quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Conhecendo o Tarot: Arcanos Menores

Exemplos de cartas que fazem parte dos Arcanos Menores: A Rainha de Copas do Tarot de Rider Waite, o Cinco de Ouros no Tarot de Marselha, e o Seis de Paus no Celtic Dragon Tarot.

   Embora tenham uma visibilidade menor e exijam um conhecimento bem mais amplo que o estudo dos Arcanos Maiores, os Arcanos Menores também podem auxiliar e muito na resolução de problemas e de dúvidas ao utilizar o Tarot como oráculo. Podem engrandecer e explicar mais detalhadamente a questão, como resolvê-la, o que os Deuses querem dizer, enfim, inúmeros aspectos que os Arcanos Maiores sozinhos nem sempre podem abranger.
   Os Arcanos Menores são compostos por quatro séries de 14 arcanos, ou seja, totalizam 56 cartas em um baralho de Tarot. São bastante conhecidos por sua similaridade com o baralho comum, o qual utilizamos para a recreação. Possuem quatro naipes: Paus, Copas, Espadas e Ouros. Estas nomenclaturas podem variar dependendo do Tarot, por ocaso de traduções variantes ou por escolha do próprio fabricante.
   Não se limitando a naipes, os Arcanos menores também são divididos em corte ou em número. São quatro elementos de corte: Valete, Rei, Rainha e Cavaleiro. Não pertencendo a corte, as outras cartas são numeradas de 1 a 10. Estas nomenclaturas também variam, pois, por exemplo, as cartas de número 1 podem ser conhecidas como "Ás". Outro exemplo é da Rainha, que pode ser conhecida como Dama. Isto não muda o significado da carta em uma leitura, no entanto.

Os Naipes

   
   Conhecer os naipes é de suma importância para compreender os Arcanos Menores no Tarot. Como eles podem ser utilizados separadamente dos Arcanos Maiores, ou em conjunção, é interessante que se saiba o que podem significar em uma leitura, e podemos compreender alguns detalhes pela simbologia, ou seja, pelo que há em cada carta. Uma das peças-chave para entendermos os Arcanos Menores em leituras são os Naipes. 
   Cada grupo de 14 arcanos compõe um grupo denominado naipe. Estes naipes são os mesmos que temos no baralho comum, entretanto, podem ter a denominação ou o desenho bastante diferente. Em alguns Tarots, o desenho do naipe nem mesmo aparecerá, em virtude de que será demonstrado em uma ilustração - por exemplo, um pedaço de madeira na mão de uma personagem em uma carta do naipe Paus. Vejamos, então, cada naipe e sua correspondência:

   Copas, Taças ou Cálices: É o naipe relacionado ao elemento água. Sendo assim, trata de sentimentos como o amor, a intuição, a magia, o inconsciente, detalhes femininos e todo o tipo de assunto emocional ou sentimental. Pode tratar não apenas de amor, mas sim de simpatia, doçura, pureza, sentimentos de fraternidade.

   Paus, Bastões, Varinhas ou Trevos: É o naipe relacionado ao elemento fogo. Trata de coisas físicas ou concretas, como questões de trabalho, saúde, estabilidade, força de vontade, energia para criar e para agir. Também tem ligação com os aspectos masculinos.

   Espadas ou Gládios: É o naipe relacionado ao elemento ar. Fala sobre aspectos da mente, como o intelecto, a lógica, a comunicação. Como tem forte ligação com a mente, a qual pode criar confusões e brigas, é também um naipe ligado a batalhas, lutas, sejam elas interpessoais ou com nossos próprios aspectos e problemas.

   Ouros, Pentáculos, Moedas, Estrelas ou Diamantes: É o naipe relacionado ao elemento terra. Fala sobre trabalho, mas de uma forma diferente do naipe Paus, pois Ouros trata das recompensas, do que foi ganho com o esforço. Fala sobre nossas decisões, o que ganhamos e perdemos com elas, o que foi aprendido com cada escolha.

As Cortes


   Além dos naipes, outro detalhe que influencia muito na interpretação de cada Arcano menor é a corte que a carta pode pertencer. Se ela não faz parte do grupo de 1 a 10, então ela terá um personagem principal, que pode indicar diversas coisas, dependendo da leitura e da situação. Estes personagens são bastante conhecidos por também fazerem parte do baralho de cartas tradicional: o Rei, a Rainha, o Cavaleiro, e o Pajem que se tornou a carta-curinga.
   No Tarot, entretanto, são cartas que podem mudar bastante a interpretação da leitura. Pode-se compreender muito melhor os detalhes sobre uma questão apenas pela observação de uma carta que pertença à Corte. 

