sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Esbaths - Luas do Ano

   Assim como os Sabbaths possuem suas características específicas, os Esbaths também podem possuí-los. São cultuados de acordo com a estação e época do ano, ou seja, cada Lua possui uma ligação a uma finalidade específica. Cada tradição, bruxo ou coven possui uma interpretação de cada Lua Cheia, mas de um sentido geral, possuem as mesmas bases. Esta lista é a para quem celebra a Roda do Ano do Hemisfério Sul. Caso você siga a Roda do Hemisfério Norte, inverta as celebrações de acordo com o Sabbath relacionado.

Janeiro: Lua do Feno.

 
   É o Esbath onde a natureza está plena em fertilidade e em bênçãos. Precede a primeira colheita do ano, e é muito cultuada com danças, músicas e festividades. As sementes plantadas estão germinando e logo darão frutos, então, devemos preparar-nos para colher tudo o que foi semeado.
   Durante a última Lua do ano, em dezembro, nós costumamos fazer a retrospectiva do que fizemos e aprendemos; durante a Lua de janeiro, devemos pensar no que queremos para este ano, e como agiremos para alcançar estes objetivos. É uma Lua de sonhos, de fertilidade, de plenitude; época para preparar-se para o futuro e meditar sobre objetivos; sua cor característica é o branco, ou suas variações, como o cinza ou prateado.

Fevereiro: Lua do Milho

 
   É quando os frutos estão sendo colhidos pela primeira vez. Também marca o início do retorno de nossas ações e de tudo que fizemos antes. Devemos seguir firmes e nos alimentarmos em nossos planos e objetivos. Algumas coisas podem estar acontecendo como resultado de nossas atitudes durante o passado, então, podemos pensar sobre isto para compreender e tentarmos entender se estamos colhendo o que queremos para nossa vida.
   Esta Lua também pode ser conhecida como Lua do Conhecimento, que indica a necessidade de procurarmos saber mais e compreender mais do mundo desta forma. Devemos aguçar nossa intuição e sabedoria, para buscarmos entender o que há de sagrado e sábio em nós mesmos. É uma Lua de purificação, de cura e de agradecimento; uma época para fortalecer amizades e relações, encontros, e lutar pelos seus sonhos; sua cor característica é o laranja ou o dourado.

Março: Lua da Colheita

 
   Esta é a Lua que marca a segunda colheita do ano, e também é a que antecede o outono. É nela que agradece-se pela fartura e pela fertilidade da terra; devemos meditar sobre o equilíbrio e sobre a abundância de coisas que trazemos para nossa vida. Podemos refletir sobre o que praticamos e estamos agora a colher, sejam eles frutos bons ou ruins - e também pensarmos sobre o que queremos colher em épocas mais distantes.
   Durante o Esbath da Lua de março, podemos buscar pelo equilíbrio, conhecer nossos sentimentos e aprender como lidar com eles. Pode-se pedir aos Deuses o dom da intuição, do conhecimento do oculto. É uma Lua de introspecção, agradecimento e equilíbrio; uma época para organizar-se, meditar sobre a vida, e agradecer pelas conquistas do ano; sua cor característica é o marrom ou amarelo.

Abril: Lua de Sangue

 
   Esta Lua é relacionada à preparações ao inverno, à caça e o estoque de suprimentos. É uma época para se agradecer e pedir pelo intermédio dos Deuses para enfrentar as dificuldades; alguns animais pereciam durante esta época, e os alimentos não crescem nas plantações.
   O Esbath de abril também é conhecido como Lua da Cura, pois estes rituais são favorecidos neste momento, assim como banimentos e rituais para afastar determinadas coisas. Devemos meditar sobre renascimento e o fim das coisas, pois logo o Samhain se aproxima. É uma Lua de honrar ancestrais, a morte e o renascimento, o ciclo da vida; uma época para livrar-se de maus hábitos e buscar a harmonia sobre todas as coisas, e sua cor característica é o vermelho.

