segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Lenormand: Correspondências do Baralho Cigano

   Conhecido amplamente por seu nome popular, Baralho Cigano, o oráculo de Lenormand leva este nome por sua utilização pelo povo cigano. É similar ao Tarot de Marselha, embora possua apenas 36 cartas.
   Pode-se afirmar que Madame Lenormand, a quem se atribui a criação, reuniu os arcanos maiores do Tarot para serem utilizados mais facilmente entre o povo cigano. As cartas também possuem ligação com os naipes do baralho, tendo isto como forte influência nas leituras.
   Ademais, o estudo o Baralho de Lenormand deve ser tomado como o estudo de qualquer outro oráculo de cartas, a partir da compreensão de cada carta num sentido amplo, e depois com as próprias atribuições pessoais a respeito das mesmas.
   A leitura deste oráculo é feita de algumas formas bastante tradicionais, as quais serão citadas em outras oportunidades. Mas em um sentido geral, as leituras podem ser feitas da mesma maneira que o Tarot ou outros jogos de cartas.
   Veremos, neste post, as correspondências de cada carta do Baralho Cigano. Em posts futuros, serão citadas algumas formas de jogar e também outras dicas para a consulta das cartas!
   As correspondências estarão abaixo, na ordem numérica em que são vistas no baralho. É importante ressaltar que cada leitura diferenciará as características de cada carta, ou seja, as cartas se relacionam demais em jogos, sendo influenciadas pelas que estão próximas. Por isto, cada significado pode variar de acordo com o jogo.
   Além disso, cada pessoa atribui significados únicos para as cartas, ou seja, são interpretações bastante pessoais! Por este motivo, esta relação de correspondências pode lhe ajudar bastante, mas existem inúmeros outros significados que você poderá descobrir com a convivência e a prática. Não se apegue somente ao que você lê, compreenda as cartas e veja o que elas lhe dizem!

   Ao lado do nome das cartas, constarão também o que equivalem as cartas em uma pergunta direta. Por exemplo, sim, não ou talvez.

   Correspondências do Baralho de Lenormand!


   01: O Cavaleiro. Resposta: Sim.
   Esta carta fala sobre chegadas, notícias, mensagens, enfim, podem ser inúmeras coisas a chegar - e por isto é necessário observar quais cartas se relacionam com esta. Estas chegadas também indicam mudanças, acontecimentos rápidos, movimentações. Pode indicar a possibilidade de concretizações, realizações, acontecimento de planos e sonhos, ou a necessidade de agir para que aconteçam. Em um aspecto negativo, pode significar a falta de ação, apatia, assim como impedimentos, atrasos e frustrações.

   02: O Trevo. Resposta: Não.
   Indica obstáculos que devem ser retirados do caminho para que tudo dê certo. Isto é reforçado pelo fato de que é muito difícil encontrar um trevo de quatro folhas, ou seja, o esforço é bem recompensado com os frutos que merecemos. Também pode indicar atrasos, pequenos problemas de percurso. Pode haver entrada de recursos após as dificuldades, ou seja, a sorte só brilhará após lidarmos com os conflitos.
   
   03: O Navio. Resposta: Sim.
   É a carta do movimento, das partidas e chegadas. Este movimento é lento e progressivo, e pode acabar sendo influenciado por coisas que estão completamente fora do seu alcance. Também pode indicar viagens, aventuras, transformações, destino, inícios ou finais de ciclo. Novos rumos, novos horizontes, novos caminhos. Se alguma carta representando uma pessoa estiver próxima, significa que alguém pode estar partindo ou chegando.

   04: A Casa. Resposta: Talvez.
   A Casa pode indicar inúmeras coisas: lar, família, trabalho, estudos, fé, sentimentos. É uma carta que representa as bases, as emoções e os locais onde depositamos nossas raízes, onde há a identificação de conforto e de lar. Essa carta sempre terá relação com outras, que mostrarão o que estará acontecendo, enquanto A Casa mostrará onde será essa influência - se será na família, no trabalho, ou em outras áreas da vida. A Casa, então, é uma carta temática.

