quinta-feira, 26 de março de 2015

Estrutura dos Rituais

   O planejamento antes de rituais é algo imprescindível para qualquer praticante - seja ele solitário ou participante de um coven.
   É importante que haja um planejamento pois assim pode-se definir a real necessidade de um ritual, pois demandam tempo, organização, dedicação e esforço. Com o tempo e com a prática, tornam-se mais simples e as etapas serão fáceis de lembrar.
   Este pequeno guia serve apenas para lhe auxiliar a montar os seus, pois você pode simplificar alguns dos passos aqui citados.
   Cada ritual deve ser pensado com antecedência e então adaptado de acordo com a finalidade e o objetivo, até porque nem todas as etapas serão necessárias em rituais mais simples.
   Correspondências mágicas e atividades que serão realizadas devem ser definidas nos momentos de planejamento, e por este motivo, deve-se haver um cuidado para que tudo esteja de acordo com as necessidades do ritual.
   Rituais específicos, como Sabbaths e Esbaths, devem ser pensados com bastante antecedência, e é recomendado que sigam esta estrutura da maneira mais fiel possível, pois são comemorações mais elaboradas e que demandam maiores energias, honras e práticas mágicas.

Definições iniciais:


☽❍☾ O propósito e finalidade do ritual.
   ☾ Para que será feito um ritual e por qual motivo?
   ☾ Haverão divindades honradas? Quem são elas?
   ☾ O que será feito?
   Entre outras perguntas importantes para definir a necessidade de um ritual.

☽❍☾ A data e hora para analisar o contexto das energias adequadas.
   ☾ Se será realizado durante o dia ou durante a noite, devido ao emprego das energias do Sol ou da Lua de acordo com a finalidade do ritual;
   ☾ O planeta vigente do dia e do horário;
   ☾ Fase da Lua;
   ☾ Afinidade das divindades honradas com o horário ou fase da Lua.

      - Para saber mais sobre as correspondências dos dias: Magia nos Dias da Semana
      - Para mais informações sobre correspondências dos planetas e horários: Magia Planetária: Horários e Correspondências!
      - Leia mais sobre as fases da Lua: A Lua na Bruxaria!

☽❍☾ Cores e correspondências utilizadas.
   ☾ Estas se aplicarão às velas, fitas, enfeites, decoração do altar, ervas, alimentos, incensos, óleos, entre tudo o que puder vir a ser utilizado durante este ritual.
   ☾ Devem ser escolhidas de acordo com a finalidade do ritual. Podem também ser definidas de acordo com as deidades honradas.

☽❍☾ Definir o que será feito e em qual ordem.
   ☾ Por exemplo, escolher em qual momento acontecerão danças ritualísticas, leitura de poesias, entre outras atividades que podem vir a acontecer.
   ☾ A ordem de acontecimento das atividades mágicas, caso aconteça mais de uma (por exemplo, confecção de talismãs e amuletos, consulta de oráculos, queima de ervas no caldeirão, consagração de objetos, entre outras possíveis atividades).
   ☾ No caso de um coven ou grupo, deve também ser observado quem será encarregado de cada questão e atividade.

Preparando os materiais:


☽❍☾ Limpeza física e organização do ambiente.
   ☾ Não se deve, sob circunstância nenhuma realizar rituais em ambientes sujos. A limpeza pode ser uma simples varrida no chão, não é preciso realizar grandes faxinas, desde que tudo esteja limpo e confortável.
   ☾ Em rituais na natureza, deve-se localizar o lugar que será propício, e então iniciar a limpeza do mesmo: retirar folhas do chão, possíveis impurezas ou acúmulos de lixo, entre outros detalhes para que não haja nada a atrapalhar durante o andamento do ritual.

☽❍☾ Separação dos instrumentos que serão utilizados e limpeza física dos mesmos.
   ☾ É importante que após serem limpos, os instrumentos sejam deixados próximo ao local de realização, para que nada falte no momento.
   ☾ Se o ritual for acontecer logo em seguida à limpeza, a organização do altar pode se iniciar agora.

Preparando a si mesmo:


☽❍☾ Banho para purificação física e mágica.
   ☾ O banho deve ser tomado de maneira diferente da usual, com um enfoque na magia, na purificação através da água corrente. A água, quando fluida, é um ótimo elemento para purificação, então aproveite o momento para deixar todas as energias prejudiciais irem embora juntamente com a água do chuveiro.

☽❍☾ Adoção do comportamento correto em relação ao ritual, honra de seu nome mágico e postura ritualísticas.
   ☾ Seus pensamentos devem estar focados no ritual, e em sua finalidade. Isto não quer dizer que você deve esquecer seu senso de humor, mas sim afastar possíveis pensamentos que não auxiliarão em nada. Mesmo os momentos de preparação antes do ritual já são um ritual! Por isto, aproveite para entrar no clima com suas atitudes.