   Rei: Representa o lado masculino da questão. Pode indicar a presença de um homem que interfira ou seja interferido pelo que você está tentando compreender. Eles representam, principalmente: imposição, autoridade, poder, coisas que são forçadas a você ou a outras pessoas.

   Rainha, ou Dama: Representa o lado feminino da questão. Pode indicar a presença de uma mulher que interfira ou seja interferida pelo que você está tentando compreender. Elas representam, principalmente: uma autoridade responsável e respeitada, decisões justas, detalhes de personalidade, infância. 

   Cavaleiro: Representa ação, movimento, atitudes. Isto pode indicar impulsividade, ou imaturidade. É uma energia jovem, de alguém que ainda não tem muita experiência, mas já viveu um bocado de sua vida. Não significa apenas aspectos ruins, mas é uma carta que pode ser bastante ambígua.

   Pajem, Mensageiro, Valete ou Princesa: Representa mensagens, notícias, uma mudança leve e desejada. É uma energia infantil, de uma criança ou adolescente, de pureza e que trazem boas novas a todos. É aquilo que traz uma renovação, um sentimento bom e reafirma as esperanças.

Arcanos Numerados


   As cartas que não fazem parte da Corte, pertencem então aos Arcanos Numerados, ou seja, os que contemplam do número 01 ao número 10. Cada número tem sua importância e seu significado distinto, e isto será influenciado também pelo naipe ao qual a carta pertence.
   Alguns Tarôs possuem imagens e ilustrações para representar as cartas numeradas do Tarot, assim como os Arcanos Maiores e os membros da Corte dos Arcanos Menores. Estas ilustrações podem auxiliar muito em divinações, pois possuem seus significados e sentidos impressos de forma mais fácil para recapitular e utilizar em leituras amplas. Ou seja, se você deseja utilizar frequentemente os Arcanos Menores em divinações, recomendo que procure por um Tarot que possua imagens e desenhos para lhe auxiliar no início.

Referências e significados dos Arcanos Menores


   Para completar os estudos dos Arcanos Menores, por último, fica aqui uma lista de relações de cada carta e suas correspondências bastante resumidas. Você pode estudar cada carta a partir do naipe e do número ou símbolo, se for o caso, e chegar às suas conclusões, caso discorde ou acredite que seja melhor. 

Arcanos Menores: Copas, Cálices ou Taças


    Ás ou Um de Copas: Sonhos, amores, ideais e planos que estão sendo iniciados, se tornando reais. Coisas que você tinha em seu coração e desejava, agora se tornam reais. Amores, amizades, paixões, tudo que contempla o lado emocional pode ter uma tendência a ocorrer.

   Dois de Copas: Coisas em casal, ou em dupla. Planos em conjunto podem estar se realizando, recuperações, parcerias, duplas em trabalhos, a busca por harmonia e equilíbrio no lado emocional. 

   Três de Copas: Tranquilidade no lado emocional. Fim de brigas, desavenças, o que abre muito espaço para que hajam comemorações e corações harmoniosos. Pode indicar auxílio.

   Quatro de Copas: Influências externas nos relacionamentos, sejam eles amorosos, financeiros, ou em outros campos da vida. Indecisões e questionamentos serão levantados através destas influências, que podem ser benéficas ou não.

   Cinco de Copas: Novidades, pessoas novas, lugares novos, situações inusitadas, coisas inesperadas podem acontecer em todos os aspectos. Pode indicar a falta de sentido ou de auto-conhecimento.

   Seis de Copas: Turbulência em relacionamentos de todos os campos: familiares, no trabalho, amorosos, amizades. Instabilidade que pode trazer saudades de determinadas coisas, da pureza do passado, da infância.

   Sete de Copas: Relações interligadas, aspectos intrincados em sua vida. Caminhos unidos, sentimentos bons que despertam através de diversas situações diferentes, mas que possuem uma ligação que pode ser muito forte ou muito tênue.
  
   Oito de Copas: Conquistas pessoais ou que podem ser influenciadas por você. Novas situações, coisas inusitadas que podem acontecer devido ao seu poder de conquista e de atração.

   Nove de Copas: Questionamentos sobre pessoas amadas e sobre determinadas relações. Pode indicar ilusões - no sentido bom e ruim -, ou realizações em sentidos de paixão.

   Dez de Copas: Busca por novos desafios, por novidades, procura por melhorias em todos os aspectos da vida. Pode indicar a finalização de pendências, a fortuna e a sorte.

   Valete, Princesa ou Pajem de Copas: Relacionamentos de todos os sentidos sendo repletos por atitudes e sentimentos bons. Notícias e novidades que denotam criatividade, amores, paixões, inícios.