   05: A Árvore. Resposta: Sim.
   Representa fortemente o ciclo da vida: as coisas ocorrem no tempo devido, seja ele qual for. Fertilidade, evolução, crescimento, prosperidade, segurança, conforto, raízes. A árvore dá os frutos quando é bem cuidada, e assim também é a vida: receberemos os frutos dependendo de nossas ações. Se há dificuldades ou bloqueios que são ignorados, a árvore está fadada a perecer. Pode indicar a necessidade de equilíbrio, de livrar-se do que nos prende e nos impede de crescer, de prosperar.

   06: As Nuvens. Resposta: Não.
   Indecisão, confusão interior, situação indefinida. É um momento no qual pode haver medo, tristeza, solidão, desalento, problemas sentimentais consigo mesmo. Os obstáculos não estão claros, os problemas podem parecer piores do que realmente são, não há como observar nada com clareza e discernimento. É preciso ter calma e muita paciência para esperar que tudo se esclareça. Se o lado mais escuro da carta apontar para uma carta específica, provavelmente será aquilo que estará em indefinição.

   07: A Cobra. Resposta: Talvez.
   É uma carta que possui muitos significados, e embora seja costumeiramente ligada ao lado negativo, pode ter coisas positivas. A cobra pode representar perigos próximos e inesperados, traições, mentiras, difamações, necessidade de proteger-se, ou ainda os aspectos inconscientes de nós que nos sabotam, como a baixa auto-estima e falta de autoconfiança. Entretanto, a cobra também pode indicar busca por conhecimento, evolução pessoal, atração sexual e paixão, criação e transmutação, encontro do equilíbrio, espiritualismo e fé favorecidos.

   08: O Caixão. Resposta: Não.
   Perdas, términos, finalizações, quebra, afastamentos, fechamento de ciclos. Algo será perdido ou irá embora, mas outra coisa ocupará o seu lugar. Embora pareça uma carta assustadora por causa da morte, é muito raro que indique morte realmente - somente quando combinada com outras cartas de energias similares. O Caixão pode trazer alívio, contentamento pelo final de algo que podia estar sendo prejudicial à pessoa. Significa principalmente a necessidade de se afastar de algumas coisas, abandonar situações e atitudes antigas, amadurecer e renascer.

   09: O Buquê/Ramalhete. Resposta: Sim.
   Recebimento, presentes, pequenas felicidades, alegria, beleza, namoros e romances descompromissados. Esta carta costuma representar uma mulher que está envolvida na situação. É uma carta que também demonstra os retornos de nossos esforços, as recompensas. Seus significados são de coisas boas, alegres, leves e que nos trazem sorrisos, contentamento.

   10: A Foice. Resposta: Não.
   Cortes, processo de quebra, interrupção e de rapidez, pois é uma ação brusca. Também indica frutos, a colheita do que foi plantado, retorno das atitudes e do que foi feito no passado. Pode significar libertação, necessidade de desfazer situações ou relações prejudiciais - e neste caso, traz o alívio, uma alegria pela liberdade. A Foice pode representar a cura, mas também dor, doenças, perdas financeiras, acidentes, acontecimentos inesperados, problemas de saúde. 

   11: O Chicote e a Vassoura. Resposta: Talvez.
   Ação, aprendizado, disciplina, pois o chicote pode ser usado para ferir e para demonstrar poder e autoridade, mas também para valer-se de formas rígidas de "educar". A vassoura, por sua vez, limpa e purifica, afasta o que é indesejado e negativo. Esta carta pode indicar a necessidade de agir e usar todo o seu potencial, a busca por disciplina para que se alcance o conhecimento e a perfeição, os dons da palavra e o diálogo - mas indica principalmente discussões e conflitos, batalhas pelo poder, disputas que podem ser resolvidas através da comunicação e do tato. 

   12: Os Pássaros. Resposta: Sim.
   Comunicação, harmonia, compartilhamento, acontecimentos em sociedade ou grupo, relacionamentos em geral. Liberdade, movimentações, leveza, descompromissos, espontaneidade e alegria. É uma carta que costuma representar namoros, ou romances mais leves que ainda não engataram em algo mais sério. Pode indicar fofocas, atitudes impensadas e impulsivas, irresponsabilidade, falta de comprometimento, necessidade de se libertar e ter seriedade.