☽❍☾ Vestir-se e arrumar-se de maneira ritualística, assumindo sua personalidade da maneira que preferir de acordo com o ritual.
   ☾ Você não precisa ter uma túnica especial para os rituais, mas escolha uma roupa que você goste e que lhe faça se sentir bem. Se puder combiná-la com as cores do ritual, melhor!
   ☾ Todo tipo de maquiagem e joalheria pode ser utilizada, principalmente se lhe trouxerem conexão com o ritual.
   ☾ Por exemplo, em um ritual com enfoque egípcio, você pode fazer maquiagens com bastante delineador, e utilizar jóias inspiradas neste povo. Em um ritual com enfoque nórdico, você pode fazer um penteado com tranças e fazer maquiagens corporais indicando coragem, poder.
   Tudo o que lhe auxiliar a fortalecer e direcionar as energias para seu ritual é bem vindo!

Preparação do ambiente:


☽❍☾ Purificação ritualística do local e dos presentes
   ☾ Você já realizou a limpeza física, mas também deve purificar o local de maneira ritualística, para que as energias que não forem benéficas ao ritual sejam afastadas. Esta purificação pode ser realizada com incensos, com a aspersão de água consagrada, ou com a utilização de fogo.
   ☾ A purificação dos presentes também deve ser realizada, mesmo que todos tenham realizado a sua durante seu banho. Esta purificação pode ser feita com ramalhetes de ervas para banimento, com incensos ou com a aspersão de água sobre os indivíduos.

☽❍☾ Organização e purificação do altar.

O ritual:


☽❍☾ Reunião de todos os membros
   ☾ Todos os que participarem do ritual de alguma forma, mesmo como observadores, devem estar unidos neste momento.

☽❍☾ Traçamento do círculo mágico
   ☾ O traçamento pode ser feito da maneira que for decidido pelo praticante ou pelo coven.
   ☾ Em grupos, é de praxe que haja uma pessoa encarregada deste traçamento, e que será a mesma a destraçá-lo no final do ritual.

☽❍☾ Invocação dos elementos
   ☾ Os elementos podem ser invocados através do acender das velas específicas, ou com uma recitação de palavras específicas escolhidas para o momento. Isto pode variar de praticante para praticante, ou de coven para coven.
   ☾ Alguns covens possuem pessoas que invocam os elementos que mais possuem afinidade. Por exemplo, uma bruxa que tenha em si o elemento dominante ar, é quem provavelmente invocará o ar durante um ritual em grupo. Esta invocação pode ser pré-determinada ou feita de acordo com o desejo da pessoa encarregada dela.

☽❍☾ Invocação das divindades
   ☾ Assim como a invocação dos elementos, a invocação das divindades pode ser feita de diversas maneiras.
   ☾ Em covens, quem invoca as divindades são o Alto Sacerdote e a Alta Sacerdotisa, independentemente se for a Deusa e o Deus primordiais ou faces específicas deles, como Brigit, Cernunnos, Athena, Odin.

☽❍☾ Propósito do ritual
   ☾ A atividade principal do ritual deve ser feita agora.

☽❍☾ Meditação
   ☾ Especialmente no caso de deidades específicas ou de celebrações de Sabbaths e Esbaths.
   ☾ A meditação, em covens, costuma ser guiada por um dos participantes, ocasionalmente sendo a própria Alta Sacerdotisa ou o Alto Sacerdote.

☽❍☾ Envio do cone de poder
   ☾ Esta etapa pode ser feita antes da meditação, mas de forma alguma deve ser excluída.
   ☾ O cone de poder é o que direcionará as energias acumuladas no círculo mágico para a finalidade do ritual - honra de uma deidade, celebração de um Sabbath, cura de alguém específico, seja qual for o objetivo principal do ritual.
   Para saber mais sobre esta prática: Cone de Poder.

☽❍☾ Bênção e partilha dos alimentos
   ☾ Os alimentos serão ofertados aos Deuses de maneira ritualística. Após isto, o praticante ou os membros do coven podem alimentar-se com as comidas que já foram devidamente ofertadas e abençoadas.

☽❍☾ Agradecimentos e despedidas às divindades
   ☾ Toda a forma de honra e oferendas para os Deuses podem ser feitas agora, no momento do agradecimento.

☽❍☾ Agradecimentos e despedidas aos elementos.
   ☾ Agradece-se, assim como aos Deuses, pela presença e auxílio durante o ritual. Oferendas e honrarias podem ser feitas neste momento para os elementos.

☽❍☾ Destraçamento do círculo mágico
   ☾ Deve ser destraçado no sentido oposto que foi criado, e pela mesma pessoa que o traçou.

☽❍☾ Aterramento energético
   ☾ Serve para dissipar possíveis acúmulos de energias nos presentes. Pode ser feito através do ajoelhamento, com a testa sendo encostada no solo para enviar as energias em excesso de volta à terra.
   Leia mais sobre esta prática aqui: Aterramento.

☽❍☾ Retorno ao cotidiano
   ☾ Aqui, o ritual chega ao fim de maneira definitiva. Todos retiram suas vestes ritualísticas, suas maquiagens, joias e adereços, e voltam à sua personalidade comum.

Baseado em: Estrutura de um ritual.
A planejar,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.