, maturidade, honestidade, entendimento entre pessoas.
   Em excesso, o azul pode trazer tristeza ao ponto de desenvolver depressão, solidão, introspecção, tristeza.

   Verde: Sorte, cura, estabilidade, equilíbrio, fertilidade. É uma cor com um poder calmante muito grande, e representa todas as energias da natureza; por isto, favorece a conexão com plantas e entidades com ligação forte com a natureza. Simboliza crescimento, saúde, prosperidade, fortuna, plenitude, satisfação, esperança, harmonia.
   Em excesso, o verde pode trazer arrogância, orgulho e superioridade.

   Amarelo: Intelecto, conhecimento, sabedoria, criatividade, ideias, persuasão, aspectos mentais favorecidos. Também é uma cor que favorece a comunicação, oratória, discursos, bom-humor, ótima para trabalhar com públicos. O amarelo simboliza a alegria, bem-estar, animação, satisfação, fortuna, sucesso, otimismo, juventude.
   Em excesso, o amarelo traz irresponsabilidade, volubilidade, mutação, desatenção.

   Laranja: Tem propriedades do amarelo e do vermelho. Sucesso, agilidade, aspectos mentais favorecidos, curiosidade, cordialidade, criatividade, boa sorte, ternura, festas e comemorações, vitalidade, prosperidade, afasta a preguiça e a moleza.
   Em excesso, o laranja pode trazer arrogância, desatenção e orgulho.

   Vermelho: Fortalece o corpo, traz vitalidade, força física e mental, coragem, força de vontade, poder, liderança, entusiasmo. Também favorece o poder sexual, a paixão, o amor, conquista, auto-estima e ação. Representa o sangue, conflitos, guerra, o fogo em sua face mais pura.
   Em excesso, o vermelho pode trazer raiva, perigo, ciúmes, violência.

   Rosa: Tem o poder do vermelho temperado, mais ameno, com menor intensidade. Representa o amor romântico, amizade, fraternidade, romance, ternura, calma, aspectos femininos, inocência. Também é a cor da beleza, delicadeza, dos aspectos de Vênus, mas também das energias do branco, como a pureza, tranquilidade e a sinceridade.
   Em excesso, o rosa traz inocência, manipulação, enganação.

   Marrom: Constância, disciplina, responsabilidade, uniformidade, aceitação de regras. Tem o poder das raízes de árvores, que são estáveis e firmes, e por isto, traz estes aspectos também. Representa a fortuna e a prosperidade que resultam do esforço. Absorve a negatividade mas a retém, precisando cuidado e purificação. Conexão com a natureza, lar, cura, conforto, simplicidade, rigidez, conservacionismo.
   Em excesso, o marrom traz dependência, autocrítica, infantilidade e isolamento.

   Dourado: Brilho, sucesso, fortuna, riqueza, nobreza, espirituosidade, vigor. É a cor do Sol, representa o masculino e o Deus, e emana energias de luz, afastamento das mentiras, poder, confiança, majestade, prosperidade. Atrai o dinheiro e o poder, charme, persuasão e a conquista.
   Em excesso, o dourado traz soberba, orgulho, vaidade e superioridade.

   Prateado: Poder feminino, conexão com a Lua e mistérios, noite, oculto, meditação. Representa a Deusa, magia, inovação, tecnologias, criatividade, liberdade, vitória, sucesso. Igualdade, estabilidade, espiritualidade, misticismo e qualidade também são aspectos desta cor.
   Em excesso, pode trazer solidão, afastamento, introspecção.

☽❍☾

   Você pode utilizar as cores de diversas formas na magia! Por exemplo,

   ☽❍☾ Em uma peça de roupa para atrair determinadas energias.
      Exemplo: Hoje precisarei falar em público, mas sou um pouco tímida! Então, me visto com uma blusa de cor amarela. Poderia também utilizar acessórios dourados, ou uma maquiagem com dourado.
      Exemplo 2: Fulano está precisando de coragem, força, pois está muito apático e desanimado. Ele veste uma camiseta vermelha para se animar, sentir vitalidade e trazer poder, auto-estima para sua vida.

   ☽❍☾ Na decoração da sua casa, no seu quarto, em sua mesa de trabalho.
      Exemplo: Estou precisando estudar, mas não consigo me concentrar. Resolvo colocar um vaso de flores amarelas em minha mesa de estudos. O amarelo me ajudará no intelecto e no conhecimento, e o verde das folhas na tranquilidade.
      Exemplo 2: Meu quarto tem muito de vermelho e laranja, cores quentes, e eu costumo não conseguir descansar. Retiro tudo o que há de vibrante, e substituo por cores frias, como o roxo, o azul e o verde. Assim, consigo descansar e estas cores me trazem tranquilidade, tudo o que preciso em meu quarto!

   ☽❍☾ Em velas para feitiços, rituais, oferendas, enfim.
      Exemplo: Quero fazer uma oferenda para a Deusa, somente para o sagrado feminino. Eu olho a tabelinha e descubro que posso usar o prateado, pois é a cor da Lua, do poder feminino. É esta a vela que eu usarei!
      Exemplo 2: Vou realizar um ritual para honrar a deusa Athena, e vejo que ela possui características de coragem, poder, intelecto, sabedoria. Na minha visão, o dourado tem tudo a ver com ela! Então, vou decorar meu altar com dourado para honrá-la, e acender uma vela dourada para representá-la.
      Exemplo 3: Preciso fazer um feitiço para curar um ente amado, mas o feitiço que escolhi não especifica que cor de vela devo usar ou quero criar um feitiço mas não sei o que usar para a cura! Vejo que o verde é a cor da natureza, da saúde, e da cura! Então, vou acender uma vela verde no meu feitiço. Se eu quiser aumentar o poder, posso acender uma vela verde e outra marrom!

   ☽❍☾ Em cristais e metais para os feitiços, rituais, amuletos e oferendas.
      Exemplo: Estou criando um talismã para atrair intelecto, pois não estou conseguindo aprender direito na escola/faculdade. Coloco várias ervas para conhecimento, e resolvo colocar um cristal também. Como eu não conheço muito de cristais, não arriscarei, e colocarei um citrino, pois ele possui coloração amarelada, e sei que o amarelo favorece o intelecto.

Nota: recomendo sempre que você estude e conheça os cristais antes de utilizá-los! Mas, no geral, não tem problema utilizá-los pela sua coloração.

   ☽❍☾ No altar, para representar festividades e celebrações.
      Exemplo: Chegou o Sabbath do Solstício de Verão, o Litha, e eu quero muito trazer essas energias de brilho, fertilidade para minha vida. Então, eu decoro meu altar inteiro com cores como o amarelo, o dourado e o laranja! Coloco flores destas cores em meu altar, e ainda decoro com frutas. Pronto, estou trazendo as energias do Sabbath para minha vida.
      Exemplo 2: A Lua Cheia do mês está se aproximando e eu quero aproveitá-la ao máximo! Resolvo mudar meu altar, e colocar um tecido prateado, decorar ele com cinza e com roxo, pois sinto que estas cores são ótimas para honrar a Lua! Para fortalecer, ainda coloco velas azuis, e uma prateada para representar a Deusa.

A colorir-me,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.