terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Reconstrucionismo Neopagão

   Existem muitos caminhos para se seguir quando se trata de paganismo e neopaganismo. Para quem recém está conhecendo estes caminhos, pode ser confuso compreender o que é Wicca, o que é Bruxaria Tradicional, o que é Bruxaria Eclética e o que são os caminhos Reconstrucionistas. Mas não se assuste, caso você não entenda muito! Com um pouco de estudo, você pode compreender melhor tudo isto, e saber qual é o melhor para você.
   O reconstrucionismo busca resgatar e recriar as tradições e crenças de uma cultura específica. Neste meio, existem diversos caminhos: Helenismo (grego), Kemetismo (egípcio), Romuva (báltico/lituânico), Asatru (nórdico), Druidismo (céltico), dentre muitos outros. Quem deseja seguir algum dos caminhos reconstrucionistas, precisa dedicar-se ao estudo específico da cultura, crenças, mitos e história do povo que quer centrar sua crença.
   Os revivalistas tentam trazer para um contexto atual, as crenças antigas, a forma de lidar com a religião e com a vida em sociedade. Por isto, obviamente, mudanças e adaptações são feitas, pois em geral, é muito complicado praticar a mesma religião e os mesmos rituais no mundo em que vivemos.
   Existem muitos grupos diferentes de reconstrucionismo, e por vezes, que tratam das crenças do mesmo povo, mas de formas bastante diferentes. Por isto, é preciso conhecer bem quais detalhes e aspectos você se identifica, ou realmente se interessa, para que então busque encontrar um grupo. Talvez o melhor para você seja seguir um caminho reconstrucionista solitário, sem a necessidade de grupos - embora possa ser uma experiência muito interessante!
   Se você tem uma etnia da qual se interessa pelas crenças antigas - por exemplo, sua família é italiana e você se interessa pelos cultos romanos -, gosta e se identifica muito de um povo antigo - gregos, nórdicos, egípcios, astecas -, ou simplesmente quer conhecer mais do paganismo e de como eram as crenças e práticas de um povo, recomendo que busque e tente conhecer mais dos caminhos reconstrucionistas!

Construindo e reconstruindo a mim mesma,
   Alannyë.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.