sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Handfasting: O Casamento Pagão

   O casamento cerimonial não é apenas uma exclusividade católica, e existe há muito tempo antes mesmo do atual casamento na igreja. O Handfasting - traduzido como "Atar de mãos" - é o casamento pagão, que pode ser adaptado de acordo com a tradição ou religião: Wicca, Bruxaria Tradicional, ou outras vertentes pagãs. Não é uma cerimônia legal em relação à justiça, sendo necessário fazer o casamento oficial em frente a um juiz para que seja consumado o casamento legal.
   Existem muitas formas de praticar um Handfasting, sendo feito de acordo com o desejo do casal. Pode-se ter um sacerdote e uma sacerdotisa para conduzir a cerimônia, ou ela pode ser conduzida somente pelo casal. Pode-se ter padrinhos de casamento, ou não. As deidades e outros seres que participarão da cerimônia podem ser deidades de culto de ambos, bem como pode ser um compromisso apenas com o Deus e a Deusa.
   Geralmente, o Handfasting é celebrado em bosques ou em locais ao ar livre, onde existam árvores e jardins. Não é raro ver cerimônias onde os noivos permanecem de pés descalços, para energizar-se e equilibrar as energias com o solo. Outras tradições para Handfastings são:
   ☽❍☾ De mãos atadas, os noivos pulam sobre uma vassoura. A vassoura é o símbolo do Grande Rito, sendo as cerdas representando o Sagrado Feminino, e o cabo representando o Sagrado Masculino. Diz-se que pular sobre uma vassoura de mãos atadas traz prosperidade ao casal.
   ☽❍☾ Coroas de flores e ervas também são confeccionadas para os noivos em Handfastings. Estas podem possuir flores com diferentes significados, ou apenas por sua beleza. Os convidados ou os padrinhos podem possuir coroas também, para simbolizar o respeito pela natureza. Pode haver um ritual de troca de coroas entre o noivo e a noiva, celebrando seu compromisso um com o outro, e o amor pelos Deuses e também pela natureza.
   ☽❍☾ As vestes utilizadas pelo casal podem ser temáticas - ou seja, medievais, renascentistas, élficas - ou podem ser tradicionais, sendo optado de acordo com o desejo e o gosto dos noivos. Assim como a decoração, os trajes dos convidados, e também o banquete.
   ☽❍☾ Maypoles - ou seja, os mastros de fitas - que são tradicionais do Beltane, podem ser utilizados ao final da cerimônia. É uma bela comemoração, e que pode criar danças muito bonitas e divertidas em um Handfasting com muitos convidados.
   ☽❍☾ As alianças também são utilizadas durante o Handfasting, sendo o símbolo permanente da união e do amor entre o casal. Dependendo do casal, pode-se optar por uma aliança a ser utilizada em um colar no pescoço. As alianças são consagradas durante a celebração do Handfasting, preferencialmente por ambos os noivos, e então, há a troca de alianças como é de costume.
   ☽❍☾ A maior tradição do Handfasting, que dá nome à cerimônia, é o ato de unir as mãos dos noivos em um laço. O comprimento, as cores e enfeites que dão forma à fita não fazem diferença, sendo escolhidos de acordo com o desejo do casal. No final do ritual, e sendo feito logo após a troca de alianças, a sacerdotisa ou algum dos padrinhos, sendo predefinido pelo casal, pega uma fita e une os pulsos dos noivos, simbolizando a união e o amor que os liga.
   ☽❍☾ Alguns noivos preferem realizar o ritual maior do Handfasting, o atar de mãos, com diferentes fitas atadas por cada convidado, simbolizando a amizade ou os laços que o casal possui com cada pessoa. Assim, pode-se queimar as fitas ao final da cerimônia, para pedir que os desejos se realizem e as fitas abençoem o casal por toda a vida.

   Diz-se que as melhores datas para o Handfasting são durante dias onde há Lua Cheia, ou na Lua Azul - que acontece apenas uma vez a cada dois anos, e é uma lunação extra durante o ano. Também deve-se evitar realizar o Handfasting durante a época do Beltane - maio, caso o casal siga a roda do ano do Hemisfério Norte, ou outubro, caso o casal siga a roda do ano do Hemisfério Sul. Esta recomendação acontece pois o mês do Beltane é exclusivo para a celebração do casamento do Deus e da Deusa.

A atar laços,
   Alannyë.

11 comentários:

  1. Uma dúvida: o casamento pode entre pessoas do mesmo sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Não deve haver lugar para preconceitos ou discriminações de quaisquer origens no paganismo, especialmente quando o assunto é a livre demonstração do amor - que é uma das mais puras formas de conhecer os Deuses.
      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir
  2. Qual é o Traje que posso usar como noivo? Onde posso comprar!

    ResponderExcluir
  3. os dois precisam ser adeptos à bruxaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas ambos precisam estar cientes sobre os ritos e tradições que envolvem o Handfasting! Não precisa praticar, mas entender um pouco.

      Bênçãos!

      Excluir
  4. Que lindo! Sou bruxa bissexual e gostaria de me casar assim se um dia eu conhecer alguém, mas eu acho que vou ser a socerdotiza do casamento de alguém do que eu a noiva kkkkkk

    Ahhh! Falando em sacerdotismo, uma dúvida(se você puder responder) uma bruxa sacerdotiza pode se casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oioi, não sou a dona do blog nem nada, mas sobre o sacerdócio, isso vai de cada divindade que você vai prestar sacerdócio, cada deus tem uma regra (até onde eu sei)

      Excluir
    2. Pode sim, na modernidade não existem muitas regras quanto ao sacerdócio, ainda que algumas divindades possam pedir certas coisas de seus sacerdotes, não é uma lei. O sacerdócio no neopaganismo se dá de forma pessoal e íntima entre divindade-sacerdote, portanto vai bastante de você e de sua relação sagrada.
      Bençãos ♥

      Excluir
  5. Eu sempre tive inspirações a respeito disso,sendo que nem bruxa sou.

    ResponderExcluir
  6. Meu casamento é em outubro de 2023 e nós queríamos muito fazer o handfasting. Fiquei triste de saber que não pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde e muitas felicitações!

      Por que não poderia? Não entendi hahaha

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.