   Cavaleiro de Copas: Desejo impulsivo de querer fazer todas as coisas possíveis, amar em triplo, desejar em triplo, querer tudo exageradamente. Sentimentos, ilusões, romances, paixões em excesso.

   Rainha ou Dama de Copas: Insegurança, medos infantis, emoções mais fortes nesse momento. Sentimentos maternos, ligados à religião ou à caridade e bondade.

   Rei de Copas: Controle, sentimentos firmes e imutáveis. Pode ocorrer uma inversão de valores ou de sentimentos, como desejos impossíveis ou errados, mas é passageiro.

Arcanos Menores: Espadas ou Gládios


   Ás ou Um de Espadas: Início de projetos ou planos, abertura para situações nas quais você poderá utilizar e/ou demonstrar seu conhecimento, seu intelecto ou sabedoria. 

   Dois de Espadas: Rivalidade, possibilidade de traição - que pode partir de você ou de pessoas próximas. Dualidade em voga, dúvidas, duplicidade em diversas situações - que pode indicar reconciliações ou brigas.

   Três de Espadas: Decepções, afastamentos. Pode indicar obstáculos, medo, perdas, confusão. Também se relaciona com críticas, decisões difíceis.

   Quatro de Espadas: Retiro, solidão - que pode ser escolhida, desejada -, repouso, precaução. Pode indicar ou pedir mais cuidados em todas as áreas: economia, vigilância, resguardo, busca por auto-conhecimento.

   Cinco de Espadas: Desonra, perdas que pode ocorrer devido à atitudes suas, egoísmo, atitudes que podem levar à humilhação e à situações ruins. Mortes, fracassos.
  
   Seis de Espadas: Viagens, mudanças, busca pela tranquilidade e pela estabilidade. Mensagens, instabilidade, indecisões. 

   Sete de Espadas: Perigos se aproximando, busque esperanças e força. Cuidado com falsidade e com atitudes impensadas. Aborrecimento ou brigas, problemas repentinos.
  
   Oito de Espadas: Momento delicado em virtude de críticas ou de conflitos. Obstáculos, problemas, situação muito frágil, mas que pode ser vencida com cautela e força de vontade. Fatalidades.

   Nove de Espadas: Atrasos, necessidade de prudência e de busca por conforto para enfrentar os problemas. Dúvidas, desesperos, desapontamento em excesso, falta ou abandono das esperanças. Ilusões.

   Dez de Espadas: Aflição, arrependimentos. Sucesso temporário, transitório. Necessidade de voltar atrás e reparar erros, evitar atitudes infantis.

   Valete ou Pajem de Espadas: Atenção, cuidado, vigilância. Agilidade e uso das competências lógicas e/ou do raciocínio com precaução e prudência.

   Cavaleiro de Espadas: Bravura, capacidade de se defender, o que indica combates ou disputas. Resistência aos problemas.

   Rainha ou Dama de Espadas: Decepções do passado, compreensão. Principalmente indica uma mulher que pode influenciar na situação, a qual passou por problemas ou perdas, decepções.

   Rei de Espadas: Julgamentos - que podem ser judiciais. Autoridade, um olhar crítico e analista sobre tudo. Instabilidade, sinceridade.

Arcanos Menores: Ouros, Pentáculos, Moedas ou Diamantes


   Ás ou Um de Ouros: Início ou recomeço em questões de trabalho ou financeiras. Poder, sucesso, novos projetos que trarão prosperidade. Honra e sorte.

   Dois de Ouros: Alegrias, destino, caminhos abertos e prósperos. Agitação, o que pode trazer obstáculos ou problemas passageiros. Mensagens, notícias.

   Três de Ouros: Trabalho, esforço, o resultado do empenho. Também pode indicar nobreza, exaltação, glórias. Fortuna, grandeza.

   Quatro de Ouros: Posse, legados, fortuna em mãos e que deve ser segura. Isso pode indicar materialismo, apego aos bens materiais. Oposições, estagnação.

   Cinco de Ouros: Perdas, contratempos, coisas que podem afetar o aspecto material. Desordem, ruína, caos. Miséria, abandonos, solidão.

   Seis de Ouros: Ambições, conquistas, generosidade. Cobiça, inveja, ilusões. Tolerância, gratidão, ato de dar ou receber presentes ou ofertas.

   Sete de Ouros: Ingenuidade, fortuna que provêm do esforço e do trabalho. Relacionada a negócios, emprego, lado financeiro. Pode indicar pureza, purificação ou o reconhecimento de algo que lhe custou trabalho.