Maio: Lua Escura

 
   É a Lua onde vê-se o inverno começando a se manifestar vagarosamente. A terra passa a adormecer para que renasça com toda a sua vitalidade na primavera, e assim devemos estar, em paz consigo e com os outros ao seu redor.
   Toda a natureza está se preparando para o período de inverno, onde faltam alimentos e o frio ameaça a todos - e assim, você também pode se preparar das formas que mais considerar convenientes: meditações, rituais de proteção ou banimento das coisas indesejáveis, etc. É uma Lua de reafirmar e aumentar sua conexão com a Deusa e o Deus, de estar em paz; sua cor característica é o prateado, o cinza, azul claro, ou verde escuro.

Junho: Lua do Carvalho

 
   É uma Lua de muita introspecção, pois neste mês há o Solstício de Inverno, onde haverá a noite mais longa do ano; logo após, os dias passarão a ser mais longos, e isto é uma forma de renovação, que deve ocorrer em você também. É ideal para o renascimento da fé e do amor, assim como é fortemente ligada ao aspecto do Senhor do Carvalho.
   É uma Lua de reinício, de iluminação e renascimento; marca uma época para que busquemos renascimento em nossas ações e em nossa vida, que orientemo-nos através da sabedoria dos Deuses, e que meditamos sobre os caminhos a ser percorridos; sua cor característica é o vermelho, o branco, e o verde.

Julho: Lua do Lobo

 
   Ainda durante o inverno, a Lua do Lobo delimita a lenta mudança para a chegada da primavera, pois após o Solstício de Inverno, os dias voltam a ser mais longos até que ocorra, então, o Solstício de Verão. É um Esbath ideal para trabalho em conjunto, em união com outras pessoas.
   Assim como o Lobo anda em matilhas - mas pode ser solitário - , você deve rever suas atitudes e como você está em relação a outras pessoas. Busque equilíbrio, firmeza, estabilidade. Procure viver em harmonia, estar em boas relações, amizades saudáveis, e dê valor ao seu lado mais misterioso ou reservado. As cores para esta lua são o azul, branco e cinza.
 

Agosto: Lua da Tempestade

 
   É a Lua que possui forte ligação com o Sabbath Imbolc, ou Candlemmas. Possui características de limpeza, mudança, renovação, purificação, busca por energias boas e benéficas. É possível notar a temperatura aumentando timidamente, e é hora de nos livrarmos de tudo que é antigo, que já não serve mais, e que nos puxa para trás ao invés de nos deixar evoluir. 
   É um Esbath de fertilidade, fecundidade e procriação, onde você pode praticar magias para buscar esta fertilidade em todos os aspectos de sua vida. Concentre-se no crescimento, no renascimento das energias boas, da natureza, de tudo que é positivo e lhe faz bem. As cores são o preto, cinza-escuro, marrom ou verde.
 

Setembro: Lua dos Ventos

 

   É a Lua da primavera! Quando as flores desabrocham, os dias se tornam amenos e a natureza nos inspira amor, delicadeza, e os aromas se espalham pelo ar. É um Esbath marcado pelo equilíbrio, pois a natureza está acordando de sua hibernação, e retorna com vitalidade renovada. Época ideal para mudar, florescer quem você realmente é.
   Durante a Lua da Tempestade, que antecede esta, nós nos livramos das coisas que não queremos mais, e também de algumas atitudes. Na Lua de Setembro, a mudança é interior, através de pensamentos, atitudes, conceitos e ideias. Assim, estaremos em equilíbrio com nós mesmos, em busca de evoluir e receber as bênçãos de alegria e amor que a primavera nos traz. Retome ou comece projetos, evolua no que é necessário. Cores claras, como o azul, rosa ou o verde, são características.
 

