segunda-feira, 16 de março de 2015

Arony

Na imagem, Arony é o menino no colo de Osayn.
   Arony é um deus yorubá, associado ao povo feérico, de certa forma. Ele é caracterizado por ser um anão, que é desprovido de uma perna, de uma mão, de um olho e surdo de uma orelha.

   Este deus guarda a alma de cada folha, de cada planta e fuma num casco de caramujo (originalmente conhecido como igbin).
   Diz a lenda que só Osanyn o pode ver, e que só Osanyn escuta o que ele diz. Osanyn, ou Ossaim, é outro deus das folhas, mais conhecido do que Arony em suas correspondências com a natureza.
   Arony é companheiro de Osanyn e tem o tamanho de um galo. Não se tira nada de uma planta sem que haja feito honras para Arony, pois ele pode ser traiçoeiro e punitivo. Este deus gosta de todas as plantas e conhece todas, assim como suas correspondências mágicas e medicinais.

   Ele come galo, alho, fuma fumo de corda, come milho, e adora aguardente. Qualquer cuidado com o reino vegetal também agrada Arony. É jovial, divertido, bem humorado e risonho, adora humor, purifica, traz alto astral e alegria, além de ser ótimo deus para ensinar magia com plantas. Na natureza, ele é cultuado onde houver plantas e natureza.
   Suas cores são o verde, o amarelo e o branco. Seus filhos são joviais e alegres, divertidos, leais, mas não suportam traição e não costumam dar segundas chances quando se trai sua confiança. Por vezes, Arony se confunde ao próprio Osanyn, mas eles são diferentes. Osanyn é filho de Orisá Nlá (Oxalá) com Nanã. Arony nasceu junto com a vida vegetal da terra, ou seja, faz parte da natureza como um todo.

   Este post foi feito em parceria com Mirimon Arcalimon, do blog Wicca Africanista.

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.