quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Música e a magia!

   A música possui um poder emocional e sentimental muito forte em todos nós, mesmo que inconscientemente. Diferentes músicas podem nos induzir a diferentes sentimentos: tristeza, alegria, calma, agitação. E, desta mesma forma, a música pode ser muito utilizada em rituais, como uma grande aliada da magia.
   Algumas pessoas possuem dificuldade para conseguir meditar, e conseguem alcançar o estado de tranquilidade necessário através de diferentes sons ou melodias. Assim, a música pode criar um ambiente mais harmonioso ou caótico, dependendo da necessidade do momento. E por que não utilizar isto em nossos rituais?
   Em situações mais simples, como a meditação, seja ela para autoconhecimento ou para conexão com os Deuses, podemos escolher músicas que possuam sons ambientes, de florestas ou matas. Para rituais agitados, como um Beltane, podemos optar por músicas mais agitadas, com diferentes instrumentos - música tradicional celta, nórdica, egípcia ou grega é uma boa opção, dependendo das deidades que você cultua! Pode ser muito interessante ofertar a uma deidade céltica uma música tradicional céltica, com sons de flautas, gaitas de fole e violinos!
   Alguns rituais podem ser celebrados através de dança, ou seja, podemos ofertar a dança para os Deuses como uma forma de agradecimento, ou como um cone de poder para que eles recebam as energias que acumulamos durante o ritual. Assim, ter uma música com a qual dançaremos é necessário, e podemos selecionar músicas específicas para embalar nossos rituais, repetindo-as caso os rituais possuam finalidades em comum.
   Segundo diversas fontes, na Idade Média, as bruxas reuniam-se em bosques durante as noites de Lua Cheia, para celebrar os Esbaths com músicas e danças rituais. Os povos pagãos, como, por exemplo, os nórdicos, sempre foram muito adeptos de músicas e festivais com dança, sendo ótimo trazer isto para sua realidade de culto pessoal!
   No xamanismo, é comum que se utilizem tambores para ritmar os rituais e cultos, geralmente para induzir o xamã a um estado que possa viajar entre os véus e contatar os animais de poder, ancestrais e espíritos da natureza. Assim, pode-se também possuir em casa alguns instrumentos consagrados com os quais você pode ofertar a música para os Deuses que cultua! Mesmo que você seja um aspirante a músico, pode dar como oferenda ou usar como fonte de energia o som do instrumento musical que você toca durante algum ritual específico.
   Por que você não tenta em seu próximo ritual? Aposto que não haverá nada a se arrepender! Escolha sua lista e não tenha medo de inovar, ou de praticar sua magia ao som ambiente de florestas, montanhas, pássaros e animais. Existem muitas bandas que fazem músicas inspiradas em elementos pagãos, como Omnia, Eluveitie, Enya e Blackmore's Night. Você pode procurar por músicas "Folk, como "Folk Metal", ou por playlists pagãs no youtube.

A tocar minha flauta,
   Alannyë.

4 comentários:

  1. Blackmores night é muuuuito bom. Trasmite muita energia positiva. Amo demais "Greensleaves", "Under the violet Moon". são músicas maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das minhas bandas favoritas! Under a Violet Moon é ótima para qualquer Esbath.

      Excluir
  2. Eu toco piano e violoncelo, bom gostaria de saber se da para usar algum deles nos rituais? o violoncelo principalmente por ser mais fácil de carregar.

    ResponderExcluir
  3. EU CURTO MUITO Blackmore's Night E FAUN SÃO BANDAS QUE TRANSMITEM ESSE NOSSO MUNDO MISTICO DE UMA MANEIRA DIGNA E HARMÔNICA

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.