   13: A Criança. Resposta: Sim.
   Inocência, pureza, entusiasmo, espontaneidade, alegrias, coragem. Pode indicar alguém que não possui limites, irresponsabilidade, ingenuidade excessiva, desejos que superam qualquer obstáculo, fragilidade, inexperiência, incômodos passageiros. A Criança pode estar nos dizendo para agir, deixar os medos de lado, ou nos mostrando desvantagens que temos em relação a outras pessoas ou a situações.

   14: A Raposa. Resposta: Talvez.
   Pode indicar armadilhas, perigos invisíveis, oportunismo, ilusões, necessidade de prestar mais atenção ao que acontece e às pessoas que nos cercam. Por outro lado, a Raposa indica a astúcia, inteligência, o raciocínio brilhante, esperteza, capacidade de dar a volta por cima, reação imediata e atenção. Ela pode surgir como um aviso, um alerta de que devemos deixar a ingenuidade de lado e sermos mais analíticos, buscarmos compreender mais e melhor o que está acontecendo ao nosso redor.
  
   15: O Urso. Resposta: Não.
   Dificuldades, conflitos, disputas por espaço e por reconhecimento, inveja, falsidade, perigos iminentes. Também indica força, proteção, necessidade de retiradas estratégicas, ajuda, amigos dispostos a lhe ajudar e proteger, ou a capacidade de lidar com problemas de forma correta sem perder a estabilidade. O Urso também demonstra muita sexualidade aflorada, instintos, ou pessoas que se passam por amigas e boazinhas mas querem apenas o seu mal.

   16: A Estrela. Resposta: Sim.
   Beleza, ideais, sonhos, desejos - e por outro lado, a necessidade de agir e lutar pelo que se almeja. A Estrela indica que este é o momento para agir, para fazer tudo o que se tem vontade. Ela traz sorte, iluminação, proteção, clareza, recompensa pelos esforços. Clareza nas metas, poder de sedução aflorado, auto-estima em alta, oportunidades se abrindo, brilho e sucesso, ajuda através da fé. É hora de deixar os medos de lado e simplesmente aproveitar as situações favoráveis!

   17: A Cegonha. Resposta: Sim.
   Esta carta indica a chegada de novidades, mensagens, acontecimentos inesperados que mudarão as situações atuais. Quando esta novidade chega, logo surgirão as oportunidades, pois a presença da Cegonha é como um presente! São possibilidades de novas chances, novos planos, nova vida! O que era antigo e não se fazia mais necessário irá embora e dará lugar ao novo, pode indicar uma mulher trazendo mudanças, ou a transformação de uma situação muito ruim em algo bom, como uma esperança. Próxima à carta da Criança, sim, pode significar gravidez.

   18: O Cachorro. Resposta: Sim.
   Fidelidade, confiança, amizade, proteção, indica relações profundas como amigos e família. Raízes e bases sólidas. Costuma indicar ajuda e proteção em relação a estes amigos, que você possui pessoas verdadeiras nas quais pode confiar. Se estiver próxima a cartas negativas, pode indicar o oposto: amigos falsos, pessoas que querem seu mal, O Cachorro também pode demonstrar a dependência, a necessidade excessiva de outras pessoas, incapacidade de se virar sozinho.

   19: A Torre. Resposta: Talvez.
   Busca pelo verdadeiro eu, pelo autoconhecimento e compreensão de si mesmo. Indica a necessidade de se livrar de algumas coisas, abrir espaço para que o novo possa chegar. É uma carta de introspecção, solidão, meditação, confinamento, da busca por uma análise mais crítica da situação. Pode indicar a estabilidade, equilíbrio diante dos problemas, a concretização dos objetivos almejados, ou a possibilidade de oportunidades próximas.

   20: O Jardim. Resposta: Sim.
   Representa nosso círculo de amigos e conhecidos, as relações pessoais próximas, bem como o trabalho e comunidades que participamos. Pode indicar uma festa, confraternização, trabalho em grupo, harmonia. O Jardim também demonstra o que plantamos e logo colheremos, sejam estes frutos bons ou ruins; ele mostra que é hora de colher o que plantamos no passado. Pode demonstrar cura, saúde, a natureza em geral, ou momentos de felicidade em família ou em amigos.