Outubro: Lua dos Grãos

 

   Esta Lua pode ser lembrada pela aproximação com o Beltane, o Grande Sabbath do casamento da Deusa e do Deus. Este Esbath é demarcado pela fertilidade plena, pelas colheitas que se aproximam e que serão fartas, que nos alimentarão e nos deixarão fortes. É um Esbath com forte conexão com a terra, com a fecundidade do solo e dos animais, com tudo o que provêm da natureza.
   Busque rituais menos elaborados e mais simples, dê preferência a rituais na natureza e/ou somente com elementos naturais, enfeite seu altar com flores e ervas, e conecte-se com tudo o que é natural. Foque-se na fertilidade, na prosperidade e no crescimento, em produzir frutos que sejam proveitosos de colher mais à frente - ou seja, cuidado com as atitudes. As cores para este Esbath são o verde e o marrom.
 

Novembro: Lua da Lebre

 

   Também conhecida como Lua das Flores, é o Esbath que ocorre logo após o Beltane, quando os campos estão férteis, os animais procriam e/ou dão à luz, e nossa vida está repleta das bênçãos de amor, felicidade e plenitude dos Deuses. É ideal para a busca por harmonia e autoconhecimento, a criatividade, a conexão com os Deuses, e o ritual deste Esbath favorece as divinações e leituras de oráculos.
   Durante a Lua da Lebre, você pode dar prioridade ao amor, à busca por todas as formas deste sentimento, seja o amor próprio, o amor fraternal, ou o romântico. É uma Lua de muito poder, que pode ser aproveitado de diversas formas - pois o amor é um dos sentimentos mais poderosos e fortes que há, então, aproveite-se disso para tudo o que for necessário. Fortaleça seu vínculo com os Deuses, honre-os, dance com eles e sinta o gosto do amor que eles emanam! As cores são o roxo, o branco e o azul.
 


Dezembro: Lua das Bênçãos

 
   Última Lua do ano, que especialmente marca reinícios, recomeços, hora de avaliar o que foi feito e o que será feito. Quem você foi durante o ano? O que você fez? Pare e faça uma retrospectiva de seus atos, em relação a todos os campos de sua vida. Note seus erros, e aprenda com eles. Compreenda o que aconteceu no passado, aceite e observe as lições que aprendeu, e pense sobre o que será do ano que se aproxima. Se você não alcançou todos os objetivos que queria, reflita o porquê, e se esforce para que isto aconteça o quanto antes!
   É um Esbath para não apenas fazer retrospectivas, mas também para agradecer aos Deuses por todas as bênçãos, sejam as que aconteceram através do seu pedido, mas também aquelas que aconteceram indiretamente, sem serem notadas. Reúna as forças para o ano que se aproxima, mas não se esqueça de aprender com os acontecimentos do passado, e sempre agradecer por tudo que os Deuses lhe concederam. As cores são o prateado e o dourado.
 

Lua Azul

 

   Além das Luas citadas acima, pode ocorrer, aproximadamente a cada dois anos, a Lua extra. Esta Lua é chamada de Lua Azul, e ela pode acontecer em qualquer mês, sendo necessário prestar atenção aos calendários lunares para saber quando ocorrerá novamente.
   Como esta Lua pode acontecer em meses diferentes, os rituais para ela podem ser diferentes de acordo com a época do ano ou com o desejo do praticante, Geralmente, atribui-se à Lua Azul a característica de Lua Anciã, ou seja, com o poder da Deusa Anciã: sabedoria, poder, conhecimento. É uma Lua de maior conexão nossa com o divino, ou seja, com os Deuses e Deusas. Neste Esbath, pode-se priorizar a introspecção para buscar conhecer nosso culto, nossa intuição, nossa ligação com os Deuses. Também é uma ótima época para iniciar coisas novas, como fazer o ritual de Iniciação - caso você ainda não seja iniciado na Wicca -, para celebrar seu Handfasting - ou seja, o casamento pagão -, ou outras cerimônias importantes em sua vida.
 
A celebrar as Luas,
   Alannyë.

4 comentários:

  1. Muito bom post, esclarecedor! Obrigada por compartilhar.
    Um abraço fraterno.

    L. Wolf

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem desenvolvido, super fácil de entender, amei!! Parabéns pelo texto!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Que os Deuses iluminem seu caminho.

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.