sábado, 7 de fevereiro de 2015

Oferendas!

A dança pode ser uma grande forma de oferenda!
Não apenas o ato, mas também o aprendizado.
   Oferendas são uma forma de gratidão. Esta gratidão, demonstrada através de atos, objetos, alimentos, ou qualquer outra forma, pode ser direcionada para qualquer entidade: Deuses, elementais, ancestrais, seres mágicos, enfim.

   Exemplos de oferendas são as feitas para Iemanjá em seu dia, como as flores e barquinhos colocados na praia pelos devotos.
   Os pratos de comida ou com diversos objetos que praticantes de religiões afrobrasileiras deixam em parques ou praças também são oferendas.
   Assim como cristãos podem acender velas de sete dias ou rezar novenas, fazer procissões. Todas estas são diferentes formas de oferendas para demonstrar agradecimento - e não são as únicas!

   Uma oferenda pode ser uma dança ou um ensaio que estou praticando, pode ser um jantar que preparei com amor, pode ser objetos que deposito em algum lugar específico, pode ser um ato sexual, uma música que eu canto, danço ou interpreto, uma vela ou incenso que eu acendo, uma fruta que estou comendo, uma poesia que criei, uma libação - que é a oferta de líquidos - enfim.
   São inúmeras as formas de ofertar coisas e ações à entidades, sejam elas quais forem.

   Os motivos para estas ofertas também diferem muito: posso fazer uma oferenda por estar contente, por estar triste e querer me alegrar, por estar agradecido pelas bênçãos de determinada entidade, por estar precisando de ajuda, por simplesmente querer honrá-la, etc, etc, etc.
   É normal e bastante indicado que agradeçamos à ajuda de deidades ou outras entidades quando invocamos as mesmas em rituais ou feitiços, pois é uma forma de respeitá-las e honrá-las! Principalmente se não cultuamos determinada deidade, mas queremos que ela nos ajude, precisamos dar algo em troca e haver reciprocidade.

   Se você tiver dúvidas sobre oferendas, preste atenção em detalhes importantes:

   ☽❍☾ Oferendas não são somente aquele prato de comida farto ou algo muito elaborado. Coisas simples, como o ato de se maquiar ou de dançar podem ser uma grande oferenda!

   ☽❍☾ A oferenda é um ato de agradecimento ou de honra. Ou seja, se você está pedindo a ajuda de determinada entidade, honre-a! Não por obrigação, mas pelo simples fato de você estar agradecido pela ajuda.

   ☽❍☾ Ações simples são muito bem-vindas, sim! Mas se você estiver realizando um ritual enorme para algo muito grandioso, seja coerente e agradeça à entidade com algo que seja equivalente ao que você está pedindo!

   ☽❍☾ De preferência, oferte antes de receber, pois nem todos os Deuses e entidades são seus subordinados. Você daria seu carro para alguém que nem conhece, e que não retornaria o favor?

   ☽❍☾ Saiba o que você está ofertando para determinada entidade. Nem todos os Deuses, seres mágicos e afins gostam das mesmas coisas! Busque ver o que é mais comum de se ofertar, e faça-o. Se tiver dúvidas, medite e pergunte!

   ☽❍☾ Não é apenas o objeto ou ação que você está ofertando que é o agradecimento. Desde o ato de pensar em ofertar algo até efetivamente ofertar já é uma forma de enviar energias à entidade. Portanto, sempre faça com alegria e prazer, sem aquela sensação de que está fazendo por obrigação.

   ☽❍☾ "O que eu faço com a comida/objeto que ofertei?": se for alimento, deixe algumas horas no altar ou em algum lugar de sua escolha, e depois coma, ou divida com outros entes queridos! Se for um objeto, como um colar por exemplo, use-o em honra à entidade. Faça o que sentir que for mais correto!

   Ainda tem dúvidas? Pesquise sobre a entidade, cheque o que ela gosta, e medite! Uma meditação diretamente com a entidade pode sanar suas dúvidas melhor do que qualquer artigo ou explicação. E você pode conhecê-la melhor através da experiência direta, não acha?

A agradecer por todas as bênçãos,
   Alannyë.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.