   Oito de Ouros: Egoísmo, perdas materiais, roubo, contestação. Pede atenção e cuidados redobrados, assim como muita paciência. Pode indicar, entretanto, habilidades manuais. 

   Nove de Ouros: Promessas cumpridas, realização, sucesso, luxo. Pode indicar trapaças ou dinheiro provindo de meios misteriosos. 

   Dez de Ouros: Êxito, harmonia, fortuna, sorte, mudanças benéficas, retornos esperados e compensações. Pode se referir a oportunidades ou assuntos de família.

   Valete ou Pajem de Ouros: Generosidade, notícias favoráveis, aprendizagem, reflexão e introspecção. Pode indicar a necessidade de prestar mais atenção no que se deseja, ter foco.

   Cavaleiro de Ouros: Tranquilidade, conquista dos objetivos, responsabilidade, estabilidade. Necessidade de agir para não haver estagnação. Interesse, trabalho, deixar a preguiça e os medos de lado.

   Rainha ou Dama de Ouros: Liberdade, inteligência, segurança e gentileza. Pode indicar desconfiança, medos, mas também pode indicar a nobreza de alma e atitudes honrosas.

   Rei de Ouros: Ascensão, riquezas, maturidade, sabedoria, aptidão e habilidades invejáveis. Pode indicar a maturidade, mas também a corrupção e os vícios.

Arcanos Menores: Paus, Varinhas, Bastões ou Trevos


   Ás ou Um de Paus: Começo de ciclo: novos planos, nascimentos, coisas novas. Criatividade e poder de criação, inteligência, afastamento do mal.

   Dois de Paus: Cuidado. Indica obstáculos, tristezas. Acontecimentos imprevisíveis que trarão surpresa e, talvez, temor. Necessidade de ação e coragem e/ou excesso de orgulho e de ambição.

   Três de Paus: Afastamento dos obstáculos. Busca por novidades, conhecimentos, planos, ideias, novos começos. Carta de construção, de estabilidade. 

   Quatro de Paus: Alianças, associações, uniões favorecidas. Indica êxito, alegria, beleza, contentamento, momento de boas novas. Paz, tranquilidade, tudo flui bem e com progresso.
  
   Cinco de Paus: Luxo, fortuna, riquezas, o que pode trazer inveja e concorrência. Cuidado com atitudes de ira ou cólera para evitar disputas. Mantenha seu raciocínio.

   Seis de Paus: Vitória, sucesso, reconhecimentos e boas notícias. Pode indicar restrições, medos, inimigos, traição e hesitação.

   Sete de Paus: Comunicação, conversas, aspectos sociais. Duelos ou competições, mas você está em uma posição favorável. Pode indicar indecisão, ansiedade, necessidade de fé e de permanecer firme e estável.

   Oito de Paus: Fertilidade, mudanças, coisas em movimento. Impulsos e buscas por ter renome e originalidade, tentar evitar disputas internas, ciúmes.

   Nove de Paus: Atrasos, bloqueios, necessidade de estar preparado para eventuais duelos ou conflitos. Teimosia, contrariedade em relação a estudos ou mudanças.

   Dez de Paus: Êxito, boa reputação, reconhecimento, mas que virá após muita batalha e sob muita pressão. Necessidade de crescer, saber lidar com responsabilidades. 

   Valete ou Pajem de Paus: Avisos, oportunidades, atitudes criadoras e impulsos para agir, transformar as ideias em coisas concretas. Pode indicar indecisão, medos.

   Cavaleiro de Paus: Partidas, atitudes, coragem. Pode indicar que são necessárias batalhas e lutas para atingir o que se quer. Mudanças, impulsos repentinos e fortes, instabilidade. 

   Rainha ou Dama de Paus: Fertilidade, proteção, temperança, vitalidade. Determinação em alta, juntamente com a fé, entusiasmo, coragem.

   Rei de Paus: Lealdade, compreensão, equilíbrio, sucesso, honestidade. Liderança, o que pode indicar ambição e egoísmo, mas também pode indicar justiça.

☽❍☾

   Espero que tenha ajudado e que tenham gostado desta bastante simples explicação sobre os Arcanos Menores. Caso realmente se interessem, busquem mais e não se limitem, este post pode servir apenas como um início, um ponto de partida para que você se aprimore e compreenda mais sobre este oráculo tão interessante e completo. Que os Deuses iluminem e guiem seu caminho!

   Por: Alannyë Daeris

3 comentários:

  1. Agradeço sua generosidade em passar seu conhecimento. Demorei muito para encontrar as explicações dos arcanos menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Fico feliz em ajudar.
      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.