   21: A Montanha. Resposta: Talvez.
   Demonstra obstáculos, algo que está lhe impedindo de agir e lhe segurando para trás. Você deve agir com sabedoria e astúcia para lidar com este obstáculo e superá-lo, ter calma e persistência, e tudo dará certo. Pode indicar aventuras e viagens, situações novas e inesperadas, caminhos tortuosos mas que podem ser proveitosos, assim como a justiça, a lei, a busca por conhecimento e por sabedoria. Também pode simbolizar relações, trabalho, desejo amoroso e sexual, obstáculos no amor.

   22: A Encruzilhada. Resposta: Sim.
   São caminhos que se cruzam, o que pode indicar outras pessoas se relacionando nesta situação. Indica possibilidades, necessidade de tomar decisões, escolhas que terão importância em seu futuro, mudança de rumo, livre arbítrio para decidir o que fazer. Pode significar que algumas coisas serão deixadas para trás, mudanças nos sentimentos, ou que alguém/algo está impedindo você de trilhar seu caminho livremente.

   23: O Rato. Resposta: Não.
   Roubos, perda, preocupações, nervosismo, desilusões com pessoas nas quais há confiança. Pode estar-se investindo em alguém ou algo que não merece o esforço, o medo de tomar atitudes, problemas de saúde, estresse, vazio interior, lar turbulento. Entretanto, o Rato pode indicar a recuperação de algo que foi perdido, a capacidade de raciocínio rápido, de agir e mudar a situação. Ou seja, é preciso reagir imediatamente para sair de perto do que é prejudicial e perigoso.

   24: O Coração. Resposta: Sim.
   Relacionamentos amorosos, paixão, romance, atração, amor fraternal. Pode indicar um relacionamento aberto, um romance leve mas com muito sentimento, alguém que é amado e adorado. Pode simbolizar harmonia, mas também sentimentos ruins, dependendo da situação e do jogo. O Coração pode demonstrar uma atração forte e arrebatadora, mas passageira, ou uma paixão que logo se desfaz, a imaturidade em um relacionamento.

   25: A Aliança. Resposta: Sim.
   Compromissos, contratos, obrigações, responsabilidades, parceria. Pode indicar um relacionamento sério, ou um laço muito forte que liga duas pessoas, auxílio e apoio. Entretanto, pode demonstrar que alguém está em uma relação amorosa somente por obrigação. Também fala sobre negócios, interesses mútuos, parceria comercial, relações diplomáticas e profissionais.
 
   26: O Livro. Resposta: Sim.
   Sabedoria, conhecimento, lado intelectual, cultura, busca por aprendizado e reflexão. Esforço para que haja o conhecimento e a sabedoria plena, para que se alcance o que se deseja. Também demonstra segredos, mistérios, discrição, clareza, as lições que o destino nos dá. Pode indicar que algo está sendo escondido de alguém, censura, conspirações, enganações, ou estabilidade financeira, sucesso material, muito dinheiro envolvido.

   27: A Carta. Resposta: Sim.
   Poder de comunicação, mensagens, notícias, diálogos, documentos, avisos, correspondências oficiais. As notícias a caminho podem ser boas ou ruins; é preciso observar quais são as cartas que se relacionam, pois a Carta é muito mutável e flexível. Também pode indicar algo no caminho, um bloqueio passageiro e temporário. Esclarecimento de dúvidas, conhecimento, situações novas e inesperadas, mudanças.

   28: O Homem. Resposta: Talvez.
   Se o consulente for homem, esta carta representa a ele mesmo. Se for uma mulher, pode indicar um romance, uma amizade masculina, um homem a chegar ou partir, um amor verdadeiro, um homem da família, uma figura protetora. Também demonstra ação, coragem, poder masculino.

   29: A Mulher. Resposta: Talvez.
   Se o consulente for mulher, esta carta representa ela mesma. Se for homem, pode indicar um relacionamento amoroso, uma mulher da família, a chegada ou a partida de uma mulher, aproximação ou afastamento de um alvo de sentimentos do consulente. Também demonstra sexualidade e sensualidade, transformações, ciclos, novos inícios.

   30: Os Lírios. Resposta: Sim.
   Maturidade, experiência, sabedoria, leis e justiça, paz e tranquilidade após vencer os obstáculos. Esta carta costuma indicar um homem que está envolvido na situação. Pode indicar sexualidade, paixão, assim como a falta de sentimentos amorosos em relação a outra pessoa. Também demonstra mágoas com alguém, assim como pode demonstrar a pureza de coração, boa vontade, alguém que dá o seu melhor, e que quer ajudar.

   31: O Sol. Resposta: Sim.
   Oportunidades, progresso, sucesso, fortuna, brilho, prosperidade, felicidade, vitalidade, proteção contra problemas e desafios. A carta do Sol é muito propícia, e demonstra o crescimento, a evolução em várias áreas da vida. Pode indicar otimismo, alegria, generosidade, dinheiro, ou compromissos desejados - casamentos, namoros. Por outro lado, o Sol pode mostrar que existem ilusões, aparências, idealizações que se baseiam em falsidade. Também pode demonstrar que há falta de empatia e de sentimentos por parte de alguém.

   32: A Lua. Resposta: Talvez.
   Ciclos, acontecimentos recorrentes, intuição, introspecção, acontecimentos inesperados, mistérios. A Lua pede que haja discrição, que se mantenha os segredos guardados e que haja introspecção, cautela para lidar com o desconhecido. Também demonstra medos e receios, forças que estão agindo na situação e que não podemos controlar. Traz consigo o poder feminino, criação, romance, satisfação, sentimentos compartilhados, admiração, emoções.

   33: A Chave. Resposta: Sim.
   Sucesso, solução dos problemas e dificuldades, abertura dos caminhos, surgimento de oportunidades e possibilidades. Pode indicar a resolução de problemas, que serão demonstrados pelas cartas próximas. A Chave demonstra segredos que podem vir à tona, acontecimentos antigos que retornarão, ou recuperação de bens materiais. Realizações, agir.

   34: Os Peixes. Resposta: Sim.
   Bens materiais, negócios, lucros, dinheiro, fortuna em geral. Prosperidade, fartura, realizações financeiras e profissionais, recursos para atingir o que se deseja, relações prósperas no amor. Quando próxima a carta negativas, pode indicar perdas financeiras, dívidas, dinheiro indo embora, prejuízo e lucros baixos, dificuldades no âmbito material.

   35: A Âncora. Resposta: Talvez.
   Justiça, retorno do que foi feito no passado, necessidade de tomar uma pausa e refletir. Pode indicar confiança, estabilidade, força, solidez, hora de refletir. Também pode significar relacionamentos duradouros, parcerias prósperas e firmes, concretização de objetivos. Por outro lado, a Âncora pode demonstrar que as coisas estão paradas, e não há novidades; pode indicar desânimo, violência, desmotivação, que tudo está sendo em vão.

   36: A Cruz. Resposta: Sim.
   Fé, crenças, tomar a iniciativa, fazer algo, busca por conhecimento e sabedoria. A Cruz pode demonstrar um fardo, um peso a ser carregado, pois também fala sobre karma e sobre aquilo que trouxemos para nossa vida, seja bom ou ruim. Representa vitórias, sacrifícios necessários para atingir os objetivos almejados. Ação e reação, dificuldades no caminho, mas haverá sucesso ao final de tudo. Lições da vida, dívidas - não apenas financeiras - a serem quitadas e problemas a serem resolvidos.

A estudar as Cartas,
   Alannyë Daeris.

Um comentário:

  1. Salve!Tenho um tato de Waite e um cigano LeNormand , mas não sei se é o tempo , correria,ou sei la que não me concentro (tenho um pouco de TDAH ) , e me distraio muito facil, gostaria de aprender a ler laminas , acho que não só o subconsciente mas o universo nos dão toques que podem nos levar a nos conhecermos melhor, não acha?
    Blessed Be.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.